Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

24/07/2021 06h30

Foto: Ilustrativa

Festa da Palavra

Um evento para estimular o hábito da leitura e celebrar o encontro dos escritores da língua portuguesa com o seu público ocorre até domingo (25) na internet. A 1ª Festa da Palavra pode ser acompanhada pelo YouTube do eventoConfira aqui a programação completa do festival.

A primeira edição da Festa da Palavra, totalmente online e gratuita, tem direção artística da atriz, escritora e poetisa capixaba Elisa Lucinda. Na programação estão previstas oficinas, palestras, apresentações musicais e teatrais e uma exibição do filme Itaúnas Sempre Vivo, da foz à nascente, dirigido por Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvêa.

O evento, que ocorre sempre a partir das 16h, conta ainda com a participação de 23 convidados, entre eles, o músico Chico César; o ator Lázaro Ramos; a psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia Viviane Mosé; o escritor e professor indígena Daniel Munduruku; o escritor capixaba Caê Guimarães; o poeta cabo-verdiano Filinto Elísio e as escritoras Bernadette Lyra e Maria Rezende.

47 mil pessoas testaram positivo

A Prefeitura de Salvador informou que 47 mil pessoas testaram positivo para coronavírus em 2021 após fazer testes rápidos oferecidos pelo órgão nos bairros com maiores incidências de infecção pela Covid-19.

De acordo com a prefeitura, ao todo foram aplicados 158 mil testes rápidos para detecção, nas tendas montadas em 16 localidades atendidas.

As ações foram encerradas na sexta-feira (16). Boca do Rio, Brotas, Fazenda Grande, Lobato, São Caetano e São Marcos foram as localidades com maior incidência de casos.

6ª. Edição do Volp

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nesta semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Foram incluídas mil entradas novas, levando o total de entradas no Volp a 382 mil. É possível consultar a grafia delas on-line. Vocabulário não era atualizado desde 2009.

A ABL acrescentou palavras como “feminicídio”, “sororidade”, “negacionismo” e “pós-verdade”, além de “crossfit”, “pós-verdade” e outras relacionadas à pandemia de Covid-19, como “home office”, “lockdown” e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula (“covid-19”) pela Academia.

De acordo com a academia, muitos acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, às palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus, ao registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, língua e família linguística, assim como termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, muito divulgados na mídia impressa e em textos acadêmicos, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão.

Crema Gelato Italiano

A Crema Gelato Italiano escolheu o bairro boêmio Rio Vermelho, em Salvador, para abrir sua nova unidade neste sábado (24), às 10h. O local eleito pelos empresários Gabriel Slezynger, Pedro Imbassahy e João Fiamenghi, do Grupo Ergo, foi um belo casarão em frente ao Largo de Santana.

Quem passar por lá vai ter à disposição mais de 20 opções de sabores originais preparados pelo chef Fred Samora a partir de uma técnica artesanal italiana de fazer gelato. No menu, sabores como Iogurte com Amarena, Framboesa, Ferreiro Rocher, Limone Siciliano, Mangaba, Menta, Neríssimo, Tapioca e Paçoca, entre outros. A nova unidade vai funcionar todos os dias, de 10h às 20h.

Curso gratuito de dança cultural

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de dança cultural da Fundação Cidade Mãe (FCM). São 16 vagas destinadas a jovens entre 12 a 18 anos, que estudem na rede pública de ensino. As aulas terão início no dia 2 de agosto, nas segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.

As inscrições podem ser realizadas das 13h às 15h, na sede da FCM, localizada na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, no Engenho Velho de Brotas. No ato da matrícula é necessário levar comprovante de residência e RG e CPF do responsável.

Os educandos devem levar comprovante de matrícula escolar e RG ou certidão de nascimento, além de fornecer o endereço de e-mail e telefone de contato. Dúvidas podem ser esclarecidas no número (71) 3202-2433.

As vagas são destinadas aos moradores das comunidades no entorno do Dique do Tororó, Engenho Velho de Brotas, Federação, Engenho Velho da Federação, Brotas, Acupe, Boa Vista de Brotas, Bariri, Cosme de Farias, Luís Anselmo, Vila Laura, Bonocô, Vasco da Gama e Daniel Lisboa.

Atividades culturais

Mesmo após o fim da pandemia, a maior parte do público de atividades culturais pretende continuar, eventualmente, assistindo espetáculos transmitidos pela internet. A segunda edição da pesquisa Hábitos Culturais, feita pelo Instituto Data Folha em parceria com o Itaú Cultural, mostra que 80% do público de espetáculos de música, dança e teatro pretendem continuar acompanhando programações online depois da retomada completa das atividades presenciais. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 de maio e 9 de junho e ouviu 2.278 pessoas, de diferentes faixas de renda, com idade entre 16 e 65 anos, em todas as regiões do país.

Ouvir música foi a atividade cultural mais desfrutada pela internet durante a pandemia e foi mencionada por 79% dos entrevistados. Assistir filmes e séries (75%) e jogos eletrônicos (43%) vieram em seguida. Os cursos livres foram uma das atividades online de 41%, enquanto 40% assistiram a espetáculos de teatro, dança ou música. Os podcasts tiveram 39% de menções.

O percentual dos que assistiram espetáculos virtuais durante a pandemia é quase o mesmo daqueles que disseram ter frequentado dança, teatro ou shows musicais antes da quarentena contra o novo coronavírus (39%). Mas 57% das pessoas disseram ter aumentado o interesse por atividades culturais durante o confinamento. Há ainda uma percepção de que o ambiente virtual aumentou a possibilidade de acesso a conteúdos culturais, efeito sentido por 72% do público da pesquisa.

Próximos patrimônios mundiais culturais e naturais

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) começou a avaliar no sábado (24), na China (o horário do país asiático tem uma diferença de 11 horas em relação ao brasileiro), as candidaturas aos próximos patrimônios mundiais culturais e naturais. O Brasil é representado pelo Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), em Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Cada país só pode apresentar um bem a cada ano.A 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco é realizada na cidade de Fuzhou, na China, após o intervalo de um ano. 

A decisão sobre o Sítio Burle Max é aguardada para segunda-feira (26). De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que passou a gerir o sítio a partir de 1994, após a morte de  Burle Max, a chancela pode garantir ao Brasil o 23º bem na lista de patrimônios mundiais da Unesco. O local sintetiza a obra do paisagista, como um laboratório de experimentações botânicas e paisagísticas.