Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/06/2021 06h37

Foto: Divulgação

Soro antiofídico para picada de Jararaca

A Bahia está sem estoque de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico). O soro é utilizado como antídoto quando um indivíduo é picado por uma serpente e é formado por anticorpos, com objetivo de neutralizar a ação do veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que foi picada. Considerada uma cobra perigosa, a picada da Jararaca pode provocar lesões no local da picada, hemorragia e necrose.

Segundo a Secretaria de Saúde – Sesab o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que fica no Hospital Geral Roberto Santos, não realiza aplicação do soro e não há necessidade de deslocar pacientes para Salvador, a princípio.

A secretaria recomenda que em caso de tratamento com soro, os profissionais de saúde dos municípios procurem as regionais para localizar o centro mais próximo para aplicação ou remanejamento do imunobiológico. O Ciatox conseguiu de forma emergencial, 100 ampolas do soro emprestadas pelo estado de Pernambuco, até a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde. A previsão é para os próximos dias.

Senacon oferece cursos gratuitos online

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu inscrições para 19 cursos gratuitos online, com carga horária que varia de 20 a 60 horas-aula, que abordam situações que auxiliam os consumidores no seu dia a dia.Os cursos serão dados pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), e os participantes aprovados receberão certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de julho, podendo ser feitas por meio do site da ENDC. A plataforma oferece os cursos “Planejar para realizar Sonhos”, “No domínio das emoções e hábitos”; “Práticas abusivas”, “Consumo Seguro e Saúde”, “Elaboração de Projetos”, entre outros.

De acordo com a Senacom, poderão se inscrever membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ou qualquer pessoa maior de 16 anos de idade. 

Doações do Porto de Navegantes

A Porto de Navegantes – Portonave entregou duas câmaras conservadoras de vacinas com 510 litros cada, cinco computadores completos com estabilizador, cinco lixeiras e cinco torneiras para a Secretaria de Saúde da cidade de Navegantes, em Santa Catarina. Com os equipamentos, será possível ampliar o atendimento nas salas de vacina da cidade e assim reforçar as ações de combate à Covid-19.

Hoje o município tem capacidade de guardar 2 mil doses e vai passar a poder armazenar o dobro de vacinas – não só para o coronavírus, mas todos imunizantes em geral.

O Porto de Navegantes já investiu mais de R$ 245 mil na compra de equipamentos e outros produtos para doação. Em abril de 2020, a Portonave fez a entrega de uma unidade de terapia semi-intensiva (semi UTI) ao Hospital Municipal de Navegantes, composta por um respirador, um monitor, uma bomba de infusão e um aspirador cirúrgico.

Concerto para Dominguinhos

O São João da Orquestra Sinfônica da Bahia vai celebrar o legado do instrumentista, cantor e compositor Dominguinhos, que completaria 80 anos em 2021. Em formato virtual, o concerto acontece no dia 23 de junho, às 19h, com transmissão através do Youtube, e contará com apresentações de Lenine, Mestrinho e Aiace.

Restrições em Cachoeira

Para tentar evitar aglomerações e a chegada de turistas durante o período junino, a prefeitura de Cachoeira, no Recôncavo baiano, anunciou novas medidas de enfrentamento ao coronavírus válidas até às 5h do dia 29 de junho. Dentre as medidas estão a implementação de barreiras que proibirão o acesso de turistas no município durante o período.

Na cidade o toque de recolher foi antecipado para às 20h até às 5h acompanhando o decreto estadual. Eventos de qualquer natureza, independentemente do número de participantes, continuam suspensos. As atividades esportivas coletivas amadoras também seguem proibidas durante o período. Academias e estabelecimentos voltados para a prática de exercícios poderão funcionar, desde que limitado a 50% da capacidade do local.

Como vem sendo feito em outros municípios, Cachoeira também restringiu o acendimento de fogueiras, o uso de fogos de artifício e a guerra de espadas, resolução tomada após reuniões entre a gestão municipal, a Defesa Civil de Cachoeira e o Ministério Público. O decreto também impôs restrições quanto à entrada de turistas, proibindo o acesso de veículos de passeios, excursões e fretamentos.

Curso Aviation English Level 3 for Civil Aviation Professionals

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está com inscrições abertas para uma nova edição do curso Aviation English Level 3 for Civil Aviation Professionals, realizado de 23 de junho a 22 de julho de 2021, segundo a metodologia Trainair Plus. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal de Capacitação até 21 de junho.

O treinamento, oferecido na modalidade de educação à distância (EAD), tem como objetivo possibilitar que o aluno conheça o vocabulário técnico da aviação, contribuindo para que ele seja capaz de realizar tarefas de leitura, interpretação, escrita e tradução de textos da aviação de forma mais precisa e eficiente, e auxiliando na garantia da segurança das informações transmitidas.

Para que o interessado possa ingressar no curso, ele deverá realizar uma prova de avalição de nível, o Placement Test. Este teste prévio será aplicado entre os dias 23 e 29 de junho, também no Portal de Capacitação. O candidato que obtiver nota igual ou superior a 80 pontos no Placement Test, fica habilitado para realizar o curso Aviation English Level 3.