Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

06/07/2021 06h30

Foto: Divulgação

Lockdown nacional

Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que quase 53% das cidades brasileiras são favoráveis à realização de um lockdown nacional para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, a diminuição no número de mortes pela doença.

Entre os municípios que gostariam de uma restrição total na circulação de pessoas, pelo menos 78% dos municípios aprovam um lockdown por 15 dias. Os outros 22% gostariam de uma paralisação mais tempo, entre 21 ou 30 dias.   

A pesquisa mostra ainda que 76% dos municípios ainda adotam algum tipo de medida restritiva contra o coronavírus. Importante ressaltar que as restrições variam entre as cidades, desde o fechamento total dos serviços não essenciais até medidas mais brandas para combater a Covid-19.

Medidas de proteção

A Prefeitura de Salvador prorrogou, até a próxima quinta-feira (8), as medidas de proteção e combate a Covid-19 vigentes. Com a determinação, as atividades comerciais, profissionais e esportivas seguem as mesmas determinações vigentes, incluindo o cumprimento do toque de recolher das 22h às 5h.

Podem operar diariamente shoppings centers, centros comerciais e similares, das 10h às 21h, além de bares e restaurantes, que têm funcionamento permitido das 11h às 21h30. Os clubes sociais, recreativos e esportivos seguem funcionando das 6h às 21h (exceto aos sábados e domingos, quando funcionam em horário reduzido); cinemas podem abrir das 10h às 21h; e centros e espaços de exposições estão autorizados a realizar eventos científicos com capacidade máxima de 50 pessoas.

Microempreendedores individuais

O número de microempreendedores individuais (MEIs) teve um aumento de 18,8% na Bahia de 2020 para 2021. Em abril do ano passado, eram 540.934 registros e, em abril deste ano, 642.540. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo especialistas, esse crescimento está diretamente conectado ao mundo digital, que vem facilitando a vida de muitos empreendedores e impulsionando seus negócios. Uma pesquisa feita pelo Sebrae em maio deste ano apontou que 87,55% dos empresários baianos pretendem permanecer ou iniciar a comercialização dos seus produtos através dos meios digitais. 

Ainda de acordo com a pesquisa, daqueles que já estão vendendo online, 61,41% afirmam usar a ferramenta WhatsApp Business, enquanto 48,96% usam redes sociais, como o Instagram.

Terça Musical da Osba

Para quem gosta de apreciar o espetáculo da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), nesta terça-feira (6), às 16h30, o projeto Terça Musical trará a camerata Opus Lúmen dando um show de melodia com transmissão ao vivo pelo instagram do Museu Geológico da Bahia (MGB). O tema da apresentação será Ópera.

A camerata é formada por Solamy Oliveira, no clarinete, Gabriel Paes Marcaccini, no oboé, Ilza Cruz, no fagote, Davi Britto, na trompa, Tota Portela, na flauta, e Humberto Monteiro, na percussão.

Antes do distanciamento social causada pela Covid-19, toda primeira terça-feira de cada mês uma camerata da Osba se apresentava no MGB, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Inscrições para o Feciba

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou, até 30 de julho, as inscrições para a submissão de projetos escolares da rede estadual de ensino para a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). A atividade, que conta com a mobilização de estudantes e professores, será realizada em formado virtual, na plataforma do Instituto Anísio Teixeira (IAT), entre os dias 25 e 29 de outubro, com o tema ‘Territórios educativos e suas experiências científicas’.

A Feciba tem como objetivo promover a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica por meio de projetos desenvolvidos por alunos e educadores da rede pública estadual da Bahia. Serão selecionados 250 projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes regularmente matriculados nas modalidades e ofertas da rede pública estadual da Bahia, sob orientação dos professores da rede de Educação pública da Bahia.

Curso Castro Alves

A 44ª edição do Curso Castro Alves, promovido pela Academia de Letras da Bahia, começa desta terça-feira (6) e segue até 9 de julho, com transmissão através do Youtube. O evento é gratuito contará com cinco mesas de debate sobre a obra de Castro Alves e a literatura baiana em geral. Colocando em pauta temas como o lugar do teatro na obra e vida do poeta,  a representação de Castro Alves nas artes plásticas, além de apresentar poetas baianos contemporâneos, o evento contará com as participações de Edilene Matos, Edvard Passos, Sergio Farias e Cleise Mendes.

25 anos da ovelha Dolly

A primeira clonagem de um mamífero, a partir de uma célula adulta - a ovelha Dolly, que se estivesse viva completaria 25 anos no dia 5 de julho.

O experimento foi um divisor de águas não apenas para a ciência. A partir dele, teve início em todo o mundo uma série de debates sobre a relação entre ética, ciência e legislação.

Produzida operacionalmente a partir de julho de 1996 nos laboratórios do Roslin Institute, da Universidade de Edimburgo (Escócia), sob a coordenação do pesquisador Ian Wilmuth, a ovelha Dolly teve seu nascimento anunciado na revista Nature em 27 de fevereiro de 1997.

Em 1999, um estudo mostrou a tendência da ovelha de desenvolver formas de envelhecimento precoce. Três anos depois, em 2002, foi anunciado que Dolly estaria com uma doença pulmonar progressiva que, segundo alguns cientistas, seria um sinal de envelhecimento.

Em fevereiro de 2003, aos 6 anos, Dolly foi abatida, de forma a evitar que fosse acometida de uma morte sofrida por causa de infecção pulmonar incurável. Seu corpo foi empalhado e encontra-se exposto no Museu Real da Escócia, localizado em Edimburgo.