Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/09/2021 06h32

Foto: Divulgação

I Semana da Catarata

O Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba) vai promover, entre esta terça-feira (14) e sábado (18), a I Semana da Catarata, em Salvador. Com apoio do governo federal, a estratégia é voltada para idosos, que poderão realizar gratuitamente avaliação oftalmológica e exames, além de ter agendamento imediato para possíveis cirurgias.

De acordo com o instituto, a ação tem como principal objetivo o diagnóstico de catarata, doença passível de ser inteiramente curada quando tratada adequadamente. Os atendimentos gratuitos ocorrem por custeio do SUS (Sistema Único de Saúde), financiado pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, serão 100 atendimentos diários. Ao longo dos cinco dias, a expectativa é de que 341 cirurgias para Correção da Catarata sejam agendadas.

Além da avaliação médica, a ação propõe ainda a realização dos exames e o agendamento imediato de cirurgias, no caso de ser identificada a necessidade do procedimento operatório – também sem custos ao paciente.

Os interessados devem comparecer à clínica nos dias da ação. Dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone (71) 3015-1536.

Semana de Tecnologia Metroferroviária

A 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), evento promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), é realizado desta terça-feira (14) a 17 de setembro, no formato totalmente online. Reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, nesta edição tem como tema “Trilhos para um futuro sustentável” e debaterá a atual realidade e as expectativas para o setor.

A STMF, este ano, contará com mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates. Em seus quatro dias, o congresso também contará com estandes virtuais dentro da Metroferr Lounge Experience 2021. A STMF está formatada para alcançar todo o público do Brasil e do Exterior e a expectativa é chegar a 3 mil participantes, o que seria um recorde para o evento.

Exames de sangue para detectar mais de 50 tipos de câncer

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido iniciou o maior teste do mundo com exames de sangue que pode ser usado para detectar mais de 50 tipos de câncer antes que os sintomas apareçam.

O teste de Galleri, da empresa americana de biotecnologia Grail Inc., examina o DNA no sangue do paciente para determinar se algum vem de celular cancerosas.

O NHS informou que deseja recrutar 140 mil voluntários na Inglaterra para ver se o teste funcionou bem como parte de um ensaio clínico randomizado. 

Novo site MP

O Ministério Público da Bahia lançou um novo site para prestar atendimento à população. O portal de serviços pode ser acessado no endereço atendimento.mpba.mp.br . O objetivo do lançamento do site é agilizar e oferecer maior acessibilidade aos serviços do MP direcionados à população baiana. É possível acessar o portal pelo computador, celular, tablet ou notebook.

O site também oferece linguagem em libras, para facilitar o acesso de deficientes auditivos visuais, além de disponibilizar os números de telefones e áreas que são mais acessadas pelos cidadãos.

No endereço virtual, será possível fazer uma denúncia, descrever os fatos e ainda anexar arquivos de fotos e vídeos. Quem fizer denúncias pode também escolher a área de atuação mais apropriada para a resolução do problema. As denúncias são classificadas em identificada, sigilosa e anônima.

Projeto Pet Friendly

O Museu de Arte da Bahia (MAM) iniciou neste mês de setembro o projeto “Pet Friendly", que permite acesso controlado de animais de estimação com os donos. ‘Pet Friendly’ é uma expressão em inglês usada em todo mundo para sinalizar lugares onde os animais domésticos são bem-vindos e aceitos.

Existem regras para o acesso. Cães e gatos são permitidos desde que adestrados e com suas coleiras e guias/correias para o controle dos seus donos. Já animais de grande porte, como das raças pit bull e rottweiler, dentre outras, só são aceitos com guias e focinheiras de segurança e a responsabilidade legal dos donos. Pets em espaços expositivos internos (Capela e Casarão) só serão aceitos se forem cães-guias treinados para deficientes visuais. “A Lei n°11.126/2005 fornece direito ao portador de deficiência visual permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhados de cães-guias”, acrescenta a coordenadora.

Censo das baianas de acarajé

A pesquisa-base para o desenvolvimento do censo das baianas de acarajé, mingau, receptivo e similares em Salvador já ouviu uma média de 60% do total previsto para a conclusão do levantamento. A ação em campo teve início no último dia 2 e reúne 22 pesquisadores atuando nos bairros e na orla.

O levantamento tem o objetivo de identificar e mapear as baianas de Salvador e das ilhas, levantando as dificuldades e necessidades destas profissionais a fim de melhorar os pontos de venda nas ruas, garantindo mais ganhos financeiros e contribuindo para a melhoria do turismo na capital.

Com início no último dia 2, o prazo para a conclusão da pesquisa é de 45 dias e, a partir de então, todas as baianas serão treinadas e receberão kits padronizados para a melhoria das suas vendas. O censo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador.

Mortes de defensores ambientais e da terra

Sete entre os 10 países com o maior número de assassinatos de ativistas ambientais em 2020 estão na América Latina. No Brasil — 4º na lista do planeta e 3º na América Latina —, foram 20 mortos, sendo que metade deles integram os povos tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Os dados são de relatório da organização internacional "Global Witness". No mundo, foram 227 pessoas assassinadas que estavam ligadas a questões ambientais e direitos da terra no ano passado. No documento anterior, referente a 2019, o número era menor: 212 vítimas.

No Peru e no Brasil, mais de 70% dos assassinatos relacionados à defesa do meio ambiente e da terra ocorreram na região amazônica. Foram 20 brasileiros, sendo oito indígenas e dois ribeirinhos. As causas: disputa de terra, defesa da reforma agrária, combate à exploração madeireira e mineração ilegais, agronegócio, proteção da água e barragens.

Fundação Hemoba

Após decreto municipal de flexibilização dos horários de funcionamento dos shoppings durante a fase verde de retomada do comércio na capital, os postos de coleta da Fundação Hemoba nos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping passam a atender os doadores de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, com pausa de uma hora para o almoço.

Para incentivar as doações voluntárias, o Hospital Geral Roberto Santos receberá, a partir desta terça-feira (14), o Hemóvel em suas instalações. O ônibus de coleta, que vai ficar estacionado em frente ao Auditório Central da instituição até sexta-feira (17), fará coleta de sangue e cadastro de medula óssea sempre das 8h às 17h.

Uso de máscara em Portugal

Com 80% da população vacinada contra a covid-19, Portugal retira a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. O item teve seu uso determinado por lei no país em 28 de outubro do ano passado e agora, com a pandemia mais controlada, a Direção-Geral da Saúde irá readequar as orientações, mantendo a recomendação do uso das máscaras em situações específicas, como situações clínicas particulares, possíveis aglomerações ou outros contextos específicos.

A máscara segue sendo obrigatória dentro dos transportes coletivos, órgãos públicos, supermercados, centros comerciais, lojas, cabeleireiros e restaurantes. Nas escolas, o uso é obrigatório para educadores e estudantes a partir dos 10 anos de idade.