Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/11/2021 06h31

Foto: Carol Garcia - GOVBA

Empreendedorismo

A população negra adulta é a que mais sonha em ser donos do próprio negócio, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e considerada a maior sobre empreendedorismo do mundo. No ano passado, de acordo com o estudo, 62,3% dos adultos pretos e pardos apresentavam esse desejo, uma diferença de 9,6 pontos percentuais se comparado com os adultos brancos (52,7%).

Entre os negros, esse é o segundo maior sonho, perdendo apenas para o de viajar pelo Brasil, que foi citado por 62,8% dos entrevistados. Já entre os brancos, o desejo de ter o próprio negócio ficou em terceiro lugar, perdendo para viajar pelo Brasil (63,4%) e para o exterior (57,6%).

Festival Virada Sustentável

Entre os dias 15 e 19 de dezembro, Salvador será palco do Festival Virada Sustentável, o maior festival de cultura e sustentabilidade da América Latina. O evento será realizado novamente após um ano suspenso em decorrer da pandemia, e agora terá atividades presenciais e online com o tema “A mudança que o mundo precisa é cultural”.

O festival contará com programação no Palacete das Artes e nas ruas do Comércio. Espaços públicos receberão intervenções urbanas, com o intuito de provocar a população a refletir sobre aquecimento global, consumo consciente e preservação ambiental. No decorrer dos cinco dias de evento, serão realizadas 20 atividades, em uma programação gratuita, que envolve manifestações teatrais, de dança, circo, literatura, diálogos e intervenções urbanas.

Pessoas transgênero ou não binárias

Pesquisa inédita na América Latina mostrou que 2% da população brasileira é de pessoas transgênero ou não binárias. O estudo foi desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foram entrevistadas 6 mil pessoas em 129 municípios de todas as regiões do país. Em números absolutos, essa população é de 3 milhões de indivíduos.

Os resultados mostram que pessoas identificadas como transgênero representaram 0,69% e os não binários, 1,19%. O termo transgênero descreve “pessoas que se identificam com um gênero incongruente ou diferente daquele que lhes foi atribuído no nascimento”, conforme explicação da Unesp. Já o termo não binário diz respeito a indivíduos que sentem que sua identidade de gênero está fora das identidades masculina e feminina, ou entre elas.

Livraria LDM

Salvador vai ganhar um novo espaço para os amantes de livros até o final deste mês, com uma nova unidade da Livraria LDM, que será aberta oficialmente no dia 29 de novembro, no Shopping Bela Vista.

Com o objetivo de atender os clientes que procuram o centro de compras durante a Black Friday, a expectativa é que a unidade já esteja funcionando em regime de soft opening a partir do dia 26, com ofertas e descontos especiais.

Exposição Temporão

O Goethe-Institut Salvador-Bahia promove a exposição Temporão, que tem como eixo central a relação que artistas estabelecem entre seus trabalhos e as poéticas em diálogo com a natureza e suas paisagens. A mostra é composta de obras de 10 artistas, entre eles Frans Krajcberg, Uýra Sodoma, Adriano Machado, Regina Galindo, Vitória Leona e mais. A curadoria é assinada pelo artista visual e curador Tiago Sant’Ana.

A mostra estará aberta para visitação do público entre os dias 23 de novembro de 2021 e 1º de março de 2022, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

FilteBahia

Acontece até o próximo dia 28 de novembro, o FilteBahia - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia. O evento, que será online e gratuito, reúne produções de 18 grupos nacionais e internacionais, entre eles os grupos Terceira Margem, Cia Baiana de Teatro Brasileiro, Coletivo Duo, Companhia de Teatro Íntimo, Cia Circolando e mais. Além das exibições, a programação inclui ainda diversas atividades formativas. A transmissão acontece através do Youtube. 

Turismo LGBT

A 5ª Conferência Internacional da Diversidade – Empresas, Cultura e Turismo LGBT segue até quarta-feira (24), na Biblioteca Mário Andrade, em São Paulo. A Bahia é homenageada no evento como o destino nacional convidado, por ser o primeiro estado do Nordeste a fazer parte da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, que promove o encontro. Os debates reúnem instituições públicas, empresários e profissionais liberais brasileiros e estrangeiros.

Segundo a Câmara LGBT, a Bahia está entre os cinco destinos mais procurados do país pelo segmento, com destaque para Salvador, Costa do Descobrimento e Chapada Diamantina. Ele representa aproximadamente 25% dos turistas brasileiros e é um dos mais importantes do ponto de vista do consumo.