Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/12/2021 06h27

Foto: Divulgação

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado mundialmente no dia 1º de dezembro, contará com uma ação solidária para ajudar as pessoas que vivem com HIV em Salvador, e que são assistidas pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). Para marcar o dia, a instituição firmou uma parceria com o site Dois Terços, veículo de notícias LGBTQIA+, que juntos irão realizar um drive thru para arrecadar alimentos não perecíveis, destinados às famílias das 72 crianças atendidas pela instituição, além da população em situação de rua, também atendidas pela IBCM.

O drive thru será realizado nesta quarta-feira (1º), das 8h às 16h, na sede da instituição, na Rua Santa Clara do Desterro, bairro Nazaré, em Salvador. As pessoas também poderão contribuir por meio de pagamento eletrônico instantâneo (Pix): 00.584.568/0001-05.

A data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, o dia começou a ser comemorado no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Amazon contrata

A Amazon anuncia a abertura de mais de 5.500 vagas temporárias no Brasil durante os meses de novembro e dezembro, impulsionadas pelo aumento das vendas online de Black Friday e eventos de final de ano. Hoje, a empresa emprega direta e indiretamente, em seus doze centros de distribuição e três estações de entrega, mais de 6.300 pessoas, que ganharão esse reforço buscando oferecer a melhor experiência de compra possível aos clientes no Brasil.

Para os interessados nas oportunidades podem se cadastrar até o dia 16, clique aqui. Do total das oportunidades, cerca de 3.100 esperam ser geradas em São Paulo, 370 em Minas Gerais, 700 no Rio de Janeiro, 660 no Rio Grande do Sul, 570 no Nordeste, 200 em Ceará e 370 Pernambuco e outras 100 no Distrito Federal.

Medicamento para o tratamento do HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV. Trata-se da combinação de duas substâncias – a lamivudina e o dolutegravir sódico – em um único comprimido.

Para a agência, a aprovação representa um avanço no tratamento, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais.

De acordo com a bula aprovada pela Anvisa, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo. Além disso, o remédio promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. que, segundo a Anvisa, apresentou estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas. 

III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari

Nesta quarta-feira (1º), na Vila Galés Marés de Guarajuba, em Camaçari, vai acontecer o III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari que, neste ano, pretende pôr em pauta o impacto da tecnologia e da inovação no setor, principalmente, na retomada do turismo com a redução dos índices da covid-19 na Bahia.

O evento, que é realizado pela Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur) e pelo Banco do Nordeste, começa às 9h, deve se prolongar até o início da tarde e tem entrada gratuita. Na ocasião, estarão recebendo a doação de um quilo de alimento não perecível.

Museu Aleixo Belov

O chef Raphael Sepulveda está finalizando os preparativos para abrir o Yolo, café-bar que passa a funcionar a partir da quinta-feira (2), em esquema de soft opening, no Museu Aleixo Belov, que por sua vez será inaugurado nesta quarta-feira (1º), às 18h, em um belo casarão no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

O menu terá petiscos para compartilhar e uma seção de ‘mozza bar’, na qual o cliente monta suas entradas como preferir. O café do Yolo – o nome é um acrônimo para "you only live once” - terá bebidas quentes e geladas, além de algumas opções de toasts e milk cakes, e pães de fermentação natural, feitos na casa.

BaZá RoZê

O projeto BaZá RoZê, promovido pelo Coletivo RoZê, retorna ao formato presencial e vai movimentar a capital baiana nos dias 4 e 5 de dezembro. O evento reunirá, no Palacete das Artes, das 10h às 18h, cerca de 40 expositores dos segmentos de moda, decoração, arte, gastronomia e entretenimento. Integram ainda a programação atividades como apresentação de mágica e jogos de tabuleiro, contação de histórias, exposição de livros, exposição do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger e apresentações dos DJs Larriel e Betow. A entrada é gratuita.

Campanha Natal Social

Até o próximo dia 10 de dezembro, o Banco do Nordeste arrecada alimentos não perecíveis com sua equipe de colaboradores, clientes e parceiros, por meio da Campanha Natal Social 2021.

As doações serão entregues a entidades sociais em toda a área de atuação do BNB, que compreende os nove estados nordestinos, norte de Minas Gerais e norte do Espirito Santo, beneficiando pessoas em condição de vulnerabilidade econômica e social.

Em todas as unidades da empresa, inclusive na sede em Fortaleza, haverá caixas de coleta, onde os alimentos serão depositados. As entidades beneficiárias receberão as doações até 16 de dezembro.

Em 2020, a campanha Natal Social arrecadou mais de 67 toneladas de alimentos e a expectativa para este ano é de superar esta marca.

Afro-Moda em Rede

O programa Afro-Moda em Rede segue com inscrições abertas até sexta-feira (3). Fruto do convênio firmado entre o Parque Social e a Fundação Banco do Brasil, o projeto tem como objetivo capacitar gratuitamente jovens mulheres entre 16 e 24 anos, residentes em Salvador, para atuarem como empreendedoras digitais.

São disponibilizadas 240 vagas e, para participar da iniciativa, é necessário preencher o formulário disponível no site. As selecionadas devem ter disponibilidade para participar de aulas práticas e teóricas, com duração de quatro horas, ministradas três vezes por semana, de janeiro a agosto de 2022.

O conteúdo programático do programa do Afro-Moda em Rede contém disciplinas como autoestima e empoderamento feminino, moda e expressão artística, oratória e expressão oral, plano de negócios, planejamento financeiro e marketing de negócios. As aulas abordam também redação publicitária, introdução à informática básica e às redes sociais, projetos de negócios digitais, fotografia digital, e-commerce e monetização de negócios digitais.