Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/07/2021 06h27

Foto: GOVBA

Documentos no SAC Digital

Os cidadãos baianos já podem usar o SAC Digital para solicitar primeira via do título de eleitor, justificar ausência a eleições e realizar alistamento militar on-line. As facilidades oferecidas pela Justiça Eleitoral e pela Diretoria do Serviço Militar foram incorporadas à cartela de serviços da plataforma eletrônica do governo estadual, conforme informado pelo governo do estado.

Para ter acesso às facilidades via SAC Digital, o usuário precisa acessar o site www.sacdigital.ba.gov.br ou acessar o aplicativo SAC Digital. Feito isso, basta o usuário digitar o nome do serviço desejado no campo de busca do site ou do aplicativo que o sistema irá redirecioná-lo.

Para ausência às eleições, a justificativa deve ser realizada num prazo de até 60 dias após a votação, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral permite ainda que o cidadão acompanhe o processo, consultando virtualmente o requerimento da justificativa.

Já o alistamento on-line é realizado via redirecionamento para a plataforma digital do governo federal.

4.340 vagas de estágio

A dica é para quem está em busca de chance de ingressar no mercado de trabalho: a partir deste mês de julho, 4.340 vagas de estágio estão previstas para serem oferecidas em Salvador e Região Metropolitana (RMS). O curso campeão é Administração, mas Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Marketing também oferecem chances de colocação. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem 2.100 vagas. No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o número previsto é de duas mil. Já no SineBahia, a previsão é de 160 postos para estágio. E o Capacitação Inserção e Desenvolvimento (CIDE), tem mais 80.

A principal exigência feita pelas empresas é que o candidato tenha conhecimento em informática, especificamente em Pacote Office. Boa escrita e boa oralidade também têm peso significativo na seleção, além da identificação de um perfil colaborativo para trabalhar em equipe e que apresente proatividade. 

De acordo com dados fornecidos pelo CIEE, houve um aumento de 11,5% do número de vagas de estágio abertas na Bahia na comparação entre o 1º semestre de 2020 e o de 2021, o que mostra uma recuperação na oferta após o período mais duro de pandemia.

Abertura da Paulista (SP)

A Avenida Paulista será reaberta ao público durante o período da manhã a partir deste domingo (18), inicialmente no horário das 8h às 12h. “Vamos abrir a Paulista, não de forma total. Ontem na nossa reunião de comitê nos foi apresentado que no período das 8h às 12h você tem um público que mantém distanciamento, que é mais família, que vai de bicicleta ou caminhar. À tarde tem um volume maior de pessoas, por isso foi sugerido e eu acatei que será a princípio de manhã só”, afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O programa "Ruas Abertas" estava suspenso desde março de 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Na gestão de imagem em ambientes virtuais

Sua Presença Digital é o nome do curso que o assessor de influencers baianos, Wil Machado, promove nos dias 24 e 25, com foco na gestão de imagem em ambientes virtuais através da apresentação de novos formatos digitais. A ideia é ensinar como fortalecer a imagem, branding e reputação. As aulas acontecerão ao vivo e poderão ser acompanhadas por meio da plataforma Zoom.

Na grade do curso estão ainda a estilista e comunicadora de moda Joy Alano, a psicóloga Lisiane Pires e o especialista em marketing digital, Juliano Kimura, eleito por duas vezes consecutivas o melhor profissional de redes sociais pela ABcomm. O valor de investimento é de R$ 500 e pode ser dividido em até 12 vezes pela plataforma Sympla.

Dia do Amigo

Outback vai tornar o Dia do Amigo mais especial e comemorar de um jeito bem diferente: durante uma semana, dos dias 19 a 25, a marca irá presentear os 'aumigos' com uma coleira customizada. O item acompanhará os pedidos dos combos especiais da promoção. A ação acontece exclusivamente no delivery, via iFood, enquanto durarem os estoques.

Os combos criados especialmente para a ação são: Cãobo Ribs (Ribs on The Barbie + Iced Tea de 500ml) e Cãobo Wings (Super Wings + 1 Growler de 1L de Chopp Brahma), por R$ 89,90 cada. O cliente ainda poderá escolher o tamanho da coleira exclusiva e produzida em parceria com a Meu Au Au, disponível em P, M e G. Cada combo dá direito à uma coleira.  

Para quem ainda não tem um melhor amigo canino haverá a oportunidade de encontrar seu 'match' na campanha de adoção em parceria com a Petz. Durante toda a semana, fotos de cãezinhos em busca de uma família estarão no hotsite da ação. O hotsite também traz indicações de ONGs por cidade para que as pessoas possam conhecer o trabalho das instituições mais próximas.

Workshop de Respiração

O estresse e a ansiedade enfrentados por trabalhadores da área de segurança estão ainda maiores em tempos de pandemia. Eles são particularmente afetados no contexto atual, em que as pressões rotineiras da profissão se somam às das ações relacionadas à Covid-19. Autoconhecimento e resiliência, aplicados através de técnicas especiais de respiração, podem ajudar a melhorar as habilidades emocionais, sociais e psicológicas para lidar com o estresse ocupacional.

Por isso, a Arte de Viver está oferecendo um Workshop de Respiração em modalidade online, de 20 a 23 de julho. O programa SKY é voltado para policiais, bombeiros, militares, agentes de trânsito, guardas civis, e todos aqueles que atuam em serviços essenciais na manutenção e em benefício da sociedade.

O curso acontece em 4 dias, em sessões de duas horas e meia. O programa ainda inclui uma sessão de revisão e o acompanhamento dos participantes por 40 dias após o curso.

Mosquito Aedes aegypti

A doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti como a dengue, chikungunya e zika tiveram uma redução significativa de janeiro a junho deste ano se comparado ao mesmo período em 2020.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até o dia 25 de junho, Salvador registrou 385 casos prováveis de dengue, 215 de chikungunya e 39 de zika. No ano passado, foram registrados, no mesmo período, 9 mil, 9,5 mil e 1.030 casos das doenças, respectivamente.

Mas, mesmo com os índices das arboviroses apresentando uma redução significativa em relação a 2020, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alerta que é preciso que a população mantenha a atenção: o reforço da vedação da caixa d’água, verificação e vasos e pratos de plantas e descarte de vasilhames e utensílios, como principais medidas preventivas contra as arboviroses.