01/10/2021 06h29
Foto: Divulgação
Trabalhadores em condição análoga à escravidão
53 trabalhadores em condição análoga à escravidão foram resgatados em Xique-Xique, região norte da Bahia. Segundo os auditores-fiscais do trabalho, essas pessoas trabalhavam na extração de folhas de pó da carnaúba. Os trabalhadores viviam sob condições subumanas e estavam alojados em galpões e casas inacabadas. Em um dos alojamentos não existia nem cobertura e nem proteção lateral.
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), os alimentos eram guardados em sacos deixados diretamente no chão e as refeições eram preparadas sobre tijolos de forma improvisada sem nenhuma segurança.
De acordo com o MPT, os empregadores firmaram um Termo de Ajuste de Conduta se comprometendo a pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores, calculadas em R$ 170 mil, e a indenizar a sociedade em R$ 210 mil.
Bahia ultrapassa 10 milhões de vacinados com 1ª. dose
Nas últimas 24 horas, foram registrados 555 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 534 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (30) também registra 8 óbitos. Dos 1.233.799 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.204.371 já são considerados recuperados, 2.569 encontram-se ativos e 26.859 tiveram óbito confirmado.
Foram contabilizados ainda 1.541.528 casos descartados e 239.064 em investigação. 52.060 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Competições de robótica
O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou a temporada 2021/2022 das competições First Lego League Challenge (FLL) e First Tech Challenge (FTC). As competições de robótica FLL e FTC foram criadas e são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições FIRST.
O intuito da organização é preparar jovens para o futuro por meio de competições e desafios socioeducativos que promovem a metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de estimular a autoconfiança, comunicação e liderança.
600 mil vítimas fatais
Para marcar as quase 600 mil vítimas fatais da covid-19 no Brasil, um ato interreligiosso, em Salvador, será realizado nesta sexta-feira (1º), a partir das 16h, quando 600 cruzes serão fincadas na área em frente ao Farol da Barra, ponto turístico da capital baiana. Além das cruzes, velas serão acesas em memória das pessoas que morreram durante esse período da crise sanitária.
Sequelas da covid-19
Um estudo da Universidade de Oxford em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido constatou que sintomas e sequelas da covid-19 são sentidos por mais de um terço das pessoas que tiveram a infecção por até seis meses.
Para chegar aos resultados, cientistas acompanharam 270 mil pacientes que se recuperavam da doença. Desse total, 37% relatavam ao menos um dos sintomas relacionados à covid-19 durante o período analisado. O estudo identificou como os mais comuns a fadiga, problemas de respiração, dor e ansiedade. Os sinais foram mais frequentes em pessoas que haviam sido hospitalizadas e em mulheres.
Outro fato identificado pelos pesquisadores é de que as pessoas mais velhas e homens tiveram uma tendência maior a desenvolver dificuldades na respiração e problemas cognitivos, enquanto jovens e mulheres relataram mais dores de cabeça, sintomas abdominais e ansiedade ou depressão.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro passará a oferecer visitas guiadas noturnas a partir desta sexta-feira, dia 1º de outubro. Durante o passeio, que acontecerá sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 19h, o público terá a oportunidade de apreciar o Arboreto e os principais monumentos artísticos e arquitetônicos do local. Também ocorrerá, uma vez por mês, a visita guiada noturna a pé, com um percurso de caminhada de aproximadamente 1 hora, onde os visitantes poderão conhecer curiosidades e hábitos noturnos de algumas espécies de animais. Os ingressos podem ser adquiridos através do site.
The Rolling Stones - Havana Moon
Celebrando 12 anos no ar, o canal Bis convida os amantes da música para conferir uma programação especial que atende todos os estilos durante o mês de outubro. A festa começa nesta sexta (1º), com a exibição de "The Rolling Stones - Havana Moon".
Em todas as semanas do mês, de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, serão exibidos shows de artistas com reconhecimento nacional e internacional, como "Madonna: Rebbel Heart Tour", "Coldplay - Live in Sao Paulo", Los Hermanos 2019 Ao Vivo", "Dois Amigos, Um Século de Música - Caetano Veloso e Gilberto Gil", "Brits Icon: Elton John", "Queen - Hungarian Rhapsody - Live In Budapest", entre outros.
Às segundas, o público também poderá conferir grandes estreias, como: "Sandy e Junior - Tour Nossa História", " Maroon 5 - American Express Unstaged ", "Gorillaz - Song Machine - Live From Kong".
Capacitação profissional
A Rede SineBahia está oferecendo 700 vagas para atividades gratuitas de capacitação profissional, na modalidade a distância, em 11 municípios do interior do estado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de outubro.
As vagas são exclusivas para trabalhadores dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itapitanga, Una, Coaraci, Canavieiras, Belmonte, Teixeira de Freitas, Itabela e Itamaraju.
Os cursos são nas seguintes áreas: Inglês, Pacote Office, Excel, Oratória, Atendimento ao Público e Técnicas de Vendas e palestras com os temas Orientação para o Trabalho, Empregabilidade, Outubro Rosa, Acidente de Trabalho e Feminismos Plurais.
Inscrições nos links abaixo:
Itabuna – 100 vagas: bit.ly/sinebahiacursoitabuna
Ilhéus – 100 vagas: bit.ly/sinebahiacursoilheus
Teixeira de Freitas – 100 vagas: bit.ly/sinebahiacursoteixeiradefreitas
Itajuípe – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursoitajuipe
Itapitanga – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursoitapitanga
Una – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursouna
Coaraci – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursocoaraci
Canavieiras – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursocanavieiras
Belmonte – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursobelmonte
Itabela – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursoitabela
Itamaraju – 50 vagas: bit.ly/sinebahiacursoitamaraju