Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/06/2021 06h29

Foto: Divulgação

Fundação Cidade Mãe

Até o próximo domingo (27) estará à disposição no Shopping Paralela uma mostra com quadros, esculturas e mobiliários feitos com materiais reciclados, criados por crianças e adolescentes em vulnerabilidade social atendidos nos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS) da Fundação Cidade Mãe (FCM), localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador.

Disponível de forma gratuita no segundo piso do centro de compras, próximo da loja Centauro, a mostra gratuita que integra o projeto FCM em Movimento contém figuras de mulheres, índios e paisagens. Quem marcou presença e prestigiou a exposição foi a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que juntamente com uma comitiva, observou com atenção cada uma das 67 peças artísticas disponíveis para visitação.

Praias de Salvador estarão fechadas

As praias de Salvador estarão fechadas mais uma vez, a partir de quinta-feira (24). O bloqueio vai se estender durante todo o fim de semana. 

Essa é mais uma das medidas para evitar aglomerações durante o feriado junino. Também estará proibida a venda de bebidas alcoólicas no período, conforme determinação de decreto estadual. O toque de recolher, das 21h às 5h, também está mantido.

A prefeitura de Salvador também revelou que na sexta-feira (25) não haverá ponto facultativo e o expediente será normal nas repartições municipais.

Trabalhadores que vivem do turismo e do entretenimento

A Elo começa neste mês a entregar cestas básicas para famílias de trabalhadores que vivem do turismo e do entretenimento. Mantimentos para três meses serão entregues em regiões turísticas onde a empresa tem histórico de parcerias e investimento para melhoria dos serviços para quem vive e visita esses locais. A ação conta com o apoio de parceiros locais como o cantor Xand Avião, a Agência Carvalheira e o poeta Bráulio Bessa, que ajudam a mapear os trabalhadores mais afetados pela pandemia.

No último ano, a Elo já havia ajudado mais de 5,5 mil famílias pelo Brasil e agora amplia o projeto para mais de 15 mil famílias. As regiões contempladas serão Barra Grande, na Península de Maraú (BA), Lençóis (BA), Morro de São Paulo (BA), Salvador (BA), Alto Santo (CE), Fortaleza (CE), Pirenópolis (GO), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), Apodi (RN), Pipa (RN), Brotas (SP) e São Roque (SP).

Fogos de artifício

Mesmo sem a venda liberada em Salvador, os fogos de artifício estão requisitados nos bairros da cidade. Há vendas clandestinas de traques de massa, chuveirinhos, vulcões, dentre outros, na Feira de São Joaquim, além de barracas no fim de linha da Boca do Rio. Mas esses não são os únicos pontos de venda na cidade, que estão, em sua maioria, comercializando os fogos a preços similares, para evitar a concorrência neste segundo ano de suspensão das festas juninas, por conta da pandemia. 

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) iniciou, na última quarta-feira, a “Operação Chamas 2021”, voltada especialmente para a fiscalização das lojas de fogos de artifício.  Atualmente, para a comercialização dos fogos é preciso que se solicite liberação e vistoria do Corpo de Bombeiros e da Coordenação da Fiscalização de Produtos Controlados na Polícia Civil. Entre os aspectos observados pelo Procon estão a precificação adequada,  um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso, condições para pagamento à vista, política de troca e emissão de nota fiscal. Contudo, a maior preocupação é a rotulagem (fabricante, data de fabricação/validade, exposição, advertência). 

Batekoo - Mais que uma festa, uma ferramenta de empoderamento

Resgate social, transformação, antirracismo, empoderamento negro, orgulho gay, valorização da população periférica. É isto que representa a Batekoo, no seu estilo festivo e jovial de ser. Este movimento sociocultural tem elevado a força do público negro e LGBTQIA+ através da cultura e da música, sendo um projeto já reconhecido e em expansão pelo país. "Batekoo - Mais que uma festa, uma ferramenta de empoderamento" é o tema do ABMPtalks, que acontece nesta terça-feira (22), às 18h, dedicado à esta iniciativa e ao mês do orgulho LGBTQIA+.

Para falar sobre o movimento inaugurado em 2014 que já mobiliza mais de 150 mil jovens periféricos em diversas cidades pelo Brasil, a live terá, excepcionalmente, dois convidados, os parceiros Maurício Sacramento e Artur Santoro, que desenvolveram juntos o projeto.

Doação de sangue durante o São João

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atende os voluntários interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial nesta semana de celebrações juninas.

Na capital baiana, o hemocentro coordenador, sede da Hemoba, recebe os doadores até quarta-feira, 23, das 7h às 18h. Na quinta-feira, 24, feriado de São João, a sede da instituição, localizada na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona das 7h às 12h30, voltando ao horário habitual na sexta-feira, das 7h às 18h, e no sábado das 7h às 12h30. Os demais postos de coleta, em Salvador e no interior do estado, estarão fechados durante o feriado.

Nos shoppings Salvador e Salvador Norte, o atendimento acontece de segunda-feira a quarta-feira, das 10h às 18h, e na sexta e sábado das 10h às 17h; no Hospital do Subúrbio, de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 16h30 e na sexta-feira, 25, no mesmo horário.

Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona até esta terça-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Os atendimentos na unidade serão retomados a partir da próxima segunda-feira, 28.

Para assegurar a vinda dos doadores de forma sistematizada, a Fundação disponibilizou canais para agendamento das doações. Os interessados em doar sangue com hora marcada podem preencher o formulário disponível no site: https://www.saude.ba.gov.br/hemoba ou enviar um e-mail para [email protected] . A doação também pode ser agendada por telefone. Em Salvador, o número de atendimento é o (71) 3116-5643.