18/09/2021 06h30
Foto: Divulgação
Títulos cancelados
Na Bahia, 1.576.023 eleitores estão com títulos cancelados. Em Salvador, são 258.265 documentos. Os títulos suspensos são os de quem não votou nem justificou a ausência por três eleições seguidas ou deixou de comparecer à revisão eleitoral no município em que vota. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra ao cidadão que a regularização dos títulos é imprescindível para garantir o voto em 2022. O prazo para regularização é 4 de maio de 2022, data em que cadastro eleitoral será fechado
Além de impedir o exercício da democracia pelo voto, o cancelamento do título impede o eleitor de ser empossado em concursos públicos, obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo.
Por conta da pandemia de Covid-19, o atendimento no TRE-BA está sendo realizado, preferencialmente, de forma online.
Gincana beneficente
A ONG Pérolas de Cristo precisa de ajuda e a criatividade é um caminho para ajudar a melhorar a estrutura da organização, que trabalha acolhendo crianças e adolescentes que vivem em situação de risco no Subúrbio Ferroviário de Salvador: uma gincana beneficente. A ONG conseguiu apoio da Casa Carvalho Arquitetura, que dará, entre os prêmios oferecidos aos vencedores, vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo que participarem do projeto.
Com inscrições gratuitas, os estudantes interessados em participar da ação-gincana, deverão se inscrever de forma individual ou formando grupos de até quatro pessoas. Para participar, os universitários deverão enviar um projeto arquitetônico, com foco na recuperação da biblioteca do Lar Pérolas de Cristo, para o e-mail [email protected], do até o dia 24 de setembro (próxima sexta).
A reforma da biblioteca começará entre os dias 1 e 3 de outubro e a entrega é prevista para o dia 12 de outubro, data que marca o Dia das Crianças.
Espaço Itaú de Cinema
Os empresários Adhemar Oliveira e Claudio Marques, atuais sócios do cinema Glauber Rocha, darão continuidade à operação, depois de acordo com o Espaço Itaú de Cinema, que vai ceder todos os atuais equipamentos e instalações.
O cinema passará a operar sem o nome Espaço Itaú de Cinema e permanecerá fechado para a mudança da comunicação visual e outros ajustes necessários, mas terá a sua reabertura o mais breve possível.
A programação e os eventos seguirão a busca de diversidade, característica principal de todo o trabalho desenvolvido pelo cinema, dando visibilidade a todos os tipos de filmes, com destaque ao cinema brasileiro. Os projetos especiais, formadores de plateia, como o Clube do Professor e Escola no Cinema, também terão continuidade.
Chegando a primavera
Com o tema “Chegando a primavera”, o sócio e gestor da Barbearia Barber Dado Duarte e influenciador digital Jerônimo Júnior, mais conhecido como Jerow, reunirá convidados para uma feijoada beneficente no domingo (19).
O evento que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária terá a Banda êaJack, Jamerson Mateus, DJ Bruno Costa e DJ Vinny como atrações musicais. O buffet será assinado pela Chef Jéssica dos Anjos, conhecida por cozinhar em grandes eventos de artistas e influenciadores digitais.
O evento exclusivo para convidados, empresários, patrocinadores, imprensa e formadores de opinião, terá oito horas de duração. Os padrinhos do evento também estão engajados, o empresário Dado Duarte, a Influencer Digital Andréa Ribeiro, a Bel Cosméticos, o Picolé da Lapa e o empresário FJ Veículos estarão recepcionando os convidados fortalecendo a conexão e a importância do fazer o bem.
Teatro Molière da Aliança Francesa
O espetáculo Quixeramobim, novo solo do ator baiano Ricardo Castro, marca a reabertura do Teatro Molière da Aliança Francesa, localizado na Ladeira da Barra. Mediante o cumprimento dos protocolos sanitários necessários, a montagem estreia a temporada neste sábado (18), às 17h, e segue em cartaz até o dia 30 de outubro.
Com elementos poéticos, dramáticos e sociais, a peça conta a história de amor de um pai por sua filha, cuja vida é povoada por grandes e icônicas personalidades nordestinas.
Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions
A mistura do violino com o cavaquinho vai dar um samba diferente no segundo concerto da série "Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions". Diogo Nogueira é o convidado da vez, numa apresentação inédita, neste sábado (18), às 20h30, transmitida pelo YouTube da Orquestra e também pelos canais 500 e 530 (Like), da Claro TV. A abertura conta a presença da convidada especial, a soprano Marília Vargas, que se apresenta junto aos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto.
Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o repertório é uma homenagem especial a grandes nomes do samba e da música popular brasileira como Adoniran Barbosa, Cazuza, Gonzaguinha, Ivan Lins, dentre outros. O concerto foi gravado em um cenário de tirar o fôlego, na Joatinga, com vista para a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.
Suicídio na Bahia
Os homens foram 82,6% das vítimas de suicídio na Bahia em 2020, de acordo com dados publicados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
A tendência identificada é de que esse é um fenômeno em expansão no estado, que é o 23º entre todas as 27 unidades da federação. Na análise por faixa etária, adultos (entre 30 e 59 anos) são o grupo mais suscetível a cometer esse tipo de violência. Eles respondiam por pouco mais da metade dos casos (54,0%), seguido dos jovens (de 20 a 29 anos) com 18,8% e dos idosos (acima de 60 anos de idade), com 18,4% no total de vítimas. No que se refere aos aspectos situacionais, o domicílio continua sendo o principal espaço para o cometimento desse tipo de violência: 59,7%.
Conforme já observado em outros anos, os enforcamentos ainda constituem o principal método que as vítimas utilizam para dar fim ao seu sofrimento psicológico. Na Bahia, eles representaram 71,3% dos casos em 2020, seguidos da intoxicação por substâncias tóxicas (10,7%), armas de fogo (7,5%) e outras causas, que concentravam 10,4% dos casos.