Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/11/2021 06h27

Foto: Igor Santos - Secom - PMS.

Decoração de Natal em Salvador homenageia vítimas da covid-19

Com o tema "Luz para recomeçar", a decoração de Natal do Campo Grande, no Centro de Salvador, homenageia as vítimas da covid-19 e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. 

Palco principal da iniciativa nos últimos anos, o local contará com 45 dias de programação e poderá ser visitado até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento pela internet. O site disponibiliza cinco horários - 18h, 19h, 20h, 21h e 22h -, e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência, por pessoa, é de até 50 minutos. Em menos de 24h, a ferramenta registrou mais de 36 mil pessoas agendadas. 

A decoração natalina conta com cerca de sete milhões de lâmpadas sustentáveis de LED e reúne opções de lazer para o público e uma estrutura com catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Como forma de celebrar o dia Nacional do Doador de Sangue, nesta quinta-feira (25), a Fundação Hemoba, localizada próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, fará uma ação que contará com a presença do cantor Xanddy, do Harmonia do Samba. 

A iniciativa faz parte da campanha "Heróis da vida real" e vai homenagear doadores fidelizados e trabalhadores da Fundação. O objetivo é incentivar a doação de sangue e medula óssea, destacando a importância especial da iniciativa no atual contexto de pandemia.

Além de Salvador, haverá também programação nas 21 unidades pelo interior do estado e que podem ser acessadas no site oficial da Fundação Hemoba.

IS 21-001A

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai promover a live “Principais novidades para a certificação de tipo com a publicação da IS 21-001A" nesta quinta-feira (25), das 15h às 17h. O evento gratuito terá duração de 2h e será transmitido pelo canal oficial da Anac no YouTube.

O gerente técnico de aeronavegabilidade continuada da Anac, Nelson Nagamine, além de mediar as palestras, irá contextualizar o tema e abordar os papéis e responsabilidades da Anac e do requerente. Em seguida, o coordenador de sistemas mecânicos e propulsão, Antônio Parente, irá falar sobre a importância da qualidade de informação e comunicação, vai apresentar os planos de certificação e trazer considerações relevantes sobre a demonstração de cumprimento. Por fim, o representante da Associação Brasileira da Indústria Aeroespacial (AIAB) Marcus Vinicius Ramalho Oliveira vai palestrar sobre modificações e a avaliação pós-certificação. Quem acompanhar a live poderá enviar perguntas para os palestrantes por meio da plataforma Slido.

Banda norueguesa A-Ha

Em apresentação da turnê mundial que celebra o aniversário de 35 anos do álbum de estreia, "Hunting High And Low'', a banda norueguesa A-Ha fará um show na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 12 março de 2022 e a venda de ingressos será a partir desta quinta-feira (25), através do site.

Considerado um dos mais importantes discos da história da música pop, o álbum, que é tocado integralmente nos shows da turnê, apresentou ao mundo hits atemporais como “Take On Me”, “The Sun Always Shines On TV”, “Train Of Thought” e, claro, “Hunting High And Low”.

Adiada por causa da pandemia, a turnê recebeu críticas entusiasmadas da imprensa e aclamação do público por onde passou. No Brasil, o A-Ha irá se apresentar também em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, com realização da Move Concerts e patrocínio da Black Princess e TNT Energy. 

Operação especial no trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial nas proximidades da praça do Campo Grande, onde estão abertas visitas à Vila de Natal, dentro da programação do Natal Salvador 2021. Na estratégia haverá regulamentação de vagas extra de Zona Azul, interdição de algumas vias e intensificação do monitoramento pelos agentes de trânsito.

Até 6 de janeiro de 2022, sempre a partir das 17h, o tráfego no entorno da Praça do Campo Grande terá uma circulação contínua. Para o período de visitação, mais 150 vagas de estacionamento Zona Azul foram implementadas provisoriamente em vias que circundam a praça. Vale ressaltar que 10% destas vagas são de uso prioritário para Portadores de Deficiência (PCD). A vigência desses espaços como Zona Azul será de segunda a domingo, das 17h à meia-noite, nos períodos de 2 horas (R$3).

Árvore de Natal Sustentável

A Prefeitura de Salvador entregou uma mega Árvore de Natal Sustentável. Instalado na Praça Thomé de Souza, em frente ao Elevador Lacerda, o monumento tem 22 metros de altura e foi construído com 29 mil garrafas pet e plásticas, que foram reaproveitadas de árvores de anos anteriores, além de novas garrafas arrecadadas no mês de setembro, quando foram realizadas diversas ações para celebrar o Dia Mundial da Limpeza – Clean Up Day.

A obra de arte superou a árvore montada na primeira edição do Natal Sustentável, realizado em 2019, no qual a árvore foi confeccionada com 21 metros de altura e 22 mil garrafas pet. A expectativa é que Salvador possa conquistar mais uma vez o título de maior árvore de natal feita com material reciclado no país, concedido pelo Rank Brasil.

Se Acaso Você Chegasse’

Com texto de Elísio Lopes Jr. e direção geral de Antônio Marques, a montagem ‘Se Acaso Você Chegasse’, da Arte Sintonia Companhia de Teatro, assume o palco on-line do Teatro Gamboa nesta quinta-feira (25), a partir das 19h. O espetáculo celebra a trajetória da cantora Elza Soares. A programação segue até domingo (28).

Reunindo no elenco os atores Clara Paixão, Denise Correia, Lívia França, Leonardo Freitas, Agamenon de Abreu e Gilson Garcia, Elísio Lopes Jr. constrói um mosaico de acontecimentos da vida de Elza Soares. As atrizes vivem momentos como a infância marcada por gravidez e casamento precoces, a oportunidade de cantar em um programa de rádio, a perda de um filho, dentre os nove que teve, os desencontros amorosos e o encontro dela consigo mesma.

Biografia de João Gilberto

Nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), às 20h, o Itaú Cultural realiza uma programação especial de lançamento de Amoroso, primeira biografia realizada do compositor João Gilberto (1931-2019). 

Assinado pelo jornalista, pesquisador e produtor musical, Zuza Homem de Mello (1933-2020), o livro, publicado pela editora Companhia das Letras, não apenas revisita a vida e obra do criador da Bossa Nova, como também é uma celebração da admiração do autor para com o amigo.

Nas páginas, o leitor percorre de Salvador a Tóquio, passando por Nova York, Rio de Janeiro e Cidade do México, nos estúdios, teatros, bares, clubes e festivais por onde o artista circulou. Zuza usou de forma leve, alegre, elegante e precisa para reconstruir a trajetória musical do amigo e ídolo.

Considerado um dos maiores críticos musicais do país e apaixonado pela música brasileira, Zuza faleceu quatro dias após ter concluído o livro, aos 87 anos.