Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/09/2021 06h25

Foto: Projeto Tamar - Divulgação

Encerrada parceria de 40 anos

A Petrobras e a Fundação Pró-Tamar (FPT) anunciaram na segunda-feira (6), o encerramento do contrato de patrocínio entre as partes, após uma parceria de quase 40 anos, alcançando resultados como a marca de mais de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas e devolvidas ao oceano. A decisão foi tomada pela Fundação Pró-Tamar, que está optando por outros modelos de parceria e de formas de financiamento.

A Fundação Pró-Tamar conseguiu desenvolver, com o apoio da Petrobras, desde 1982, suas atividades e se consolidou como uma iniciativa basilar na conservação de espécies marinhas no Brasil.

O trabalho das equipes da FPT visa à recuperação das populações de quatro espécies de tartarugas marinhas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro, além da tartaruga-verde em Fernando de Noronha (PE) e Trindade (ES).

Retomada de vacinação

A vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta quarta-feira (8). A aplicação das três doses estava suspensa desde segunda-feira (6) em razão do feriado da Independência do Brasil, neste dia 7.

A primeira dose será para pessoas de 17 anos ou mais; gestantes e puérperas a partir dos 12 anos; e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Haverá também aplicação da segunda dose para aqueles que receberam o imunizante Coronavac e estão com data de retorno marcada até o dia 8 de setembro, além de Oxford e Pfizer para aqueles com retorno até 27 de setembro.

Por fim, as pessoas de 80 anos ou mais que tomaram 2ª dose até o dia 17 de março podem comparecer aos postos para garantir sua terceira dose.

Canadá reabre fronteiras para brasileiros

O Canadá reabriu, a partir da terça-feira (7), suas fronteiras para brasileiros totalmente imunizados contra covid-19. Além do comprovante de vacinação, os visitantes devem apresentar o visto para o país, um teste PCR negativo ou molecular para Covid-19, feito até 72h antes do embarque, além de responder um questionário no app ArriveCan. Os imunizantes contra covid-19 aceitos no Canadá são os da Oxford/AstraZeneca, Janssen, Pfizer/BioNTech e Moderna.

Inglês gratuito English4DailyLife

As estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino podem se inscrever no minicurso de Inglês gratuito English4DailyLife. Trata-se de um projeto dedicado ao público feminino, que busca desenvolver o aprendizado da língua inglesa através de encontros on-line.

Para participar do minicurso, a estudante interessada deve possuir, no mínimo, noções básicas de Inglês. A inscrição pode ser feita neste endereço. A atividade será iniciada no próximo sábado (11), por meio da plataforma Canvas Network.

O minicurso é promovido pelas professoras e ex-intercambistas Brasil-Estados Unidos, Renata Maria Rebouças e Andiara Nascimento, que lecionam, respectivamente, nos colégios estaduais Doutor João Pedro dos Santos e Alaor Coutinho. A inciativa é realizada em parceria com a Brasil-United States-Brazil Exchange Alumni (USBEA).

Concurso público no Ibama

O Ministério da Economia autorizou a realização de concurso público com 568 vagas para o quadro de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entre as vagas disponibilizadas, 432 são de técnico ambiental, para candidatos de nível médio, além de 96 para analista ambiental e 40 para analista administrativo, ambas para candidatos de nível superior.

A responsabilidade pela realização do concurso será do diretor-presidente do Ibama, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.

Farol de Itapuã completa 148 anos

Considerado um dos principais cartões postais de Salvador, o Farol de Itapuã completa 148 anos nesta terça-feira (7). A pedido do Barão de Cotegipe, a torre de ferro fundido foi desenhada pelo engenheiro Zózimo Barroso e é um dos cinco faróis mais antigos da Bahia.

Originalmente, sua função era orientar as embarcações e evitar acidentes causados pelo grande número de rochas e bancos de areia na região. Com 21 metros de altura, a torre hoje também adquiriu uma importância estética, se tornando um verdadeiro ícone da capital baiana.

Descontos na rede de farmácias Drogasil

A rede de farmácias Drogasil está concedendo abatimentos especiais nas lojas da rede em Salvador, região metropolitana (RMS) e no interior do Estado. 

Os descontos são de 40% para medicamentos genéricos tarjados; 22% em medicamentos de marca tarjados; e 5% para os produtos não tarjados. 

A oferta é válida para servidores estaduais, beneficiários do Planserv, funcionários do Ministério Público da Bahia (MP-BA), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

Ter acesso ao benefício é simples: basta apresentar, no ato da compra, o número de matrícula e contracheque atual. Usuários do RH Bahia devem informar a matrícula sem o último dígito, já os beneficiários do Planserv devem apresentar a carteira virtual.

Para ter abatimento nas compras pelo site (drogasil.com.br), compareça a uma loja física e faça o seu cadastro. Após o cadastro, ative também os descontos no site da Drogasil. No campo cartão, digite a sua matricula funcional. Os descontos serão aplicados automaticamente após a ativação.

Oficinas do MAM-Bahia

As inscrições para a 2ª Etapa 2021 das Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) serão abertas a partir desta quarta-feira (08). A primeira etapa atraiu mais de 1 mil interessados (um recorde) e começou em 6 de julho.

As Oficinas do MAM-Bahia acontecem em formato híbrido: online e algumas atividades presenciais, a depender da programação de cada artista que ministra as aulas. Os interessados em se inscrever devem consultar o site www.oficinasdomam.com.br para verificar se as fichas de cadastro digital já estarão disponíveis nessa data.

Na 2ª Etapa 2021 das Oficinas do MAM-Bahia estão sendo promovidos gratuitamente cursos de diferentes linguagens artísticas ministradas por artistas como J. Cunha (desenho, cenografia e pintura) e Maxim Malhado (processos de criação e instalação artística), entre outros.

As aulas começarão a partir de 28 de setembro até 17 de dezembro. Os quatro cursos são voltados para artistas, estudantes de arte ou pessoas que desejam experimentar o fazer artístico contemporâneo.

Cibercrimes

Um levantamento da empresa de cibersegurança Kaspersky aponta que o Brasil teve um aumento de 23% nos casos de cibercrimes nos primeiros oito meses de 2021 em comparação ao mesmo período no ano anterior.

Os números da empresa registraram que os golpistas brasileiros são responsáveis por 481 milhões de tentativas de infecção com os 20 malwares mais populares - o que equivale a 1.395 tentativas por minuto.

Os dados, divulgado no Fórum Konferencia@Casa 2021 da Kaspersky, mostram que o país acompanha a tendência da região. O levantamento, liderada pelo equipe de Pesquisa e Análise da empresa na América Latina, aponta que o Brasil está em primeiro como perpetrador dos ataques, seguido pelo México (299 bloqueios/min), Peru (96 bloqueios/min), Equador (89 bloqueios/min) e Colômbia (87 bloqueios/min).