Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/07/2021 06h32

Foto: Ilustrativa

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e comemorar 11 anos, desde a sua primeira exibição, a montagem ‘Se Acaso Você Chegasse’, musical em homenagem a Elza Soares, escrito por Elísio Lopes Jr, com direção-geral de Antônio Marques, faz apresentação única neste domingo (25), às 20h, na internet, pela TV Sonata.

O musical mostra as diversas facetas que a cantora teve que assumir ao longo da sua trajetória e presta homenagem para a artista que é reconhecida como uma grande intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). O espetáculo é construído entrecortado por canções do repertório da cantora. A peça traz a atuação das atrizes Denise Correia, Lívia França, Josi Varjão e Clara Paixão, que vivem diversos momentos da biografia da artista.

Entre uma infância marcada pela gravidez, casamentos precoces e até mesmo a perda de um filho, dentre os nove que criou, Elza teve a necessidade de desempenhar diversos papéis no percurso da vida. A peça recria justamente a época em que a ‘Elza’ no singular não existia e, a partir daí, vai construindo uma narrativa que se baseia na trajetória da estrela. 

Sem vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a aplicação da primeira e segunda doses da vacinação contra a Covid-19 está suspensa na capital baiana deste domingo (25). A estratégia será retomada na segunda-feira (26).

Até o momento, Salvador tem pouco mais de 1,8 milhão de vacinados com a 1ª dose, 2ª dose e/ou dose única.

A capital baiana acumula 231.630 casos da doença deste o início da pandemia, 494 casos ativos e 7.662 óbitos. A cidade ainda registrou 52% da taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto para pacientes com coronavírus.

Comitê Marielle Franco

A prefeitura do Rio lançou o Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres. O projeto conta com a participação de 13 instituições, entre elas a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, casa que Marielle integrava como parlamentar quando foi assassinada em 14 de março de 2018. A finalidade do comitê é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Domingo no TCA

Em julho, o projeto Domingo no TCA será embalado pela voz da cantora baiana Ana Mametto e sua reverência à musicalidade afro-brasileira. O álbum visual “Saudação” vai ao ar neste dia 25 de julho, às 11h, no canal de YouTube do Teatro Castro Alves e exibição simultânea na TVE Bahia: pela televisão ou no portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

São 12 faixas musicais, que revisitam compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB): personagens com quem a artista tem profunda identificação. “Saudação” traz canções de Dorival Caymmi, do grupo Os Tincoãs, Vinicius de Moraes e Baden Powell (do disco “Os Afro-Sambas”), além de músicas que foram interpretadas pela cantora Clara Nunes. O registro audiovisual da gravação do álbum foi realizado pelos videomakers Marcus Maia e Nelma Belchote, da Cara de Rã Produções.

Exposição "Negra Sou"

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americanca e Caribenha, comemorado em 25 de julho, a CCR Metrô Bahia realiza a exposição "Negra Sou", em parceria com a Liga Baiana de Colagens. 

As obras podem ser visitadas gratuitamente entre os dias 23 de julho e 23 de agosto, no horário de funcionamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A exposição reúne o trabalho de 9 artistas mulheres pretas das cidades de Salvador, Feira de Santana e Ilhéus. No Brasil, o 25 de julho marca ainda o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de luta e resistência do povo negro.

Fundo de Financiamento Estudantil

Mais da metade dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão com pagamento atrasado há mais de 90 dias. Ao todo, 1,04 milhão de contratos estão inadimplentes. Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Os dados mostram ainda que o ano de 2020 já havia terminado com mais de 1 milhão de inadimplentes, mas o percentual de inadimplência era menor. Na ocasião, os pagamentos com mais de três meses de atraso representavam 35% do total de contratos. Agora, representam 52%. As informações são da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Museu Geológico da Bahia 

Com o tema: “Os engenheiros Theodoro Sampaio e Euclides da Cunha: relações e importância histórica”, no próximo dia 29, às 16h, por meio da plataforma Google Meet, o Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), irá apresentar um webinário. As Inscrições podem ser realizadas pelo email: [email protected] até 28 de julho.

O webinar contará com a apresentação do geólogo José Carlos Barreto, que falará um pouco sobre a história desses dois engenheiros, como foi construída esta relação e como se deu a reviravolta na vida destes personagens.