Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/09/2021 06h24

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Homicídios de indígenas

A edição 2021 do Atlas da Violência mostra que a taxa de homicídios de indígenas cresceu 21,6% na última década. Entre 2009 e 2019, foram registrados 2.074 homicídios de pessoas indígenas, informa a publicação elaborada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Jones dos Santos Neves.

Os números apresentados pelo estudo foram obtidos principalmente a partir da análise dos dados do Sistema de Informações sobre a Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, em período anterior à pandemia de Covid-19.

O primeiro levantamento do Atlas da Violência sobre os assassinatos de indígenas mostrou que as taxas de homicídios indígenas aumentaram na última década ao contrário da taxa brasileira, que atingiu seu pico em 2017, com 31,6 por 100 mil, e caiu nos dois anos seguintes.

Segundo a pesquisa, a taxa de homicídios de indígenas saiu de 15 por 100 mil habitantes em 2009 para 18,3 por 100 mil em 2019. A taxa de homicídio para o Brasil era de 27,2 por 100 mil habitantes em 2009 e caiu para 21,7 por 100 mil em 2019.

Prorrogação de medidas na Bahia

O Governo do Estado prorrogou até o próximo dia 10 de setembro todas as medidas estabelecidas contra a pandemia do novo coronavírus da Covid-19.
A realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue suspensa em todo território do estado da Bahia. Estão autorizados apenas eventos e atividades com público de até 500 pessoas, como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

Nos municípios integrantes de Regiões de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 se mantiver superior a 50%, por cinco dias consecutivos, os eventos e atividades devem acontecer com público de até 100 pessoas. O decreto não estabelece restrição de locomoção noturna, medida que também não estava estabelecida na versão original do decreto.

Paralisação guardas civis de Salvador

Os guardas civis municipais de Salvador farão, nesta quarta-feira (1º), uma paralisação reivindicando a implantação de planos de cargos e salários. A ação está prevista para acontecer às 7h, na frente da sede do órgão, localizada na Avenida San Martin, no bairro de Fazenda Grande do Retiro.

A categoria, negando as declarações da prefeitura da capital baiana, indicam que há uma lei, a 13022/14, que exige a implantação do plano, além da convocação de novos concursados que já fizeram todos os procedimentos admissionais.

Maestro João Carlos Martins

Uma exposição no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, celebra a vida e a música do maestro João Carlos Martins. A mostra “João Carlos Martins: 80 Anos de Música”, em exibição até 26 de setembro, vai além da história de vida do renomado maestro e convida o público a conhecer mais de perto a influência da música em sua trajetória.

Para o curador e diretor artístico da mostra, Jorge Takla, a grande surpresa foi descobrir uma quantidade extraordinária de material no exterior sobre a carreira internacional do maestro.

O aceso à exposição pode ser feito de quarta a domingo, das 13h às 20h. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio pelo sistema Meu Sesi.

Potes e frascos de vidro

O Multicentro Carlos Gomes está arrecadando potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, que durante a pandemia da Covid-19 vem enfrentando dificuldade de manter o estoque.

As doações dos frascos podem ser feitas até o dia 10 de setembro, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h, na sede da unidade, na Rua Carlos Gomes, 270, Dois de Julho.

Somente os frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isso porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, em que é aquecido a 62,5º C por 30 minutos. Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

Hospital Cárdio Pulmonar

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), também conhecida como próstata aumentada, é o tumor não canceroso mais frequente entre os homens. A doença atinge mais de 50% dos homens acima de 60 anos e até 90% dos pacientes com mais de 80 anos, podendo acometer, também, o público masculino com faixa etária menor. Salvador é a única cidade do Norte, Nordeste e Centro Oeste a contar com hospital equipado para uso de uma técnica cirúrgica praticada pelos maiores centros médicos no mundo, sendo considerada o padrão ouro para tratamento de próstata grande, a Holmium Laser Enucleation Prostate (HoLEP). Os primeiros procedimentos foram realizados este mês, em quatro pacientes, todos com idade acima de 60, com alta médica um dia depois.

O equipamento para a realização de cirurgias com uso do Holmium Laser (HoLEP) foi adquirido, esse ano, pelo Hospital Cárdio Pulmonar, que há 44 anos atua entre os mais bem equipados centros médicos da capital baiana, com atendimento de alta complexidade nas áreas de cardiologia, pneumologia, neurologia, ortopedia, urologia, oncologia, entre outras especialidades.

Instagram

Com o objetivo de intensificar o controle e tornar a experiência dos jovens na plataforma mais segura, o Instagram passar a exigir que os usuários informem a data de nascimento. A medida permitirá que a rede desenvolva recursos de segurança voltados para proteger adolescentes de casos de abusos, ameaças e exploração sexual.

Até o momento, o preenchimento dessa informação é opcional, mas a ideia da plataforma é torna-lo obrigatório. A iniciativa deve impactar ainda nas políticas de publicidade da rede, já que menores de 18 anos não devem receber anúncios direcionados, e permitirá que as campanhas sejam veiculadas de maneira mais assertiva.

Melhor campanha institucional

Duas peças publicitárias promovidas pelo Governo da Bahia foram reconhecidas pelo Prêmio CAMP da Democracia, na categoria Melhor Campanha Institucional para Governo Federal ou Estadual. A campanha ‘Diversidade. Bahia, aqui é Respeito’, que estreou em março de 2019, ficou com o primeiro lugar, trazendo uma ampla e potente diversidade humana. A mensagem é de celebração dessa pluralidade como uma riqueza do estado.

campanha ‘Racismo é Crime’ ficou com o terceiro lugar. Lançado no marco do Novembro Negro, em 2019, o vídeo impactante confronta expressões racistas contra pessoas negras como se fossem tiros, e registra suas reações. Encerra com a mensagem ‘Todas as Vozes contra o Racismo. Todas as leis contra os racistas’.