Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/11/2021 06h24

Foto: Divulgação

Dia da Consciência Negra

É celebrado neste sábado (20) o Dia da Consciência Negra. Esse dia foi escolhido em 2003 e oficialmente instituído em âmbito nacional em 2011, pois em 20 de novembro de 1695, o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, foi morto. A data não é feriado nacional, apenas onde uma lei específica foi aprovada.

Em Salvador, serão realizadas diversas ações e atrações. Com concentração às 7h, na sede da Unegro, será aberta a 13ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, no Pelourinho, em homenagem ao ícone da luta contra a escravidão. Às 15h, o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) sedia conversa sobre ‘Quilombo do Cabula/Beiru’. Já na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Mateus Aleluia vai apresentar a palestra musical ‘O Canto dos Recuados’, a partir das 20h. Para entrar no Complexo do TCA é necessária a apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19. O evento será transmitido pelos canais do Youtube da Senzala Cultural e TV UFRB.

Além do MAM-BA, os demais museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac) estão oferecendo diversas ações em homenagem ao Novembro Negro.

1ª Expo Internacional da Consciência Negra

O pavilhão oeste do complexo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, recebe, entre os dias 20 e 22 de novembro, a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra, que busca recontar a história da humanidade a partir da perspectiva do povo negro e da valorização da cultura africana no Brasil e no mundo.

Serão 120 expositores ao longo dos três dias. A expectativa é de que 15 mil pessoas passem pelo espaço, que será formado por cinco alamedas temáticas: educação, saúde, mulher negra, cultura e empreendedorismo e tecnologia. Para garantir acesso ao evento, a população deverá fazer um cadastro na páginal oficial da Expo Internacional.

Sarau da OSBA

No domingo (21), o Sarau da OSBA na Flipelô (Feira Literária do Pelourinho) marca a volta das apresentações presenciais da orquestra. Ainda em novembro, no dia 25, a orquestra se apresenta no Teatro Castro Alves com repertório dedicado aos compositores franceses. A retomada acontece em tempo de celebrar os dez anos da direção artística do maestro Carlos Prazeres.

Suingue da Realeza

Neste sábado (20), às 19h, a cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro leva ao palco do Gamboa o show intitulado Suingue da Realeza, com o objetivo de homenagear a música popular negra ao redor do mundo. No repertório, estarão afro-sambas, sembas angolanos, maracatus, emboladas, curimãs, umbigadas, samba-jazz, e até um spiritual norte-americano, homenageando a primeira inspiração do blues. Os ingressos podem ser adquiridos através do https://www.teatrogamboaonline.com.br.

Certificado de vacinação

Os funcionários da Companhia Aérea Gol que não apresentaram o certificado de vacinação contra a covid-19 começaram a ser demitidos. Ao menos dois colaboradores foram desligados. A empresa informou em agosto que tomaria essa atitude.

A medida se deve ao compromisso com a saúde pública e a proteção dos passageiros e da população em geral.

A companhia informa que mais de 99% dos trabalhadores já estão com o esquema vacinal completo.

Ainda segundo a Gol, a criação do requisito de vacinação para os funcionários faz parte do reforço aos demais protocolos de segurança adotado pela empresa desde o início da pandemia.

Navio Negreiro dos Tempos Atuais

A Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, será palco do espetáculo "Navio Negreiro dos Tempos Atuais", neste sábado (20), às 16h. A peça é uma realização do projeto social Focus, estratégia de inclusão, protagonismo e autoestima de jovens negros da periferia por meio das artes. A Casa Pia de São Joaquim é uma das apoiadoras do projeto, abrigando sua sede num belo casarão pertencente ao seu patrimônio.

A peça, que fala sobre a escravidão, levantando assuntos de extrema importância nos tempos atuais, é fruto do amadurecimento da Focus, que vem expandindo seus conhecimentos, buscando novas cenas, conquistando novos espaços e estimulando novos debates entre os espectadores. A produção pede que o público marque presença com trajes brancos, apresente cartão de vacinação e use máscara. Os ingressos custam R$ 15,00.

Patrulha Canina Oficial

Os heroicos filhotes da Patrulha Canina Oficial vão receber os fãs mirins, neste final de semana, no Shopping Paralela, das 14h às 19h30, na Praça de Eventos, piso L1. O agendamento será por meio de distribuição de pulseiras, que serão entregues uma hora antes do início do encontro para controlar o acesso e evitar aglomeração. Os próximos encontros com os guardiães da cidade Adventure Bay estão marcados para os dias 10, 11 e 12 de dezembro.

O Natal do Shopping Paralela tem como tema a Patrulha Canina Oficial e os encontros fazem parte da programação natalina. A decoração, inspirada na animação infantil, conta com uma árvore de 12 metros, tobogã, réplica da viatura da Patrulha Canina, simulador e a presença do Papai Noel, que este ano voltou a receber as crianças, presencialmente, das 13h às 20h, todos os dias.

Mudanças no comportamento do brasileiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um estudo que aponta mudanças no comportamento do brasileiro, como a queda tanto no registro de casamentos quanto no de nascimentos em 2020, em comparação com 2019.

Os registros de casamentos civis caíram 26,1%, a maior queda da série histórica do IBGE. Em 2020, foram registrados 757.179 casamentos, contra 1.024.676 no ano anterior. Desde 2015, o número de uniões vem recuando, mas as medidas de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19 ampliaram a queda. O índice caiu em todas as regiões, com mais intensidade no Nordeste (27,8%) Centro-Oeste (27,7%) e Sudeste (27,3%). Confira no gráfico abaixo:

A pesquisa do IBGE mostra que o número de registros de nascimentos também caiu entre 2019 e 2020. A queda foi de 4,7%, após a redução de 3% em 2019. Foram 2.728.273 registros de nascimentos em 2020. Houve queda em todas as regiões, sendo superior à média nacional nas regiões Norte (-6,8%) e Nordeste (-5,3%), e igual ou inferior no Centro-Oeste (-4,7%), no Sudeste (-4,3%), e no Sul (-3,1%). O Amapá foi o estado com maior queda (-14,1%), seguido por Roraima (-12,5%), Acre (-10,0%) e Amazonas (-7,4%).