Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/06/2021 06h25

Foto: Divulgação

Troféu Bahia Junina

A Rede Bahia lança a primeira edição do Troféu Bahia Junina, que abre votação popular para escolha da “Música do São João 2021”. Até a próxima quinta-feira, dia 24, o público poderá escolher entre 10 músicas interpretadas por artistas baianos que estão nas paradas de sucesso no período junino. 

A votação popular acontece no Gshow.com/saojoaodaredebahia, e o resultado será divulgado no dia 26, no “Bahia Meio Dia”. Esta é mais uma ação multicanal do projeto São João da Rede Bahia com foco na promoção da cultura local, que conta com programação na internet, na televisão, no rádio e no jornal. 

Confira a lista de indicados: Adelmário Coelho – Coração de Gelo; Del Feliz – Pra te Ninar; Estakazero – Mais 20 Anos; Juninho Rodrigues – Amo Vaquejada; Norberto Curvêllo – Saudade Sua; Os Barões da Pisadinha – Esquema Preferido; Péricles e Leonardo – Como é que Vira Esquema; Simone e Simaria – Foi Pá Pum; Solange Almeida part. Bruno – Fruto da Imaginação; Tayrone part. Gustavo Mioto – Educadamente 

Curso de Formação Básica em Libras

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), promove o Curso de Formação Básica em Libras. Com vagas limitadas, as inscrições começam nesta segunda-feira (21) e a atividade online tem como objetivo principal capacitar servidores municipais e cidadãos para promover ainda mais a inclusão social de pessoas surdas, possibilitando o acesso delas aos serviços públicos.

Através de aulas gravadas, os servidores da Prefeitura e os familiares de pessoas surdas receberão o conteúdo semanalmente nos encontros remotos e, ao vivo, poderão colocar em prática o que aprenderam no ambiente virtual. Para os servidores municipais (efetivos, comissionados ou terceirizados), as aulas serão de 5 de julho a 30 de novembro, duas vezes por semana, com carga horária de 100 horas. As inscrições podem ser feitas pelo link  http:// bit.ly/ servidorlibras .

Para os pais, mães e familiares de pessoas surdas e demais interessados, as aulas serão de 7 de julho a 29 de outubro, uma vez por semana, com carga horária total de 80 horas. O link de inscrição para este público é o https://bit.ly/librasgeral.

Museu do Mar Aleixo Belov

Cumprindo o seu papel de Associação Cultural que liga o Brasil aos Estados Unidos há 80 anos, a Acbeu está ajudando a articulação do Museu do Mar Aleixo Belov, com outros museus do mar nos EUA e em outros países do mundo – integrando o museu da Bahia a uma rede internacional de museus da sua mesma natureza. Já como parte destes princípios e ao seu objetivo de promover eventos educacionais e empresariais em parceria com instituições internacionais da área, a Acbeu, representada pelo presidente do conselho, Durval Olivieri, realizará uma visita ao museu nesta segunda-feira (21) para confirmação de um acordo de cooperação entre as instituições.

A Fundação Aleixo Belov, mantenedora do Museu do Mar, está alinhada com a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, para o desenvolvimento sustentável dos oceanos, mares e costas — já adotou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e vai operar dentro do ODS 4 (Educação), ODS 7 (Energia Limpa), ODS 11 (Cidades Sustentáveis) e ODS 14 (Vida na Água) e está conversando com parceiros do Brasil e do mundo para iniciativas conjuntas na área.

Número de casos cresce na Bahia

A quantidade de casos ativos da Covid-19 na Bahia aumentou, neste domingo (20), pelo sexto dia consecutivo, conforme o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Desde a última segunda-feira (14), o número de contaminados no estado evoluiu de 12.974 para 17.114, estabelecendo o maior dado desde o dia 30 de maio.

Os 10 municípios baianos com mais casos ativos do novo coronavírus, segundo a Sesab, são Salvador (1.874), Vitória da Conquista (584), Feira de Santana (428), Guanambi (377), Itabuna (372), Paulo Afonso (364), Barreiras (321), Alagoinhas (296), Eunápolis (255) e Lauro de Freitas (231).

Aplicação de doses contra Covid-19

Com índice de 94,6%, Salvador é a cidade mais eficiente na aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 na relação entre o quantitativo recebido e aplicado, em comparação com as outras capitais do país. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, de 1.434.323 doses recebidas, a capital baiana já aplicou 1.356.726. Além de Salvador, apenas Campo Grande (MS) ultrapassou o índice de 90% – apresentando 92,4% no ranking.

Na capital baiana foi montada uma megainfraestrutura de aplicação das doses, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e com apoio de outros órgãos municipais. São mais de 1,5 mil profissionais envolvidos, disponibilizados diversos pontos de imunização drive-thru e fixos, implantação da vacinação em domicílio através do Vacina Express, e criação das ferramentas tecnológicas Hora Marcada, QR Code da Vacinação, Vacinômetro, Filômetro e o portal de cadastramento das comorbidades, dentre outras iniciativas.

Conceição dos Bugres

Autodidata, de origem indígena, Conceição dos Bugres produziu, ao longo de três décadas, muitas esculturas em madeira ou pedra, cobertas por cera e tinta, com traços humanos, que foram chamados de bugres, palavra pela qual ela ficou conhecida, mas que é usada no Brasil de forma pejorativa e preconceituosa para se referir aos índios. E é essa produção de bugres que está em exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, até 30 de janeiro de 2022.

Para a exposição estão sendo apresentadas 119 esculturas, cujas alturas variam de 4,5 cm a 115 cm. Cada uma delas tem uma expressão diversa e foi talhada com profundidade diferente. Há também diferenças na escolha de cores, nas pinceladas, na posição de mãos e de braços e nos cortes de cabelo. Os bugres podem parecer semelhantes, mas cada peça é única.

A partir do segundo semestre deste ano, essa mostra vai coincidir com exposições individuais de Erika Verzutti e Maria Martins (1894-1973). A ideia do Masp é enfatizar o papel das mulheres para a linguagem escultórica no Brasil.

Espetáculo "O Grande Encontro"

Em celebração aos festejos juninos, a TVE Bahia exibe, no próximo dia 26 de junho, às 20h, o espetáculo "O Grande Encontro". O concerto, que reúne Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, traz no repertório sucessos como "Anunciação", "Tropicana", "Belle de Jour", "Banho de Cheiro", entre outros. 

Câncer de próstata

A Terapia Fotodinâmica com Alvo Vascular (VTP, na sigla em inglês) tem dado esperança a pacientes com câncer de próstata em baixo risco. Além de barrar a oxigenação da área tratada, o tratamento estimula o sistema imunológico contra o câncer e mantém baixa toxicidade localizada, em contraponto aos demais tratamentos focais, que possuem toxicidade local maior e não preservam o órgão.O estudo do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC), de Nova York, que começou há 13 anos, atualmente está na fase 2b.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa do instituto para novos casos é de 65.840 em 2020. Em 2019 foram 15.983, conforme o Atlas de Mortalidade por Câncer. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.