Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/07/2021 06h25

Foto: Divulgação

Pronatec tem 1.050 vagas

Começaram as inscrições para o processo simplificado de seleção e matrícula de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).  Serão ofertadas 1.050 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD).

As inscrições seguirão até o dia 19 de julho, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), por meio de formulário eletrônico, disponibilizado pela SEC. As vagas são para os cursos de Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI);  e Promotor de Vendas. Os cursos são de curta duração, 160 horas, e o objetivo da oferta é preparar o estudante à vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 9 de agosto de 2021.

Plano Inclinado Pilar de Salvador

O Plano Inclinado Pilar de Salvador será reaberto aos usuários a partir desta terça-feira (13). De acordo com a prefeitura, o equipamento irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com saída pelo bairro do Santo Antônio Além do Carmo na Cidade Alta, o Pilar transportava em média 500 usuários por dia.

O ascensor estava fechado desde o início da pandemia , em março do ano passado. Neste período, o equipamento também passou por manutenção após algumas peças terem sido roubadas.

Os outros três ascensores já voltaram a funcionar. O Plano Inclinado Gonçalves liga o Comércio ao Pelourinho e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h; já o Plano Inclinado da Liberdade faz o deslocamento entre este bairro e a Calçada e opera de segunda a sexta, das 7h às 18h; além do Elevador Lacerda, que abre de segunda a domingo, das 7h às 19h30.

Inscrições para o Prouni

Começam nesta terça-feira (13) e vão até sexta-feira (16) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação. O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 20 de julho.   

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Antecipação da segunda dose

Nesta terça-feira (13), todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 programada para até o dia 18 de julho já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina. A data da segunda dose pode ser conferida no cartão obtido no ato do recebimento da 1ª dose ou no site da Secretaria Municipal da Saúde. O complemento do esquema vacinal ocorrerá por demanda aberta das 08 às 14h, ou seja, não será necessário agendamento prévio.

A Secretaria Municipal da Saúde chama atenção das 21 mil pessoas que estão com o reforço atrasado até a presente data para que compareçam aos postos para fechar o esquema vacinal e garantir a imunização contra o novo coronavírus. Além da busca ativa nos bairros realizada pelos agentes de saúde, a pasta tem enviado mensagens de textos para que esses indivíduos.

Bruce Lee – Uma Vida

Responsável por abrir as portas do Oriente para o resto do mundo, Bruce Lee,  nascido nos Estados Unidos e filho de pais chineses, tornou-se um símbolo da cultura das artes marciais e foi venerado no mundo todo. Em “Bruce Lee – Uma Vida”, lançamento da Editora Seoman, Matthew Polly premiado jornalista e autor best-seller, traz passagens inéditas sobre a trajetória de Lee.

Além de mais de uma centena de entrevistas, até mesmo com a atriz em cuja cama ele veio a falecer, o livro traz relatos surpreendentes sobre a carreira do homem que abriu as portas das artes marciais na indústria cinematográfica norte-americana.

Da infância como ator mirim até a idade adulta, passando por trás das especulações sobre sua controversa morte, Matthew reuniu fotos raras e novas informações no mês em que se comemoram 48 anos de seu falecimento, no dia 20 de julho de 1973.

O livro físico pode ser adquirido no site da Editora Pensamento pelo preço de R$ 109,90 e sua versão e-book por R$ 76,90.

Experiências memoráveis

As memórias do público, vividas em Salvador, serão as protagonistas da próxima obra do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). Para isso, a companhia oficial de dança da Bahia lança, neste mês de julho, uma campanha interativa para recolher experiências memoráveis na capital da Bahia. Esta ação faz parte das comemorações dos 40 anos do corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA). 

Neste novo projeto, depoimentos do público vão guiar o processo criativo da direção e dos bailarinos. As pessoas poderão participar enviando vídeos, áudios, textos, fotos, ou alguma imagem, que estejam associados a Salvador, para o e-mail [email protected] ou nos perfis do Balé nas redes sociais Facebook ou Instagram

Os materiais serão recebidos em diversos formatos: frases, música, áudios, poema, foto, desenho, registro audiovisual, desde que expressem alguma memória afetiva vivida em Salvador. Tudo o que for coletado servirá como ponto de partida para a criação da nova montagem da companhia. A obra pretende compor um mosaico das diferenças que marcam a vida em Salvador e a maneira como este espaço se incorpora em cada cidadão,  pelas diversas questões culturais, econômicas, políticas, geográficas e históricas. 

Atividades presenciais nas escolas brasileiras

Segundo pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia de Covid-19.

O estudo, chamado Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil, aponta que pouco mais de 53% das escolas públicas conseguiram manter o calendário letivo original para 2020. No ensino privado, cerca de 70% das escolas conseguiram manter a previsão de 2020 inalterada.

A pesquisa reúne dados sobre os impactos e as respostas educacionais decorrentes da pandemia de Covid-19. Para isso, o Inep desenvolveu um formulário específico para coletar informações sobre a situação e as estratégias adotadas pelas escolas durante o ano letivo de 2020.

Uma das funções do estudo será apoiar decisões de gestores estaduais e ajudar na elaboração das diretrizes de biossegurança para o retorno às aulas presenciais

Somadas à rede pública e privada, 94% das escolas brasileiras responderam ao questionário por meio do Censo Escolar.