Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/07/2021 06h28

Foto: Divulgação

Museu do Recôncavo Wanderley Pinho

Está aberta licitação para montagem da exposição permanente do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, no município de Candeias. O equipamento cultural está sendo recuperado e integra as intervenções do Prodetur Nacional Bahia, que visa fomentar o turismo náutico e cultural na Baía de Todos os Santos. 

As empresas interessadas devem enviar proposta à Secretaria de Turismo do Estado até às 10h do dia 17 de agosto, quando serão abertas para avaliação. Todos os requisitos para participar do certame constam no edital disponível para acesso em http://www.prodeturbahia.turismo.ba.gov.br/aquisicoes/

Deverão compor a exposição, além do acervo de 133 peças que estão sendo restauradas, recursos de cenografia, tecnologia (audiovisuais, táctil, mídias interativas), gráficos e conteúdos textuais. Juntos, todos os itens irão contar a história dos engenhos do Recôncavo Baiano, que tem como um dos exemplos mais representativos o Engenho Freguesia, sede do Museu Wanderley Pinho, localizado no distrito de Caboto, em Candeias. 

Atualmente, cerca de 84% das obras físicas de requalificação do museu já foram realizadas. O atracadouro, que permitirá acesso de passageiros de embarcações ao equipamento, já está concluído. 

SineBahia Mulher

O SineBahia Mulher volta a funcionar nesta quinta-feira (22), após um período de interrupção das atividades em função da pandemia. A unidade está localizada no Serviço de Atendimento ao Cidadão do Comércio, em Salvador, e passa a atender apenas mediante agendamento prévio através do site ou do aplicativo SAC Digital.

A unidade oferece os serviços de intermediação para o trabalho formal; habilitação do seguro-desemprego; cadastro na plataforma de intermediação para o trabalho autônomo - Contrate.Ba; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); acolhimento psicossocial; assessoria jurídica; orientação trabalhista; inscrição para cursos de qualificação, além de brinquedoteca  para crianças acompanhantes. 

O atendimento é exclusivo para o público feminino e acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 15h30. Na reabertura, estarão disponíveis vagas para consultora de vendas, coordenadora pedagógica, gerente de loja, recepcionista, vendedora interna, auxiliar de contabilidade, cozinheira de restaurante e costureira. 

Questões estruturantes em debate

Com o objetivo de planejar ações nos municípios que serão beneficiados pelo traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da BR-030 será realizado um encontro nesta sexta-feira (23), promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan). Presencial, o evento ocorrerá às 14h, no Hotel Gran Terrara, em Jequié, e contará com a presença do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Na pauta, serão discutidas questões estruturantes das duas obras, como a continuidade da obra da linha 2 da Fiol, trecho Caetité-Barreiras; a apresentação das ações e necessidades dos municípios do traçado da Fiol 1 e 2 e da BR-030; a importância da retomada das obras da BR-030, que liga Marau à Cocos. Os encaminhamentos e pleitos serão enviados ao Ministério de Infraestrutura.

Tok&Stok inaugura loja Salvador Shopping

Dando continuidade ao seu plano de expansão nacional, a Tok&Stok acaba de anunciar a abertura, nesta quinta-feira (22), em Salvador, da sua quarta loja do país com o conceito Studio. A novidade faz parte da estratégia de negócio da companhia para ampliar sua presença no Brasil e oferecer uma experiência imersiva aos clientes.

Atenta às tendências e comportamento dos consumidores, o novo modelo foi pensado para trazer uma nova experiência para as lojas físicas. Para aprimorar ainda mais a jornada dos clientes, a companhia aposta na omnicanalidade, com a integração de características dos ambientes digital e físico, além do conceito One Stop Shop – que oferece em um só lugar uma variedade de itens de decoração e serviços de conveniência, como Clique e Retire (comprar no site ou aplicativo e retirar em loja) e atendimento via WhatsApp.

A loja funcionará no Piso L2 do Salvador Shopping, localizado no Caminho das Árvores. Além disso, a marca ainda mantém mais duas lojas na cidade: uma na Tancredo Neves, inaugurada em 2005, e outra no modelo Compact no Center Barra Shopping, aberta em 2012.

Encontro Periférico de Artes 

Com a proposta de valorizar e difundir manifestações dos universos da arte negra e de periferia, o Encontro Periférico de Artes chega a sua 4ª edição em um novo formato, com atividades virtuais, adaptando-se às necessidades do cenário pandêmico, mas mantendo a sua essência agregadora de ações e realizações, promovendo uma série de espetáculos e oficinas gratuitas através das plataformas YouTube, Instagram e Zoom. Entre os dias 28 de julho e 1 de agosto, o EPA! reunirá grandes nomes, como Bia Ferreira, Ilê Aiyê, Vandal, Mr. Armeng, grupos periféricos renomados do cenário baiano, como o grupo de dança de pagode BTL- Balé Tome Love do bairro de Sete de Abril, e muito mais. Nesta 4ª edição, o festival interculturaliza Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, num caldeirão de propostas culturais e artísticas, provocativas e excitantes.

Liverpool não e mais patrimônio mundial

A cidade de Liverpool, na Inglaterra, foi retirada da lista de patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) porque novos prédios prejudicaram a atratividade das suas docas vitorianas, tornando-a o terceiro local a ser removido da lista de prestígio.  Liverpool foi nomeada patrimônio mundial pela organização cultural das Nações Unidas em 2004, se juntando a referências como a Grande Muralha da China, o Taj Mahal e a Torre de Pisa.

Após uma votação na China de membros do Comitê do Patrimônio Mundial, a Unesco afirmou que novos prédios em Liverpool prejudicavam a “autenticidade e integridade” da cidade.

Liverpool - lar dos Beatles - foi colocada na lista em reconhecimento ao seu papel como um dos portos mais importantes do mundo durante os séculos 18 e 19 e pela sua beleza arquitetônica.

O selo de Patrimônio Mundial concede a locais históricos acesso a fundos de conservação da ONU e também os coloca em guias turísticos do mundo inteiro.

Crianças e adolescentes fora da sala de aula

Só no primeiro ano da pandemia do coronavírus, mais de 172 mil alunos, entre seis e 17 anos, abandonaram ou deixaram de frequentar a escola no Brasil. Um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concluído em novembro de 2020, monitorou o comportamento dos estudantes latinos e caribenhos diante do fechamento das unidades escolares e da adoção do sistema de ensino a distância. Na realidade brasileira, o número de crianças e adolescentes fora da sala de aula subiu em 12% nesse período.  

Intitulada como “Os custos educativos da crise sanitária na América Latina e no Caribe”, a pesquisa monitorou as condições acadêmicas e econômicas proporcionadas por 18 nações durante o ensino remoto e o impacto da crise sanitária da Covid-19 na vida escolar. Em números totais, a educação brasileira foi a segunda mais afetada pelos desdobramentos da Covid-19 na América Latina, ficando atrás somente do México. Com esses aumentos, a região acumula agora 1,5 milhão de jovens longe dos estudos.

Preocupações decorrentes da crise

Diante do medo de ser infectado e das preocupações decorrentes da crise econômica, brasileiros passaram a valorizar mais a própria segurança e a de parentes próximos, no que diz respeito à saúde e ao bem-estar; desenvolveram atitudes mais individualistas e de dominância, com relação ao dinheiro e à posição social, e ainda despertaram um desejo maior de aproveitar a vida, segundo estudo realizada pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e publicada na revista científica “Personality and Individual Differences”.  

A pesquisa contou com a participação de 578 brasileiros – 70% eram mulheres com idade média de 39 anos. De acordo com os dados observados, o medo desencadeado pela realidade da pandemia levou a uma predominância dos valores relacionados à segurança, ao poder e ao hedonismo (ligado ao prazer). Todos eles estão situados em um campo muito individualista.

Valores como universalismo e benevolência, voltados para uma postura que transcende ao próprio indivíduo e se abre para preservar e proteger o bem-estar de todas as pessoas e da natureza, não foram observados com predominância.