27/08/2021 06h32
Foto: Divulgação
Evento-teste em Salvador
A Prefeitura de Salvador realiza às 18h desta sexta (27), o evento-teste, que contará com um público de 500 pessoas no Centro de Convenções, situado na Boca do Rio.
Segundo o prefeito Bruno Reis, a festa será no modelo de show musical com as apresentações de Gerônimo, Márcia Castro, Telefunksoul e Afoxé Daraju de Olé. As pessoas serão divididas em grupos de quatro e ficarão em 125 lounges. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos.
Todos os participantes serão convidados e precisarão seguir os seguintes protocolos: ter tomado pelo menos a primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19 até o dia 27 de julho; fazer o teste de detecção da Covid-19 (PCR) 48h antes do evento (o teste será pago por uma empresa parceira) e usar máscaras durante o evento. Após o evento, os convidados serão acompanhados e realizarão um novo teste PCR.
Semana do Bebê
A convite da Unicef, a Apae Salvador participa nesta sexta-feira (27), às 19h, da Semana do Bebê, realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador em parceria com a entidade internacional. Na ocasião, a responsável técnica da Saúde da Apae, a médica geneticista Helena Pimentel, tratará sobre Doenças Raras e Triagem Neonatal, com mediação da médica Andréa Vaz, da Maternidade Albert Sabin, o debate será transmitido através do perfil da Semana do Bebê no Youtube.
Filarmônica Lira dos Artistas
Em celebração aos seus 113 anos, a Filarmônica Lira dos Artistas – Santo Amaro – Bahia lança nesta sexta-feira (27), às 19h, o documentário inédito “Filarmônica Lira dos Artistas: 113 anos de música”, gravado diretamente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. Com regência do maestro Francisco Carlos Santos de Jesus, o repertório da apresentação conta com dobrados e marchas que fazem parte das performances da instituição cultural, além de clássicos como A Luz de Tieta e Tropicália.
Espetáculo “Primeiro de Abril”
O Teatro Vila Velha promove nesta sexta-feira (27), às 19h, a exibição gratuita do espetáculo “Primeiro de Abril”. O espetáculo aborda aspectos da história da ditadura militar no Brasil, como os atos institucionais, a violência da tortura e a escalada do golpe em outros países da América Latina. Logo após a transmissão, Jarbas Bittencourt, Jacyan Castilho e Gordo Neto se reúnem para um bate-papo com o público.
Instituto Mário Cravo Neto
Fotografias, fotomontagens, pinturas, desenhos e cartas. O Instituto Mário Cravo Neto vai digitalizar cerca de 3.500 obras originais que fazem parte do acervo de papéis do artista. Parte dos documentos estará disponível para acesso do público a partir desta sexta-feira (27), neste link. A iniciativa visa democratizar o acesso à produção de Mário Cravo Neto, valorizar a memória artística baiana e proteger os originais que hoje existem só em formato físico (papel).
O lançamento acontece em uma live também nesta sexta-feira (27), às 19h, no canal do Instituto no Youtube. Participam do bate-papo a equipe da instituição e Joanna Americano, supervisora do Núcleo Digital do Instituto Moreira Salles. Durante a conversa, os convidados vão discutir a relevância das digitalizações de acervos e a acessibilidade e difusão da obra de Mario Cravo Neto.
As obras digitalizadas e que vão ganhar acesso público e gratuito no ambiente online foram criadas entre 1960 e 2009, incluindo fotografias de cunho pessoal, obras finalizadas, rascunhos em lápis sobre papel, pinturas em aquarela - trabalhos que têm em comum a originalidade do artista.
Ambev conquista 54 medalhas
A fabricante de bebidas Ambev conquistou 54 medalhas na rodada nacional do World Beer Awards, competição que premia as melhores cervejas por país. Marcas como Colorado, Wäls, Goose Island, Pratinha, Bohemia e Brahma subiram ao pódio em categorias como Wood Aged, Chocolate & Coffee e International Lager.
Os destaques da edição vão para a Goose Island, que teve 100% das cervejas inscritas premiadas na competição, trazendo o título de Country Winner para seu rótulo Goose Island Midway. A Cervejaria Colorado, com Indica, Demoiselle e Ithaca, seguida da Cervejaria Wäls, com Session Free, Dubbel e Brut, foram as que mais conquistaram medalhas. Juntas, elas somam 39 títulos.
Outra cerveja medalhista é a Brahma Chopp, American Lager conhecida pela espuma cremosa e persistente. No Brasil desde 1888, Brahma Chopp conquistou o Country Winner na categoria International Lager.
Bailaria Hanna Sophia
A bailaria Hanna Sophia, 10 anos, que é simõesfilhense, foi aprovada na escola de balé Pallco Performing Arts School & Conservatory, localizada na cidade de Porto, em Portugal, país europeu.
A bailarina está isenta das mensalidades da unidade de ensino, no entanto, precisa garantir recursos financeiros para a hospedagem e alimentação. Desta forma, a mãe de Hanna, Elizete Medrado, criou uma campanha online para arrecadar dinheiro.
Desempregada, a mãe de Hanna passou a vender salgados, fazer costuras e rifas para arrecadar dinheiro para a realização do sonho da filha. O pai da jovem trabalha como estofador e também tenta ajudar como pode.
Por pouca arrecadação da campanha online, a bailaria precisou adiar a viagem de agosto, para o dia 20 de setembro e segue na expectativa de garantir os valores necessários para embarcar na jornada que irá mudar sua vida. A família também contou com apoio de clubes de futebol, como Vitória e Bahia que doaram a camisa oficial autografada para a campanha da bailarina.
Lá em Portugal, Hanna passará cinco anos e sairá do curso como bailarina profissional.
Acesse a vaquinha aqui