Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/10/2021 06h33

Foto: Ministério da Defesa - Divulgação

Semanas de Inovação Suécia-Brasil

Começa nesta segunda-feira (25) e vai até 12 de novembro a 10ª edição do evento Semanas de Inovação Suécia-Brasil. Com foco em inovação e sustentabilidade, o evento será transmitido ao vivo e acontece de forma online devido à pandemia de covid-19. 

O evento é organizado pela Embaixada da Suécia em parceria com o Business Sweden, a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (SwedCham), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), o Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável (ISBE) e os consulados gerais da Suécia no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No decorrer do evento serão promovidos debates sobre temas estratégicos para ambos os países, como os impactos da chegada da tecnologia 5G, modelos de desenvolvimento sustentável e de bioeconomia, mobilidade urbana inteligente, mineração e aeronáutica - a Suécia é responsável pela tecnologia dos Caças Gripen, que equipam a Força Aérea Brasileira.

SPA promove palestra

A Santos Port Authority (SPA), empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, promove, no dia 28 de outubro, às 9h, uma palestra online sobre controle e monitoramento de roedores na área portuária, como parte do Programa de Monitoramento e Controle da Fauna Sinantrópica Nociva, contrapartida da Licença de Operação do Porto de Santos. O público-alvo são os responsáveis pelas áreas de meio ambiente dos terminais portuários, mas o evento é aberto a qualquer interessado.  

Os principais temas abordados serão: características dos roedores, doenças transmitidas ao homem e formas de controle e monitoramento. As palestras  visam consolidar ainda mais a parceria entre a SPA e terminais em relação ao controle no Porto de Santos de animais que trazem riscos à saúde pública, como a transmissão de doenças, ou transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental.  

Para assistir à palestra, transmitida pela plataforma Teams, clique aqui.

Mortes violentas intencionais

De acordo com o Unicef, a Bahia é o segundo estado com menor taxa de mortes violentas intencionais de vítimas de 10 a 19 anos. Com 6,88 assassinatos nessa faixa etária por 100 mil habitantes em 2020, a Bahia fica atrás apenas de São Paulo, que registrou 4,9. Os dados fazem parte do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Unicef. O estudo analisou boletins de ocorrência das 27 unidades da federação.

A maior parte das mortes atingiu adolescentes entre 15 e 19 anos de idade. Foram 31 mil casos nessa faixa etária. Essas vítimas têm um perfil predominantemente masculino (92%) e negro (79%). A maioria dessas mortes foi causada por arma de fogo (85%) e classificada como homicídio (87%). No entanto, também aparecem como razão das mortes os feminicídios (1%) e as intervenções policiais (10%). Em 2020, o índice de mortes causadas por ação policial chegou a 15%, ficando em 44,4% no estado de São Paulo.

Os jovens negros são maioria das vítimas também entre as faixas etárias mais baixas, representando 58% das mortes de até 4 anos de idade, 68% de 5 a 9 anos de idade, e 80% de 10 a 14 anos de idade.

Natal Solidário

A campanha Natal Solidário, da Fecomércio-BA, será lançada no próximo dia 28. Neste ano, a iniciativa voltará a promover ações presenciais para ampliar as doações, suspensas em 2020 em virtude da pandemia. O ato de abertura será na casa do Comércio, a partir das 8h30.

Atualmente, a campanha tem o apoio de 200 instituições, entre unidades Sesc e Senac do interior e sindicatos empresariais filiados à Fecomércio-BA. As doações arrecadadas nos municípios são destinadas às instituições da própria região.

As doações – alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene – serão arrecadadas a partir do dia 15 de novembro, nas unidades Sesc e Senac de Salvador e interior. Na capital, há ainda como opções as sedes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e da própria Fecomércio-BA – única a começar a coleta em 28 de outubro – e nos principais shoppings centers.

Business Women Relationship

Líderes de negócios e da própria carreira com expressão nacional e local estarão reunidas na primeira edição do Business Women Relationship. O evento será realizado em 9 de novembro, das 9h30 ao meio-dia, na sala de cinema do Shopping da Bahia.

Promovido pela Associação dos Lojistas do Shopping da Bahia (ALSCIB), o encontro vai tratar sobre os espaços que as mulheres têm conquistado na carreira ao longo dos anos e promover o encontro destas lideranças criando uma rede feminina exclusiva alimentada com o compartilhamento de cases, conquistas, aprendizados e trocas.

Na ocasião, 20 painelistas convidadas discorrerão sobre temas relacionados às suas vivências e experiências de sucesso como forma de incentivar outras mulheres na gestão de carreiras e negócios. O evento é exclusivo para convidadas.

VinhoTerapia Wine Experience

O Mirante Forte de Santa Maria, na Barra, em Salvador, vai abrir as portas, no dia 28 de outubro, para receber o VinhoTerapia Wine Experience, evento produzido pela empresária e winelover, Gabriela Coutinho, responsável pelo Forró do Sfrega.

O Wine Experience é mais um da série de encontros, voltados para a cultura do vinho, que Gabriela tem realizado na capital baiana. Profissional com expertise em produção de eventos, a empresária propõe novos formatos e possibilidades de apreciar a bebida. Desta vez, o convite é para degustar vinhos, de diversos tipos e safras, em frente ao mar e ao som de Jazz.  A programação  vai começar com um brinde ao pôr do sol, às 17h30.

Atendimento de saúde mental

Um estudo de pesquisadores brasileiros publicado no periódico internacional The Lancet apontou uma queda do atendimento de saúde mental durante a pandemia. O trabalho indicou o impacto da pandemia da covid-19 sobre este tipo de cuidado, em um momento de crescimento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Segundo análise de pesquisadores da Universidade de Brasília, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, foram registrados nos primeiros seis meses da pandemia 1,18 milhão de atendimentos ambulatoriais relacionados à saúde mental.

Os atendimentos de grupo tiveram uma queda de 68%. Nos seis meses examinados pelo estudo, ocorreram 102,4 mil atendimentos coletivos. Entretanto, a expectativa a partir das médias de anos anteriores era de 317,8 mil. A hospitalização psiquiátrica também sofreu com a pandemia, com uma redução de 33%. As internações entre março e agosto de 2020 totalizaram 289,2 mil. Mas a média esperada era de 430,3 mil.