Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/09/2021 06h30

Foto: Divulgação

Exposição 17 ODS para um Mundo Melhor

A Praça Visconde de Cairu, no Comércio, em Salvador, recebe a partir desta segunda-feira (13) e segue até 12 de outubro a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A exposição gratuita chega a capital baiana depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e conta com 18 esculturas de globos terrestres ilustrados por artistas convidados.

O número total das obras expostas representa os 17 objetivos, e uma escultura de globo extra será ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça que vai representar o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Menelaw vai finalizar a pintura da obra na abertura da exposição, em uma live painting transmitida pelo perfil @17odsparaummundomelhor, no Instagram.

Sesc completa 75 anos

Em setembro, o Sesc completa 75 anos e para celebrar a data a instituição realizará um evento especial on-line e aberto ao público nesta segunda-feira (13), às 19h, no canal YouTube do Sesc Brasil. A ocasião contará com um show do artista pernambucano Alceu Valença, que também comemorou seus 75 anos de idade em julho deste ano. A terá apresentações da Orquestra Maré do Amanhã, que ensina música clássica a crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e do Coral Jovem do Sesc em Minas Gerais.

Outro ponto alto do evento ficará a cargo da apresentação do poeta Bráulio Bessa, que compôs um poema exclusivo para o Sesc, inspirado nas mais de sete décadas de trajetória, transformação e serviços da instituição à sociedade.

Desde a sua inauguração, em 1946, o Sesc carrega o propósito de oferecer bem-estar aos trabalhadores do comércio e as suas famílias, missão essa que se expandiu para toda a sociedade, proporcionando, diariamente, o acesso de milhares de pessoas à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência. São 555 unidades fixas e 152 móveis presentes em todos os estados e no Distrito Federal.

Eventos com até mil pessoas

O governo autorizou em toda a Bahia, até o próximo dia 21 de setembro, a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas. Estão permitidas cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, além do funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e teatros. Os museus, parques de exposições e afins poderão funcionar garantindo o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, sendo proibida a realização de excursões.

Fica autorizado também o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação máxima de 75% da capacidade do local.

Concurso para o Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai abrir concurso para o preenchimento de 568 cargos, sendo 96 de Analista Ambiental, 40 de Analista Administrativo e 432 de Técnico Ambiental, da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

O novo concurso irá ampliar o efetivo existente no Ibama atualmente, principalmente, nas áreas que compõem a Amazônia Legal, ampliando o poder fiscalizatório e a capacidade de realizar ações relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e, em especial, à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, cujo papel é imprescindível na manutenção de serviços ecológicos e proteção da biodiversidade, o que torna imprescindível a complementação da força de trabalho no efetivo do bioma Amazônia

Saúde da mulher e Ayurveda

Acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro próximo, o início do Curso de Ginecologia Natural, Saúde da Mulher e Ayurveda, promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador - Bahia), em parceria com o Ayurveda Bahia. 

Será um curso telepresencial ao vivo, sob a condução da  Profa. Swati Mohite - ginecologista e obstetra ayurvedica e de Dra Sonali Shinde, médica especializada em panchakarma e saúde da mulher. Abordará o cuidado preventivo com o sistema reprodutor feminino desde a menarca até a menopausa, de uma forma sistêmica e holística, através de mudanças no estilo de vida, alimentação natural, rotina diária e sazonal e uso de fitoterápicos.

É uma jornada de resgate aos saberes ancestrais, de empoderamento e de autonomia. Informações: 71-99950-9944 ou pelo e-mail: [email protected]

WhatsApp

O WhatsApp anunciou que deixará de funcionar em modelos mais antigos de smartphones. A partir do dia 1º de novembro, o aplicativo estará disponível apenas para sistemas operacionais iOs 10 e suas versões posteriores e para sistema Android 4.1 Jelly Bean e versões posteriores.

De acordo com a plataforma, a decisão visa oferecer uma melhor experiência e mais segurança aos usuários, visto que determinadas versões de sistema operacional executam softwares antigos que não recebem mais atualizações de segurança.

V Fórum Nacional do Comércio

Nos dias 28 e 29 de setembro, Brasília vai abrigar o maior encontro do varejo do Brasil. Trata-se do V Fórum Nacional do Comércio, organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e que vai reunir formadores de opinião, empresários, dirigentes, políticos e especialistas do mercado para debater os desafios e expectativas para o setor no pós-pandemia.

O evento, que é realizado a cada dois anos pela CNDL, dará espaço para autoridades políticas e especialista do mercado traçarem o cenário que se abre no país com o avanço da vacinação, as pautas em tramitação no Congresso e que ainda serão apresentadas pelo poder Executivo.

Com o tema ‘Transformações: política e comércio no pós-pandemia”, o evento acontecerá em um formato híbrido: online, com transmissão ao vivo nas redes sociais da CNDL; e presencial, para um público restrito, no Ballroom do Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF), onde serão adotados todos os protocolos de saúde e segurança.

Faculdade Santa Casa promoverá curso

“História de Salvador e seu Patrimônio Artístico e Cultural” é o nome do curso livre que a Faculdade Santa Casa, em parceria com o Museu da Misericórdia, realizará a partir do dia 23.  O arquiteto Francisco Senna ministrará o Módulo I, sobre a capital baiana, o historiador Álvaro Dantas discorrerá sobre sociedade e cultura no Módulo II e as museólogas Osvaldina Cezar e Simone Trindade tratarão sobre os hábitos e costumes da população no Módulo III.

O curso, que terá visitas guiadas ao Centro de Memórias Jorge Calmon, na Pupuleira, e ao Circuito Cultural de Cemitério do Campo Santo, tem duração de 42 horas e é voltado para arquitetos, historiadores, museólogos, arqueólogos, bibliotecários, arquivistas, educadores, artistas visuais, turismólogos, profissionais do receptivo turístico e pessoas com interesses no tema. Todos os alunos terão direito a um certificado de participação e quem quiser pode optar por cursar módulos individuais.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas através do link bit.ly/InscricaoFaculMuseu. Estudantes e pessoas com deficiência pagam metade do valor. Mais informações no telefone (71) 2203-9850. O investimento é de investimento R$ 600 à vista ou 3x de R$ 220.