18/11/2021 06h34
Foto: Divulgação
Uso de máscara em Porto Seguro
Após retirar a obrigatoriedade do uso das máscaras em locais abertos, no início do mês, a prefeitura de Porto Seguro reconsiderou a medida. O equipamento de proteção contra o novo coronavírus será novamente exigido por força do decreto 13.315/21. A medida entrou em vigor imediatamente após a publicação. O uso em locais fechados segue obrigatório.
No decreto, destaca o risco para a disseminação do contágio do vírus e a responsabilidade concorrente do município no combate à covid-19. Durante toda a pandemia, Porto Seguro registrou mais de 12 mil infectados pelo Sars-CoV-2. Quem descumprir a nova norma poderá responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública, como tipificados nos artigos 268 e 230 do Código Penal.
Checando os fatos
Redes sociais, fake news, compartilhamento de dados, algoritmos… São tantos desafios para a comunicação atualmente que o Goethe-Institut Salvador-Bahia decidiu reunir pesquisadores e profissionais para o bate-papo Checando os fatos: desinformação, algoritmos e novas mídias. O evento, gratuito, acontece nesta quinta-feira (18), às 18h30, no teatro do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal GoetheBahia no YouTube. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever no Sympla. Apenas 50% da capacidade do teatro será ocupada e haverá distanciamento entre os assentos. Na entrada, será exigido o comprovante de vacinação (duas doses ou dose única, a depender do imunizante).
Campanha Natal Solidário
O Mulher Democratas Bahia acaba de lançar uma campanha de apoio a duas instituições baianas que se dedicam à assistência a crianças e jovens com deficiência. A campanha Natal Solidário visa a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados ao Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), localizado em Salvador, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Camaçari.
Memória do Teatro da Bahia
O Teatro Vila Velha apresenta, até 23 de dezembro, através do Youtube, o especial “Memória do Teatro da Bahia”. A programação inclui roda de conversa sobre a importância da história do teatro na Bahia, leitura dramatizada do texto “Quem Somos Nós?” e exibição da série Memória do Teatro da Bahia.
Nesta quinta-feira (18), será exibido a leitura dramatizada do texto “Quem Somos Nós?”, de autoria de João Guisande. O trabalho aborda temas como espetáculos marcantes, personalidades da cena baiana, representatividade, histórias de bastidores e dos teatros da Bahia, entre outros.
Marcando o encerramento do especial, entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, sempre às quintas-feiras, às 19h, serão exibidos episódios da série “Memória do Teatro da Bahia”, construída a partir do repertório de artistas e colaboradores do teatro baiano.
Mutirão da terceira dose
Um mutirão vai ser realizado no próximo sábado (20) para aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid em pessoas que têm 18 anos ou mais e que já concluíram o ciclo vacinal há 5 meses. O mutirão foi organizado para atender à nova determinação do Ministério da Saúde, que ampliou o público apto a receber o reforço. O mutirão da dose de reforço vai acontecer das 8h às 18h, em todos os postos de vacinação. A estratégia para organizar o público ainda será divulgada.
Cerca de 180 mil pessoas estão aptas para receber essa dose. Poderão tomar a dose de reforço todas as pessoas que têm mais de 18 anos e tomaram a segunda dose há cinco meses, incluindo as que tomaram a vacina da Janssen.
Novembro Azul
Apesar da campanha Novembro Azul chamar atenção para a saúde do homem durante todo o mês, os urologistas sinalizam que a campanha deste ano ganha ainda mais importância diante da pandemia da covid-19, que acabou afastando as pessoas das consultas e exames de rotina. O fato fez com que casos de câncer de próstata, e de outros tipos da doença, que deixaram de ser diagnosticados.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina. Ele representa 29% dos diagnósticos da doença no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com o órgão, a estimativa é que, entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, no país. Já na Bahia a estimativa para 2021 é uma taxa de 85,51 casos para cada 100 mil homens.
O câncer pode ser identificado com a combinação de dois exames, a Dosagem de PSA e o toque retal. O especialista destaca que após a detecção, o tratamento para a doença é imprescindível. No entanto, a escolha do método mais adequado deve ser individualizado e definido entre médico e paciente, após discussão dos riscos e benefícios de cada um dos métodos à disposição.
Black Friday
Se aproxima a Black Friday, data bastante aguardada tanto pelos lojistas quanto por consumidores, que buscam o dia 26 de novembro para fazer algumas das suas compras e economizar um pouco com as promoções. Porém, com um grande número de pessoas interessadas em comprar, vem também uma enxurrada de fraudes: são lojistas subindo o valor dos produtos para fazer “promoções” e sites falsos que imitam ofertas para roubar dados e dinheiro de quem quer comprar.
Para ajudar, e há ferramentas que auxiliam o consumidor na hora de comparar os preços e saber se ele realmente está saindo no lucro ou está sendo enganado. Neste texto, há 5 sites de pesquisa para você salvar nos favoritos e visitar no dia 26.
1 - Zoom
No Zoom, você digita o nome do produto e recebe uma lista dos vários sites que o estão vendendo e os preços em cada um deles. A ferramenta de comparação ainda tem um recurso inestimável para escapar da “black fraude”: o histórico de preços. Ao clicar no histórico do produto no Zoom, você pode ver um gráfico com a variação do preço em até 6 meses, e ainda criar um alerta para quando o valor alcançar quanto você quer pagar.
2 - Buscapé
De maneira muito similar ao Zoom, o Buscapé compara preços, oferece cashback e tem o recurso de histórico de preço e alertas. Além disso, pode encontrar cupons para economizar ainda mais na hora da compra. Um outro site que funciona de maneira parecida mas com um foco diferente é o confiável.com. Em vez de produtos, ele recomenda serviços seguros, como a melhor corretora de forex no brasil, por exemplo, página onde são sugeridas várias opções de corretoras que atuam no mercado de câmbio. Além de listar alternativas confiáveis para se negociar moedas, o confiável.com faz análises e descreve os serviços de cada plataforma, como programas de vantagens, valor mínimo de depósito, e mais.
3 - Google Shopping
Talvez a ferramenta de comparação mais usada pelo internauta, o Google Shopping se destaca por conta da praticidade de estar integrado ao site de buscas e da interface parecida com a do Google. Ela também funciona como o Zoom e Buscapé, incluindo a busca por filtros como marca, preço, vendedor e frete. Na seção Shopping da plataforma de buscas, você também pode comparar preços: ao clicar em um produto, uma lista com lojas, preços e frete é mostrada, e você pode visitar o site caso se interesse.
4 - Procon
Há os sites clássicos, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Submarino: mas e quando você nunca ouviu falar da loja em questão, como saber se ela é segura? A resposta é simples. Basta fazer uma busca do nome do site no Procon do seu estado. Na verdade, todos os anos o Procon divulga uma lista de sites que devem ser evitados pelo consumidor, e muitos deles aparecem com descontos inacreditáveis para atrair a vítima, que quando compra pode não receber o produto e ainda ter os seus dados roubados para um segundo golpe.
5 - Cuponomia
Os descontos do dia 26 podem até ser atrativos, mas talvez você consiga uma economia ainda maior visitando um site que coleta os cupons oferecidos por lojas e empresas, sabia? Um desses exemplos é o Cuponomia, que disponibiliza cupons e cashback em 2.000 lojas. Ele ainda possui uma extensão para você adicionar ao seu navegador, que sugere cupons diretamente no site da compra.