27/11/2021 06h33
Foto: Carol Garcia - GOVBA
Sabadão Solidário
A Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada nas 29 unidades de coleta da Fundação Hemoba em toda a Bahia, termina neste sábado (26) com o ‘Sabadão Solidário’ na sede da instituição, na Vasco da Gama, em Salvador, nos postos de coleta do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, e nas unidades do interior, localizadas em Guanambi, Camaçari, Senhor do Bonfim, Barreiras, Irecê, Jacobina e Juazeiro.
No ‘Sabadão Solidário’, as unidades de coleta funcionarão com horários especiais, a fim de manter os estoques de sangue e mobilizar voluntários para o incentivo à doação de sangue entre amigos e familiares. Na ocasião, a sede da Hemoba atenderá das 7h30 às 12h30, com agendamento da coleta e atendimento de forma espontânea, por ordem de chegada.
Nos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, os atendimentos acontecerão das 09h às 18h. Já as unidades em Guanambi, Camaçari, Senhor do Bonfim, Barreiras, Irecê, Jacobina e Juazeiro atenderão os voluntários das 8h às 12h
Feira do Empreendedorismo Pretxs
A União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) realiza a primeira Feira do Empreendedorismo Pretxs, neste sábado (27), em Salvador. O evento, que integra as celebrações do Mês da Consciência Negra, acontece na Praça da Sé, no Pelourinho, das 9h às 17h.
A programação vai contar com a participação de onze afroempreendimentos de diversos segmentos, além de apresentações culturais. Entre os produtos comercializados, estão roupas, bijouterias, livros, comida e muitos outros.
O SineBahia Móvel marcará presença com cadastro de trabalhadores, orientação profissional e informações sobre a emissão de carteira de trabalho digital.
A feira conta com apoio da Coordenação Ecumênica de Serviço (Cese) e das secretarias estaduais do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)
Festival Afropunk Bahia
O maestro Letieres Leite será homenageado no Festival Afropunk Bahia, que acontece neste sábado (27), a partir das 16h, no Centro de Convenções de Salvador. Artistas como o Mestre Gabi Guedes; o tecladista Marcelo Galter; Fabrício Nobre, da IFÁ; o guitarrista Jaguar Andrade, entre outros músicos, comandarão a homenagem.
Turismo baiano
O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 176,5% no segundo semestre de 2021, aumento que representa quase o dobro do registrado para o país, 89,8%. A receita nominal de serviço seguiu o mesmo comportamento, com crescimento de 164,2%, na Bahia e 87,7%, no Brasil.
O turismo baiano foi impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; locação de automóveis; e serviços de bufê. O fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia avançou 729,1% no 2º trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020, impulsionado pela significativa expansão registrada nos quatro aeroportos do estado com maior movimentação de passageiros. A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 31,6% no 2º trimestre de 2021, resultado superior ao observado no mesmo período do ano passado.
Museu do Mar Aleixo Belov
O Centro Histórico de Salvador passará a contar com um novo ponto turístico na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, às 18h,com a inauguração do tão esperado Museu do Mar Aleixo Belov. Localizado em um casarão amarelo de três andares no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, que mistura arquitetura clássica com moderna, o equipamento guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante suas cinco viagens ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro "Três Marias". Essa embarcação, que foi construída pelo próprio comandante em 1976, inclusive, é o pilar central do museu.
O equipamento será aberto ao público no dia seguinte (2 de dezembro), das 10h às 18h, funcionando sempre de terça a domingo. O ingresso para ter acesso ao local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, haverá gratuidade.
Ao todo, o espaço cultural tem 540 metros quadrados de exposição permanente, com o legado de Belov, e 110 metros quadrados para exposições temporárias, além de uma cafeteria na área interna do museu e de um restaurante na esquina do equipamento, com uma belíssima vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Campanha internacional "Dia de Doar"
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia será uma das entidades a participar, na próxima terça-feira (30), da campanha internacional "Dia de Doar", que acontece em 85 países, com o objetivo de gerar engajamento nas pessoas e criar uma cultura de doação e solidariedade.
A entidade vem realizando ações para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da doação.
Para doar para a Santa Casa da Bahia é possível enviar um PIX de qualquer valor para o e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9600. A recomendação é que os doadores utilizam nas redes sociais a hashtag #diadedoar, para estimular outras pessoas a fazerem também uma doação.
Projeto EchoCultura
O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe neste domingo (28), às 15h, uma apresentação gratuita do Projeto EchoCultura, formado pelos músicos e produtores musicais DJ Dudoo Caribe e Danilo Jahpa. Na ocasião, eles recebem o grupo Roça Sound, Ed Brass e Pivoman em um encontro que visa destacar a prática do DUB, técnica de mixagem que tem as suas origens na Jamaica e seus desdobramentos no Brasil. A programação integra a Residência Artística que a Pinacoteca do Beiru realiza no MAM desde outubro e que se prolonga até janeiro de 2022.
Casos de sífilis
Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 64.300 casos de sífilis adquirida foram registrados no Brasil, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde. O número é 16 vezes maior do que em todo o ano de 2010, quando 3.936 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e pode ser passada para o bebê durante a gestação ou parto. Quando há a infecção, vários sintomas podem surgir, incluindo manchas no corpo e feridas no local de entrada da bactéria que podem desaparecer sozinhas, o que dificulta o diagnóstico.
Os homens representam mais de 62% dos casos de disseminação da bactéria.
O Sudeste representa cerca de 45% dos casos. Em seguida, aparecem o Sul (22%), Nordeste (16,5%), Norte (8%) e, por último, o Centro-Oeste (7%).