Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/07/2021 06h31

Foto: Divulgação

75 anos da Ufba

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) completou 75 anos anunciou um congresso online, por causa da pandemia da Covid-19, para comemorar o aniversário. Ele será realizado de 7 a 11 de dezembro.

Em 2019, a Ufba foi eleita uma das 200 melhores jovens universidades do mundo, no ranking inglês Times Higher Education (THE). Foi a primeira vez que a instituição entrou nesse extrato do ranking, que é considerado o mais prestigiado do mundo. Ela ficou classificada na faixa entre o 151º e o 200º lugar. Além disso a Ufba ocupava também o 31º lugar no grupo das universidades latino-americanas mais bem posicionadas.

A Universidade da Bahia surgiu em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI instituiu a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil.

Complexo penitenciário da Bahia

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização suspendeu por mais 15 dias as visitas sociais em todo complexo penitenciário da Bahia, com o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas nas unidades por causa do momento de pandemia.

A medida passa a valer a partir da próxima terça-feira (6), visando resguardar a população carcerária e o corpo de Servidores Penitenciários quanto ao contágio e disseminação do novo coronavírus (Covid-19), em consonância com a Portaria nº. 049, de 17 de março de 2020, republicada no Diário Oficial do Estado em 19 de março de 2020.

Juventudes e a Pandemia do Coronavírus

Cresceu a proporção de jovens que pensou em parar de estudar durante a pandemia no Brasil. Além disso, as dificuldades impostas pela crise sanitária causam impactos acentuados na saúde física e mental de pessoas de 15 a 29 anos no país.

Os dados são da segunda edição da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, feita pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).  

De acordo com a pesquisa, que ouviu 68 mil jovens pelo país, 43% deles afirmaram que já pensaram em desistir dos estudos nos últimos meses. No meio do ano passado, esse percentual era de 28%. Além disso, cerca de dois mil entrevistados afirmaram ter trancado a matrícula de estudos durante a pandemia.

Os principais motivos que levam jovens a interromperem os estudos são questões financeiras (21%) e dificuldades com ensino remoto (14%). Para voltar, eles afirmam que gostariam de ter estabilidade sanitária e melhores condições econômicas.

Anac promove pesquisa

Os profissionais da aviação civil que atuam na área de segurança operacional têm até este domingo (4) para participar da primeira pesquisa de opinião da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre Cultura de Segurança Operacional dos Regulados. O questionário, que foi segmentado para três diferentes públicos, pode ser acessado a partir os links Líderes de Equipe, Colaboradores,  Profissionais que atuam sob o RBAC 91 e não estão necessariamente vinculados a uma organização.

Lançada no início de maio deste ano pela Anac, a pesquisa tem por objetivo aferir a percepção dos entes regulados a respeito da segurança operacional no Brasil, compreender o contexto da cultura de segurança vigente e contribuir para o alinhamento das informações sobre o tema em nível internacional. Além disso, a Agência deseja estabelecer um sistema que permita acompanhar a evolução do tema a partir de aferições semelhantes.

Aposentados e pensionistas de Salvador

Termina na próxima quarta-feira (7) o prazo para aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida digital, indispensável para quem recebe o benefício pelo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Salvador (RPPS).

O procedimento pode ser feito pelo celular do beneficiário, que deve baixar o aplicativo Meu RPPS, disponível para Android e iOS, para assim realizar, com segurança e comodidade, a prova de vida por meio de reconhecimento facial. A ferramenta possui ainda um tutorial mostrando o passo a passo para fazer a prova de vida.

Bebê mais prematura a sobreviver

Um bebê que nasceu com menos de meio quilo superou as adversidades e comemorou seu primeiro aniversário, tornando-se o bebê mais prematuro a sobreviver, de acordo com o livro dos recordes, Guinness World Records.

Quando Richard Scott William Hutchinson nasceu de forma precoce aos cinco meses - reconhecido pelo Guinness como o bebê mais prematuro do mundo - seus médicos prepararam seus pais para o pior.

Richard nasceu no hospital Children's Minnesota, em Minneapolis, nos Estados Unidos, depois que sua mãe, Beth Hutchinson, sofreu complicações médicas que a fizeram entrar em trabalho de parto.

Nascido 131 dias antes da data prevista e pesando apenas 337 gramas, Richard era tão pequeno que seus pais podiam segurá-lo na palma da mão, segundo o Guinness.

No último dia 5 de junho, o bebê conseguiu comemorar seu primeiro aniversário rodeado pela família e seus três cachorros.