Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

29/11/2021 06h26

Foto: Divulgação

Ônibus com iluminação especial de Natal circulam por Salvador

Ao menos três linhas de ônibus de Salvador circulam pela cidade com iluminação decorativa especial de Natal. A ação inédita na capital baiana é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), trazendo uma proposta diferente para os usuários no período de festas.

Até 6 de janeiro, 14 ônibus da frota regular da cidade estão operando com a iluminação especial natalina. Os veículos são distribuídos entre as linhas 1001 - Aeroporto x Lapa, que atravessa toda a região da orla, e 1607 - Paripe x Barra, que atende toda a Avenida Suburbana. Ambas atravessam dois dos principais corredores da cidade, e passam pelo Campo Grande.

Além das duas linhas regulares, a Semob criou ainda uma linha especial de Natal para a época, a 2512 - Luz pra Começar, em alusão ao tema da decoração de Natal preparada pelo município para este ano. Dois ônibus com a iluminação especial fazem o trajeto Lapa x Campo Grande, saindo da estação de transbordo diariamente, também até 6 de janeiro, das 17h30 até meia-noite.

Setor aéreo brasileiro

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e a Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (Jurcaib) participam, nesta segunda-feira (29), do webinário “O Setor Aéreo brasileiro: Judicialização desenfreada ou litigância necessária?”

O evento, que está em sua segunda edição, proporcionará três painéis aos participantes e espectadores: Pesquisas empíricas: a relevância dos dados para o aprimoramento de serviços; setor aéreo e a advocacia: fomentando a litigiosidade ou assegurando direitos; o fortalecimento.

Libera Geral

A Prefeitura de Salvador segue nesta segunda (29), das 8h às 16h, com a estratégia “Libera Geral” da vacinação contra a covid-19. Haverá aplicação da 1ª e 2ª doses para o público com 12 anos ou mais que não tenha se vacinado na capital baiana, independentemente de ser residente do município. Ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses na cidade, o cidadão será contemplado. 

Já a 3ª dose estará disponível exclusivamente para os indivíduos com 18 anos ou mais e também não há necessidade de residir em Salvador ou ter tomado as doses no município. No entanto, é necessário ter o intervalo de 150 dias ou mais da data da segunda dose.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência. Os voluntários de pesquisas e estudos sobre vacina contra Covid-19, além dos documentos já citados, devem levar declaração do instituto de pesquisa informando que estão liberados para terceira dose sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.  

Detran-BA informa

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informa que todos os atendimentos referentes a veículos estarão suspensos nesta segunda-feira (29), em toda a Bahia. Os serviços ficarão indisponíveis em virtude de atualização pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) na base nacional.

A atualização em todo o país afeta principalmente a emissão dos documentos CRLV-e (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) e CRV-e (Certificado de Registro de Veículo).

Os agendamentos programados para segunda-feira (29) terão que ser remarcados pelo cidadão. Na terça-feira (30), os atendimentos estarão normalizados.

Muita chuva

Novembro é o mês com mais chuva dos últimos 10 anos em Salvador, atrás de 2011, quando foram registrados 319,2mm de precipitação na capital baiana, diz o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Considerando os acumulados de chuva dos 28 dias do mês, Salvador já ultrapassou em quase 300% a média histórica para o período. A Estação Pluviométrica do Inmet, em Ondina, registrou 303,8mm de chuva. O esperado para o mês é de 106,5 mm.

Na lista de regiões da cidade em que mais choveu estão: Engenho Velho de Brotas (348mm), Pituba-Parque da Cidade (330,8mm) e Brotas (330,6mm).
A chuva forte é causada por uma frente fria que se une à convergência de umidade em baixos níveis. Nesta segunda-feira (29), a previsão segue de céu nublado e parcialmente nublado, com chuvas fracas e moderadas. Na terça (30), a tendência de tempo nublado segue, com chuvas variando de intensidade entre fraca e moderada. Durante todo período há riscos de alagamento e deslizamento.

Bye Bye 2021

A Sala Principal do Teatro Castro Alves recebe no dia 5 de dezembro, às 11h, o stand-up comedy “Bye Bye 2021”. Com direção e produção de Thiago Almasy, o espetáculo reúne alguns dos nomes de destaque da comédia baiana, como Alan Miranda, Sulivã Bispo, Renata Laurentino, João Pimenta, Matheus Buente, Maurício Ramos e Brida Aragão, para celebrar a chegada do novo ano com muito humor. Os ingressos serão vendidos apenas no dia do evento, no local, a partir das 9h.

Shopping Busca Vida

Fechado desde 2019, o Shopping Busca Vida, que fica às margens da Estrada do Coco, em Camaçari, vai a leilão de novo, mas o preço continua quase o mesmo da última vez que foi colocado à disposição de interessados, em junho deste ano: módicos R$ 21.094.000. 
O imóvel é apenas um dos 14 de propriedade da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) que irão a leilão no próximo dia 14 de dezembro, às 10h. A disputa aberta possui oportunidade de compra de imóveis – conforme edital publicado – a partir de R$ 85 mil, e inclui também terrenos e fazendas.

O detalhamento e a descrição dos bens já podem ser obtidos por meio do site da agência ou neste site. Os valores e as condições incluem a possibilidade de ser parcelado em até 120 meses – com entrada de 20%.
O centro de compras está numa área de mais de 5 mil metros quadrados, possui diversas lojas e 106 vagas de estacionamento externas, além de dois pavimentos de garagem. Os dois pavimentos somam quase 500 vagas de estacionamento. 

Mulheres na presidência da OAB

A criminalista Patrícia Vanzolini é a primeira mulher a ser presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, mas não está sozinha nesta vitória.

Na Bahia, Daniela Borges, em Santa Catarina Cláudia Prudêncio, e no Paraná. Marilena Winter, também ganharam as eleições das respectivas presidências das seccionais. Essas quatro seccionais respondem por aproximadamente 25% da advocacia brasileira.

Contra o Carnaval

O Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Ufba divulgou um comunicado sobre os perigos relacionados à realização do Carnaval no ano que vem, intitulado "Reflexões sobre o Carnaval em 2022 no contexto da pandemia da covid-19" .

De acordo com a nota, a folia momesca em Salvador poderá "fazer retroceder os avanços que vêm sendo alcançados no controle da pandemia da covid-19. No final de fevereiro de 2022, ainda haverá transmissão comunitária ativa do vírus SARS CoV-2 no Brasil e, em consequência, ocorrência de casos novos de Covid-19. Esse é o cenário mais provável, em vista da calamitosa evolução presente em muitos países do continente europeu".

"Com a ocorrência de uma nova onda da pandemia, caso seja realizado o Carnaval, toda a população será afetada, com aumento da incidência da doença e o retorno de medidas mais restritivas, e não somente aqueles que se beneficiam diretamente, seja economicamente ou festivamente, deste evento. A experiência recente dos países da Europa, dos Estados Unidos e Reino Unido, com terceiras e quartas ondas ainda mais violentas que as anteriores, indica o que poderá ocorrer entre nós", detalha.

O Comitê de Assessoramento do Coronavírus Ufba destacou em seu comunicado que a dose de reforço é importante para a manutenção da imunidade contra o novo coronavírus. "É a necessidade de dose de reforço, aplicada cinco a seis meses depois da vacinação completa. Embora essa medida de reforço tenha sido iniciada na Bahia, até o momento apenas 737 mil pessoas (5,0% da população) foram vacinadas", explica.