Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

10/12/2021 06h27

Foto: Divulgação

Forró é Patrimônio Cultural do Brasil

Em decisão unânime, durante reunião extraordinária, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

O conselho, formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, também elegeu o forró como um supergênero musical, por reunir ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.

O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba. Nos últimos dez anos, em parceria com comunidades detentoras, foi realizada a descrição detalhada das matrizes tradicionais com registro documental e audiovisual.

65 das 417 cidades baianas estão sem registrar covid-19

De acordo com a Secretária de Saúde da Bahia (Sesab), 65 das 417 cidades baianas estão sem registrar casos de covid-19 há cerca de 30 dias. O município de Contendas do Sincorá, no sudoeste do estado, é o município que está há mais tempo sem contabilizar infectados (112 dias).

Na segunda posição está a cidade de Marciolínio Souza com o maior tempo sem registros de infectados pela doença (111 casos), seguido de Itajú da Colônia (102), Boninal (95) e Tapiramutá (92). 

Na Bahia, desde o início da pandemia, dos 1.264.224 casos confirmados, 1.233.888 são considerados recuperados e 27.365 pessoas morreram. Ainda estão ativos 2.971 casos. O Estado tem 1.231 leitos ativos para tratamento da covid-19. Desse total, 410 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 33%.

Projeto Seta

Marcando as celebrações em torno do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a capital baiana recebe nesta sexta-feira (10) o lançamento do Projeto Seta, que une seis organizações da sociedade civil nacional e internacional na defesa de um Sistema de Educação Pública Antirracista no Brasil. Entre as ações previstas, está a projeção de mensagens, dados e reflexões sobre a importância de enfrentar as desigualdades e promover a equidade social, marcada para acontecer na Avenida Cardeal da Silva, no Rio Vermelho, às 19h. Recebem a ação, simultaneamente, as cidades de Belém, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Integram a iniciativa a ActionAid, a Ação Educativa, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, Geledés - Instituto da Mulher Negra  e a Uneafro Brasil.

Destinos preferidos

Salvador é a quarta cidade entre as 10 mais procuradas no Brasil para os meses de dezembro e janeiro. A capital baiana também aparece no terceiro lugar entre os destinos preferidos para quem quer viajar entre o Natal e o Réveillon. Os dados são da MaxMilhas, travel tech que já vendeu mais de 7 milhões de passagens aéreas, e foram apurados em 2 de dezembro. A campeã de buscas entre as capitais nordestinas é Recife (PE), as outras duas são Fortaleza (CE) e Maceió (AL).

A retomada do turismo no Brasil é reflexo do avanço da campanha de imunização contra a covid-19. Com o comprovante da vacina em mãos e a chegada das festas de fim de ano e do período de férias, os turistas já começam a planejar suas viagens.

Na MaxExperiências, plataforma que oferece pacotes de viagens para destinos que proporcionam aos viajantes experiências diferenciadas, é a vez de Boipeba se destacar. Localizada no município de Cairu, no litoral baiano, a ilha só perde de Fortaleza e Jericoacoara (CE) na preferência do público e está à frente da Amazônia (AM), Jalapão (TO) e Bonito (MS).

Palácio de Natal

O Palácio de Natal será inaugurado nesta sexta-feira (10) em Salvador. O espaço todo dedicado à simbologia da festa estará aberto nos dias 10, 11, 12, 17,18 e 19 de dezembro, sempre das 15h às 21h, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. Com entrada gratuita e ingressos limitados à capacidade da casa, o local contará com todos os protocolos de segurança, sendo necessário o cartão de vacinação.

Natal do Hiperideal 

As vizinhanças das lojas do Hiperideal da Pituba, Canela, Itaigara e Patamares vão ganhar um belo presente de Natal da rede de supermercados. Durante os fins de semana do mês de dezembro serão realizadas apresentações da CIA de Dança de Kika Tocchetto e pocket shows da Quabales Banda nas unidades. Uma casa de Papai Noel diferenciada completa a programação. 

Os clientes, principalmente as crianças, são os convidados especiais da ação de fim de ano, que já ocorreu nas lojas do Litoral Norte, Guarajuba e Praia do Forte. Confira o roteiro: sábado (11), na Pituba, das 10h às 11h20; domingo (12), no Canela, das 10h às 11h20; dia 18, no Itaigara, das 18h às 19h20; dia 19, em Patamares, das 18h às 19h20. 

Rei do Bitcoin

A Kronberg Leilões realizará o leilão dos bens de Cláudio José de Oliveira, mais conhecido como “Rei do Bitcoin”, na segunda-feira (13), às 17h. Entre carros, bolsas de grife e outros itens, o valor estimado dos bens chega a cerca de R$ 1,5 milhão.

É possível participar do leilão por meio do site da leiloeira (www.kronbergleiloes.com.br), cadastrando login e senha, observadas as regras previstas no referido site. O Porsche Panamera 2017 pode ser o item mais desejado do leilão. Seu lance inicial é de R$ 505.800,00. Outros veículos também estarão disponíveis para lances, como as BMWs X5 (2017), 750i (2014) e X3 (2015), além de um Honda HR-V (2018).

Todos os veículos presentes no leilão do Rei do Bitcoin constam como: “Em regular estado, com boa aparência, com alguns riscos e avarias”.

No leilão de bens da massa falida da Bitcurrency Moedas Digitais S.A, serão aceitos apenas pagamentos à vista, não sendo admitido o parcelamento, de acordo com o edital do leilão.