Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

02/09/2021 06h30

Foto: Ascom - SDE

Apoio aos MEIs

O prazo para regularização das dívidas dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi prorrogado. Com a mudança, a data limite passou para 30 de setembro, de acordo com a Receita Federal.

Para regularizar a situação, o MEI poderá obter informação no Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

Em Salvador, os Microempreendedores Individuais podem ser atendidos nas unidades do Shopping Barra, Bela Vista, Cajazeiras e Comércio, além disso, já estão em funcionamento as unidades de Feira de Santana, Juazeiro e Jacobina. O atendimento é previamente agendado através do SAC virtual.

No dia oito de setembro, a SDE inaugura as unidades do SAE de Teixeira de Freitas e Jequié, e até o final do mês de setembro Irecê e Guanambi também ganharão unidades do serviço.

Fundação Mário Leal Ferreira

A biblioteca da Fundação Mário Leal Ferreira, situada no prédio da Secretaria de Infraestrutura, no Comércio, em Salvador, foi reaberta para pesquisas presenciais, mediante o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. O local está recebendo apenas uma pessoa por turno e o visitante precisa ter pesquisado primeiro se o material de interesse está disponível no acervo digital da instituição.

A maior parte do acervo pode ser encontrada no endereço eletrônico biblioteca.fmlf.salvador.ba.gov.br. Existe também a possibilidade de solicitar por e-mail o recebimento de algum exemplar, que ainda não esteja em formato digital. Nesse caso, a bibliotecária digitalizará o material e enviará por e-mail para o requerente.

O e-mail para a solicitação e também para o agendamento das visitas é [email protected]. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

6º Festival Internacional de Cinema LGBTI+

A partir desta quinta-feira (2), a plataforma Sesc Digital recebe o 6º Festival Internacional de Cinema LGBTI+. Até o dia 8 de setembro serão exibidos gratuitamente 20 filmes de 16 países, através do site sescsp.org.br/cinemalgbti.

O público brasileiro poderá assistir a 11 longas e 9 curtas-metragens, de diversas nacionalidades e idiomas, todos com legendas em português. A luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, a descoberta da própria identidade, a homofobia e transfobia, o amor entre idosos e a luta contra os convencionalismos sociais e culturais são alguns dos temas trazidos pela seleção de filmes deste ano.

Na programação, títulos premiados como "Pequena Garota", de Sébastien Lifshitz. Eleito Melhor Documentário Francês pelo Sindicato de Críticos de Cinema da França e indicado ao prêmio de Melhor Documentário, no Festival de Berlim, o filme acompanha a pequena Sasha, de 7 anos, que sempre soube que era uma garota, embora tenha nascido menino. Com o apoio da família, ela luta para fazer com que sua diferença seja compreendida e aceita.

Startup AfroSaúde

Fundada pelo dentista Arthur Lima, a startup AfroSaúde anuncia o lançamento de uma plataforma gratuita que conecta pacientes de todo o Brasil a profissionais negros das diversas áreas da saúde. A ferramenta conta com funcionalidades como agendamento de consultas e procedimentos para atendimento online ou presencial, receituário eletrônico, dentre outras.

A plataforma, que já possui cerca de 900 profissionais cadastrados em todo o Brasil, está disponível para aparelhos com sistema Android e na versão web, através do www.afrosaúde.com.br.

Nasa Space Apps Challenge

Realizado pelo quarto ano na capital baiana, o Nasa Space Apps Challenge está com inscrições abertas até o dia 17 de setembro, através do site www.spaceterra.org. Considerado o maior hackathon do mundo, a competição acontece entre os dias 1 e 3 de outubro e contará com 400 participantes selecionados, que apresentarão projetos nas áreas de sustentabilidade, saúde, entre outras.

Os dois primeiros colocados na etapa local competirão na final mundial e serão escolhidos pela Nasa. Para esta edição, a Nasa propõe 25 desafios, entre eles o desenvolvimento de um aplicativo que forneça avisos de risco do novo coronavírus, com base em dados ambientais e outras informações. A competição contará ainda com desafios relacionados a detecção de plásticos nos oceanos, lixo espacial, risco de deslizamentos de terra em comunidades rurais, entre outros.

Lista de bilionários da Forbes

Baiano de Salvador, o administrador de empresas José Caetano Paula de Lacerda, 58 anos, passou a fazer parte de seleta lista de bilionários da Forbes – conceituada revista norte-americana sobre economia e negócios. De acordo com a lista, José Caetano ocupa hoje a 235ª posição no ranking dos bilionários brasileiros, com um patrimônio da ordem de R$ 1,65 bilhão.

José Caetano é formado em Administração pela antiga Faculdade Trabuco, hoje Unifacs. É casado com Solange Montenegro, tem três filhas e mora no Rio. É ex-executivo da Odebrecht, e hoje o maior acionista individual do grupo GPS.

10 orientações para sobreviver à bandeira de escassez hídrica de crise elétrica:

  • Sempre que sair de casa tire os aparelhos que puder das tomadas, isso reduz o consumo e também evita o risco que eles queimem em caso de apagões, que podem sim acontecer;
  • Instale lâmpadas econômicas (Fluorescentes ou LED). Elas iluminam o dobro das lâmpadas clássicas (Incandescentes) e usam menos energia, além de que não é necessário trocá-las com tanta frequência. Mesmo assim, evite luzes acesas;
  • Descongele seu refrigerador regularmente e não fique abrindo-o toda hora. Essas medidas são importantes para que não consuma mais luz do que o necessário, já que é um dos aparelhos que mais a utiliza;
  • Evite secar roupas ou tecidos atrás da geladeira, pode parecer besteira, mas isso eleva em muito o consumo de energia desses aparelhos;
  • Caso tenha ar-condicionado, veja se este é adequado ao seu ambiente, caso contrário o consumo pode ser muito maior. Também se preocupe com as temperaturas no inverno não deve ir abaixo de 19 ° C e no verão, não deve subir acima de 24 ° C. Aparelhos de ar-condicionado é aquele que pode consumir mais luz sem que você perceba;
  • Utilize melhor a luz natural dos seus quartos. De dia, pode não ser necessário acender as luzes se você tiver grandes janelas em sua casa;
  • Limpe seus spots e lâmpadas regularmente. A poeira acumulada em sua superfície também pode fazer com que a luz emitida seja mais fraca, afetando a iluminação de sua casa;
  • Em geral, a melhor coisa é desconectar todos os aparelhos que você não está usando, porque até 11% da energia elétrica é consumida por eles mesmo se eles estiverem em Stand by;
  • Busque formas de aumentar a duração da bateria de aparelhos como smartphones e notebooks, evite manter eles constantemente conectados a pontos de energia;
  • Fuja de hábitos modernos como televisões ligadas enquanto usa outros aparelhos, é um gasto desnecessário que poucos se atentam.

Com essas dicas, sua conta de energia terá menor impacto no momento atual e o consumidor terá mais fôlego para lidar com altas que virão em outros itens, ou até mesmo poderá direcionar o dinheiro economizado a algum investimento.