Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/09/2021 06h27

Foto: Divulgação

Novo medicamento contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma autorização temporária de uso emergencial do medicamento Sotrovimabe contra a Covid-19, em caráter experimental.

Segundo nota da agência, o medicamento da empresa GlaxoSmithKline (GSK) Brasil é o quinto a ser autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19, e o quarto em uso emergencial.

O remédio já conta com autorização para uso emergencial ou temporário das agências reguladoras dos Estados Unidos e do Canadá, enquanto a autoridade sanitária europeia emitiu parecer científico apoiando o uso do Sotrovimabe como uma opção de tratamento para a Covid-19.

100 mil pessoas não se vacinaram na Bahia

Cerca de 100 mil pessoas acima dos 17 anos ainda não foram se vacinar contra a covid-19 na capital baiana. De acordo com o prefeito Bruno Reis, 84 mil adultos estão com a primeira dose atrasada e 15 mil adolescentes ainda não procuraram um posto de saúde para receber o imunizante. Além disso, cerca de 101 mil pessoas com idade igual ou superior a 18 anos não voltaram para tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal e 15 mil idosos acima de 80 anos não retornaram para tomar a terceira dose.

Denatran vira secretaria

O Governo Federal publicou o decreto elevando o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) à categoria de Secretaria Nacional de Trânsito.

O Denatran é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, com autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro.

Com a criação da Secretaria Nacional de Trânsito (SNT), o Ministério da Infraestrutura fica com cinco secretarias: Aviação Civil;  Portos e Transportes Aquaviários; Transportes Terrestres; e  Fomento, Planejamento e Parcerias.

Passam a fazer parte da SNT o Departamento de Gestão da Política de Trânsito, o Departamento de Segurança no Trânsito e o Departamento de Regulação e Fiscalização.

Z6 Náutica Conceito

Com o objetivo de oferecer uma experiência completa aos praticantes de esportes náuticos, os empresários Wallace Hamilton Wicks e Agatha Wicks inauguram nesta quinta-feira (9), na Bahia Marina, a Z6 Náutica Conceito, uma loja focada em produtos e serviços do setor, seja para o velejador, o dono de lancha, o praticante de remo ou Stand Up. 

A inauguração, para convidados, acontecerá ao som do DJ Santz. Na ocasião, o navegador Aleixo Belov também estará autografando todos os seus livros, que retratam suas voltas ao mundo a bordo de um veleiro, e estão disponíveis na loja.

Além de contar com suprimentos para quem pratica esportes náuticos e para quem tem embarcações, como óculos de mergulho e camisas UV,  a loja também disponibiliza itens de hidráulica, iluminação, ancoragem, salvatagem, reparo de barcos e decoração náutica e todo suporte de prestação de serviços, como pintura de embarcações e manutenção de motores. No local, também é possível alugar veleiros e lanchas para passeios na Baía de Todos os Santos.

SAC da capital alteram o horário

Os postos SAC da capital alteram o horário de funcionamento a partir desta quarta-feira (8). As unidades Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima, Pernambués e Pituaçu atendem das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. O SAC Liberdade abre das 10h às 18h, e o posto de Periperi, das 8h às 17h, ambos de segunda a sexta-feira.

O atendimento na Rede SAC é 100% agendado por meio do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Centro Histórico em Ação – Diálogos

Realizado pelo Instituto ACM e pela Associação do Centro Histórico de Salvador, o encontro virtual “Uma Conversa com a Comunidade” vai debater os desafios da ocupação urbana e de moradia no Centro Histórico de Salvador nesta quinta-feira (9), às 17h, com transmissão através do Youtube.

O evento contará com as participações de Jussara Santana, moradora do Pelourinho e coordenadora da Associação Cultural Aspiral do Reggae; Maura Cristina, militante do movimento de mulheres negras da Bahia, integrante da Articulação Centro Antigo Salvador e coordenadora estadual do Movimento Sem Teto da Bahia; Pró Gecilda, educadora e presidente da Associação de Moradores; e Vivian Caroline, cofundadora da banda e projeto social Didá e atual assessora especial na Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia.

O encontro virtual faz parte do projeto “Centro Histórico em Ação – Diálogos” e terá outras edições nos dias 16, 23 e 30 de setembro.

Carteira de Habilitação vencida em 2020

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) alerta aos condutores com a Carteira de Habilitação (CNH) vencida em 2020 que está em vigor, na Bahia, a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinou novos prazos para a renovação. As carteiras vencidas desde 1° de fevereiro de 2020 constam na tabela com os novos prazos, divulgada pelo órgão no mês de julho.

A portaria 230 do Contran estabeleceu que os portadores de CNH e de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas em março, abril e maio de 2020 têm até dia 30 de setembro deste ano para renovar suas habilitações. As vencidas em junho, julho e agosto do ano passado têm até dia 31 de outubro e assim sucessivamente, conforme a tabela que pode ser encontrada no site do Detran-BA.

É importante lembrar que quem teve a CNH vencida em fevereiro de 2020, e continua dirigindo, está cometendo infração gravíssima. As penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro incluem desde a perda de 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47, até retenção do veículo. Para regularizar a situação, é preciso agendar o serviço por meio do portal ou aplicativo SAC Digital.

Grand Prix Senai de Inovação

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Grand Prix Senai de Inovação, competição gratuita em que estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, de qualificação e de aprendizagem, tecnólogos e universitários têm até 72 horas para pensarem soluções para desafios da indústria, propostos por empresas parceiras.

Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a competição deste ano será via online, envolvendo projetos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação. Nela, times formados por grupos de três a cinco pessoas com idade a partir de 16 anos deverão criar, desenvolver e prototipar sua ideia.

As inscrições poderão ser feitas até 13 de outubro na página do GP.