Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/09/2021 06h24

Foto: Ilustrativa

Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro, mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. O principal objetivo dessa celebração é a conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar a sua destruição.

camada de ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude. É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Sem ela, provavelmente não existiria vida.

Pesquisadores têm observado que essa camada tem sido progressivamente destruída graças à ação dos homens. Ela é afetada pela emissão de várias substâncias, tais como os óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a perda de 1% da camada de ozônio é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 mil novos casos de câncer de pele. Além desse problema, o excesso de raios ultravioletas também é responsável por atacar o sistema imunológico e desencadear o envelhecimento precoce e problemas de visão.

Caminhada da Saúde Mental

Para marcar o Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), promove a Caminhada da Saúde Mental. O evento acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 17h, no Caminho das Árvores, saindo da Praça dos Eucaliptos.

A campanha 2021 vem com o slogan “Você não está sozinho”, contando com a participação dos colaboradores da secretaria e da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel).

Os participantes receberão uma garrafa de água mineral com o logotipo do evento, além de informativos para alertar sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos. A participação é gratuita e respeitará todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Luiza Helena Trajano

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, é a única brasileira presente na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time.

Luiza está entre os destaques da categoria "Titãs", com profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Ao seu lado estão nomes como a ginasta americana Simone Biles, a autora Shonda Rimes, o jogador de futebol americano Tom Brady e o presidente-executivo da Apple, Tim Cook.

Luiza é também a líder do grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 95 mil participantes no Brasil e no exterior, para lutar por políticas públicas e de negócios focadas em direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade.

Entre os diários e os jornais

O escritor Edgar Abbehusen e a jornalista Malu Fontes se encontram nesta quarta-feira (15), às 18h, na live ‘Entre os diários e os jornais: como ler o mundo de maneiras diferentes sendo a mesma pessoa’. O encontro acontecerá nos perfis @maluzes @edgardabbehusen e também apresentará o conteúdo do curso online que Malu irá promover, a partir do dia 23 de setembro, para investigar fenômenos sócio-políticos, econômicos, históricos e culturais que transformaram o Brasil e o mundo nas últimas décadas. Batizado de ‘ O filme do mundo: legendando as últimas temporadas’, o curso é uma realização do Estúdio Varal710 e as inscrições podem ser feitas através do @varal710 e deste link.

Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova

Após atender 2.840 pacientes diagnosticados com covid-19, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, foi desmobilizado. A unidade funcionou nos períodos de 7 de junho a 16 de outubro de 2020 e de 4 de março a 6 de setembro de 2021.

Com a desmobilização do hospital, que chegou a contar com 200 leitos, os equipamentos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Secretaria da Saúde do Estado. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. Além do equipamento, a rede de gases também será mantida.

Atualmente, a Bahia conta com 905 leitos de UTI adulto e 897 leitos de enfermaria adulto destinados para o atendimento de pacientes com diagnóstico de Covid-19. Esses números já chegaram a 1624 leitos de UTI adulto e 1835 leitos clínicos. 

Imposição talibã do uso da burca

"Não toquem nas minhas roupas" é o slogan da campanha que está se tornando viral nas redes sociais contra a imposição talibã do uso da burca. As mulheres publicam uma fotografia vestidas com roupas coloridas, explicando que esses vestidos é que são os trajes tradicionais afegãos.

A roupa tradicional afegã para mulheres inclui vestidos esvoaçantes coloridos que cobrem os tornozelos e pode também ter lenços cobrindo os cabelos.

É com esse estilo que as mulheres afegãs, em todo o mundo, se associaram a uma campanha online contra o uso da burca restaurada pelos talibãs.

O protesto na internet usa a linguagem das redes sociais, com hashtags e de seguida DoNotTouchMyClothes (NãoToquemNasMinhasRoupas).

Há 20 anos, a burca conservadora foi imposta pelos talibãs durante esse período. Esse código de vestuário está de volta com a nova fase política do país.

Trancoso Running

Confirmada para o dia 14 de novembro, a Trancoso Running está com inscrições abertas, na loja Track & Field do Iguatemi, em São Paulo. A prova contará com 700 vagas para as distâncias de 5,10 e 21 quilômetros. Um campo de golfe, um pequeno trecho de asfalto de acesso a aeroporto particular, mata verde, praias, falésias, manguezais, seringal, pontes e trilhas fazem parte do cenário das três distâncias do evento.

A prova de 21 km terá sua concentração e largada no Teatro L´Occitane, enquanto a linha de partida dos percursos de 5 e 10 quilômetros estará no Quadrado, no centro histórico e um dos cartões postais do distrito de Trancoso (BA). As inscrições estarão disponíveis no aplicativo TF Sports.

Centenários japoneses

O Japão conta com 86.510 pessoas com idade igual ou superior a 100 anos, um novo recorde, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde japonês. Número de centenários quintuplicou no país desde 2000.

As mulheres continuam a ser a esmagadora maioria das pessoas centenárias, representando 88% do total (76.450 pessoas), mais 5.475 que no ano anterior.

Os homens com idade igual ou superior a 100 anos ultrapassaram pela primeira vez os 10 mil, com um total de 10.060, aumento de 585 indivíduos em relação a 2020.

O número de pessoas que chegam aos 100 anos ou mais no Japão tem crescido de forma significativa nas últimas cinco décadas, aumento que especialistas atribuem ao desenvolvimento de tecnologias e tratamentos médicos.

A japonesa Kane Tanaka, com 118 anos, é hoje a mulher mais velha do país, tendo sido reconhecida como a mais velha do mundo pela associação norte-americana Gerontology Research Group (GRG). Por sua vez, o homem mais velho do Japão é Mikizo Ueda, com 111 anos.