Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/07/2021 06h24

Foto: IPAC - Divulgação

Museu Digital das Baianas de Acarajé

Com público restrito e respeitando todos os protocolos de segurança determinados pelos órgãos competentes, o Projeto “Histórias, Memórias e Acervos do Memorial das Baianas de Acarajé”, entregará nesta quarta-feira (21), às 14h, na sede da Associação das Baianas de Acarajé, no Pelourinho, o primeiro Museu Digital das Baianas de Acarajé.

O acervo contém registros documentais e iconográficos sobre o ofício das baianas, seu legado ancestral e histórico, trajetória das Baianas, catalogação dos acervos pertencentes à Associação Nacional das Baianas de Acarajé, além de fotos de tudo que foi realizado pelo  projeto de múltiplas linguagens culturais.

Na oportunidade, O Grupo Cultural Ska Reggae em parceria com a ABAM, os organizadores do evento, irão promover uma importante solenidade para instalação da obra do artesão Zaca Oliveira – A Super Baiana de Acarajé, que ficará na frente do Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho. O evento presencial será restrito, mas poderá ser acompanhado através da transmissão ao vivo e gratuita no canal oficial do Youtube da Associação das Baianas (ABAM). 

TCE/BA amplia retomada do trabalho presencial

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) ampliou os trabalhos presenciais, mas as sessões do plenário e das câmaras de julgamento permanecerão sendo realizadas de forma virtual, com transmissão online. Ato assinado pelo presidente da Corte de Contas, Gildásio Penedo Filho, estabelece o funcionamento presencial de 50% do pessoal lotado nas unidades, das 8h30 às 18h, nos dias de segunda-feira a quinta-feira, e de 8h às 13h nas sextas-feiras, sendo de responsabilidade das chefias imediatas a elaboração das escalas semanais de trabalho e o seu controle.

A decisão possibilita ainda o acesso do público externo ao setor de Protocolo, bem como às demais unidades da sede do TCE/BA, porém, o acesso fica autorizado mediante controle pela recepção, de forma que este fique limitado a um visitante a cada unidade simultaneamente. A preferência será pelo atendimento a distância, por meio dos canais já instituídos (protocolo virtual, telefone, WhatsApp e e-mail).

Dívidas relacionadas ao IPVA

Contribuintes do Estado da Bahia que possuem dívidas relacionadas ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) podem consultar o valor do débito e até emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para efetuar o pagamento, evitando cobrança judicial. O serviço é oferecido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e está disponível através do SAC Digital.

Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.

O objetivo principal é facilitar o acesso do cidadão ao serviço, que pode ser feito todo de maneira virtual, sem necessidade de deslocamentos.  Através desse procedimento, o contribuinte pode quitar o débito à vista, com descontos que variam de 30% até 70% sobre a multa fiscal, a depender da fase de cobrança. O parcelamento do pagamento também pode ser feito no SAC Digital, no site da PGE (www.pge.ba.gov.br), no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) – www.sefaz.ba.gov.br, ou ainda pessoalmente nos pontos de atendimento da Sefaz.

Renovação semestral do Fies

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até 30 de setembro o prazo para renovação semestral dos contratos assinados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida vale para contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre de 2021.

O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia da Covid-19.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Projeto de Vida e Cidadania

Uma abordagem que busca atentar às questões mais atuais em torno da vida das/os estudantes, como identidades, representações, participação social e mundo do trabalho. Essa é a tônica do Módulo de Atualização em Projeto de Vida e Cidadania, curso gratuito com inscrições abertas até esta quarta-feira (21) e que visa apoiar docentes na implementação do Novo Ensino Médio.

Gestores de escolas do ensino médio poderão inscrever professores e coordenadores pedagógicos das suas unidades. As vagas são limitadas e a inscrição da escola pode ser clicando aqui ou usando o link bit.ly/InscriçãoPV2021.

O Módulo de Atualização em Projeto de Vida é uma formação digital de 41 horas, divididas em duas etapas, que acontece de agosto a novembro de 2021.

Medalha de ouro

O Grupo de Programação da UFBA (GruPro) ganhou a medalha de ouro na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e ficou em terceiro lugar no ranking geral do evento, realizado entre os dias 9 e 10 de julho deste ano. Um feito notável, já que participantes desse tipo de competição precisam dominar uma ou mais linguagens de programação e conhecer suas vantagens e desvantagens para resolver a maior quantidade de problemas no menor tempo possível.

A medalha de ouro da UFBA foi conquistada pela equipe formada pelos estudantes Bernardo Salmeron, Vinicius Teixeira Hirschle, Thalles Medrado, do bacharelado em Ciências da Computação, e o coach Rubisley Lemes, professor do recém-criado Instituto de Computação. Também atuou como co-coach Ubiratan Barbosa, egresso da UFBA. Com os resultados obtidos na final brasileira, a representação da universidade está classificada para a final mundial do evento, que acontecerá entre outubro e novembro deste ano, na Rússia.

Vagas na Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou vagas para 10 mil novos colaboradores. O plano faz parte de um programa de expansão que prevê abertura de 250 novas agências até o final deste ano. Do total, está nos planos contratar 4 mil empregados, sendo 3 mil deles convocados do concurso vigente. Cabe, ainda, a autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).

Além disso, 5,2 mil vagas serão para estagiários, voltadas a candidatos já cadastrados e aprovados previamente pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); e aprendizes, por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos. Outros mil postos são destinados para pessoas com deficiência (PcD), em concurso com previsão de lançamento até setembro.

As 800 vagas restantes do total serão para vigilantes e recepcionistas terceirizados, tendo seus serviços prestados diretamente a outras empresas.

Convivência entre os casais

A pandemia aumenta o desafio da convivência entre os casais, diante da necessidade de maior permanência em casa, ainda que em momento de maior flexibilização de medidas restritivas. Na Bahia, o aumento do número de divórcios foi de 9,5%, passando de 1.122 para 1.235 na comparação entre o segundo semestre de 2020, com pandemia, e o igual período de 2019, sem a sombra da Covid-19.

O enfrentamento da Covid-19 tem contribuído para o maior estresse na vida a dois, que em casos extremos resultam na separação. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram registradas 774 separações de casais no estado, número que é 35,9% maior que o registrado no primeiro semestre do ano passado.

Os dados são de levantamento feito por A TARDE junto a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA).

A pandemia ainda tem contribuído para o adiamento de planos dos casais, a exemplo de ter filhos. Segundo os dados da Arpen-Ba, em 2021, a Bahia registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica, no ano de 2003.

Até o final de junho, foram registrados 89.960 nascimentos, número 18% menor que a média de nascidos no estado desde 2003, e 2% menor que o ano passado. Na comparação com o ano de 2019, ainda sem a pandemia, o número de nascimentos no período caiu 13% na Bahia.