Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/12/2021 06h26

Foto: Ilustrativa

Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida

A partir desta quinta-feira (9), Jota Quest, Dilsinho e os Racionais MC's dão início à transmissão de shows especiais a convite do YouTube Music, com o objetivo de conscientizar a audiência sobre os impactos da pandemia. O projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida é uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e os shows poderão ser assistidos nos canais oficiais dos artistas, sempre às 20h.

Quem abre a programação é Dilsinho, em apoio a ações em combate à fome. Cerca de 25 mil pessoas do Norte, Nordeste e Sudeste do País receberão doações de cestas básicas. Os Racionais MC's se apresentam no dia 14, incentivando a saúde e o bem-estar. Mais de 2 mil pessoas das regiões Sul e Centro-Oeste serão beneficiadas com mais de 6 mil sessões de telemedicina, voltadas para o atendimento de maiores de 18 anos sobre questões de saúde mental.

Já no dia 21, é a vez da banda Jota Quest se apresentar, fomentando a educação de qualidade. Jovens receberão educação preparatória para o Enem, vale-gás, internet, alimentação, apoio para as provas, suporte na realização de matrícula nas faculdades, além de atividades extras com o objetivo de fomentar e apoiar futuras carreiras profissionais.

Projeto ‘Sollar Baía’

A partir desta quinta-feira (09), Salvador ganha mais um presente para a temporada do Verão 2021/2022. É o projeto ‘Sollar Baía’ que acontece no período do verão, sempre de quinta a domingo, das 16h às 23h, às margens da Baía de Todos os Santos, no Pátio do Pôr do Sol do Museu de Arte Moderna.

O acesso é franqueado, mas cobra o couvert artístico de pequenas apresentações musicais que ocorram nesse período a partir das 18h. Além disso, pontos gastronômicos estarão montados para atender ao público com venda de comidas e bebidas. O projeto de ambientação do ‘Sollar Baía’ é do arquiteto baiano, Giuseppe Mazzoni Filho.

Além do Sollar Baía, o MAM tem aberta ao público a exposição gratuita ‘O Museu de Dona Lina’, com visitação de terça a domingo, das 13h às 17h. A Residência Artística e as Oficinas do MAM (www.oficinasdomam.com.br) também de 13h às 17h. Já o Cine MAM (http://saladearte.art.br/), Café Saladearte e Pátios externos, funcionam das 12h às 20h. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

Cursos gratuitos e online

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, gratuitos e online, voltados para operação de drones e inseminação artificial. As matrículas estão abertas e podem ser feitas no link http://ead.senar.org.br/ .

Os cursos têm duração de até seis horas cada. Após a matrícula o conteúdo é disponibilizado imediatamente. Os participantes têm um prazo de até sete dias para conclusão, com emissão de certificado. Cada aluno pode realizar a matrícula em um minicurso por vez e tem acesso a um minibook (minilivro em PDF) com os principais conteúdos para consulta.

Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes de Salvador foram destaque entre os mais de 2 milhões de participantes de escolas públicas e privadas, de todo o Brasil, na 6ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que tem o Instituto Butantan entre os organizadores. Nove alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Cândido Portinari conquistaram ouro, prata e bronze, e outros 9 alunos tiveram excelentes pontuações, garantindo uma menção honrosa pelo desempenho na competição.

Os medalhistas são: Vitor Barbosa e Isadora Hernandez (ambos do 1ª Série do ensino médio) e Bruna Telles (2ª Série do ensino médio), que conquistaram o ouro; além de Luiza Caires (2ª Série do ensino médio), André Castro (3ª Série do ensino médio), Jade Jorge (8º ano do ensino fundamental) e Guilherme Almeida (3ª Série do ensino médio), com medalhas de prata; e Eduardo Tavares e Yuri Carmo com o bronze (3ª e 2ª série, respectivamente).

Espetáculo ‘Lub Dub’

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), a remontagem do espetáculo ‘Lub Dub’, grande sucesso do repertório mais recente da companhia de dança pública da Bahia. As duas sessões ocorrem na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), às 20h. A apresentação faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 40 anos do BTCA, completados no mês de abril. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Criada pelo dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia percussiva é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo. O curioso nome do espetáculo é uma referência ao som das batidas do coração. Para a medicina, os dois primeiros (ou principais) sons cardíacos são denominados ‘lub’ e ‘dub’, que representam a bolha produzida pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue. Assim, a obra é uma metáfora sobre a vida, sobre a própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta.

Natal Orquestrado em Salvador

Após encantar o público que esteve neste fim de semana na Praça da Revolução, em Periperi, o Natal Orquestrado segue esta semana para mais duas localidades de Salvador: Rio Vermelho e Centro Histórico. Desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, o projeto leva gratuitamente muita música para a população, com clássicos que trazem lembranças e esperança em meio ao clima natalino que já toma conta de Salvador. O evento segue respeitando os protocolos de enfrentamento à covid-19.

No Rio Vermelho, as apresentações acontecem no Largo da Mariquita, a partir das 17h30. Na quinta-feira (9), o público poderá conferir o maestro Angelo Rafael, comandando o Coral Ecumênico da Bahia (CEB) e, em seguida, a Orquestra de Sérgio Benutti. Na sexta-feira (10), o maestro Angelo Rafael e o CEB estarão de volta, tendo logo depois a apresentação da Orquestra de Zeca Freitas.

No Centro Histórico, o palco do Natal Orquestrado será o Largo do Cruzeiro de São Francisco, com programação a partir das 18h30. No sábado (11), quem vai animar o público é a Orquestra de Paulo Primo e, no domingo (12), será a vez da Orquestra de Zeca Freitas. Nos dois dias, a abertura será do maestro Angelo Rafael e o CEB.

Elevador Lacerda completa 148 anos

Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, o Elevador Lacerda completa 148 anos. O equipamento, nomeado Elevador Lacerda em homenagem ao seu idealizador e construtor, Antônio Lacerda, faz o transporte de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta. Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo e era o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura.
Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, atualmente a estrutura do Elevador Lacerda tem 73 metros de altura, duas torres e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019.

O Elevador Lacerda foi criado para solucionar um problema existente de desnível na cidade. No início do século XVII, o uso de guindastes era a única solução para o transporte de cargas em Salvador. As pessoas precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população. Desde então, além de ajudar os moradores, ele tornou-se um cartão postal e uma atração turística.