Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/12/2021 06h25

Foto: Divulgação

S.O.S Sul da Bahia

Com o intuito de ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas nas cidades do extremo sul do estado, a Campanha Solidária S.O.S Sul da Bahia recebe doações no Shopping Paralela. O centro de compras é ponto de coleta de alimentos, água, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues no piso L2, no espaço entre as lojas Centauros e Youplay.

A campanha conta com o apoio do Governo do Estados da Bahia, do Coletivo Chamada Solidária, Copa do Nordeste, Nordeste Cuida, Radio Salvador FM, Tv Aratu, Tv Bahia, além do Shopping Paralela.

As doações serão destinadas às famílias dos 51 municípios em situação de emergência. Os mais afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju, esses quatro últimos também concentram juntos o maior número de desabrigados 3.956.

Proteção dos Jornalistas

De acordo com um novo relatório do Comitê para Proteção dos Jornalistas, organização sem fins lucrativos, 293 repórteres foram detidos em todo o mundo. Além disso, pelo menos outros 24 foram mortos por causa de sua cobertura, e outros 18 morreram em circunstâncias que tornam muito difícil determinar se eles foram alvos por causa de seu trabalho.

Os destaques negativos ficam com a China, que prendeu 50 jornalistas, maior número em todo o mundo, seguida por Mianmar, com 26 profissionais da imprensa detidos como parte de uma repressão após o golpe militar em fevereiro. Depois aparecem Egito (25), Vietnã (23) e Bielo-Rússia (19).

Pela primeira vez, a lista inclui jornalistas encarcerados em Hong Kong – um subproduto da lei de segurança nacional de 2020, que torna qualquer coisa que Pequim considera como subversão, secessão, terrorismo ou conivência com forças estrangeiras puníveis com pena de prisão perpétua.

O México, onde jornalistas costumam ser visados quando seu trabalho perturba gangues criminosas ou funcionários corruptos, continua sendo o país mais letal do hemisfério ocidental para os repórteres.

Procon Comunidade no Atelier Rasec

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) realiza, a partir desta terça-feira (14), o atendimento do Procon Comunidade no Atelier Rasec, no bairro do Pelourinho, em Salvador. A ação ocorre das 9h às 16h e segue até a próxima sexta-feira (17).

O programa Procon Comunidade visa orientar e atender a população sobre seus direitos nas relações de consumo. As técnicas do órgão da secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) ficarão no primeiro andar do atelier distribuindo materiais educativos e orientando os frequentadores do espaço e visitantes do Pelourinho.

Na oportunidade, os consumidores poderão se consultar com as técnicas e registrar queixas.

Utilização da máscara

A Secretaria da Saúde de Salvador alerta sobre a importância de manter a utilização da máscara para evitar a disseminação da transmissão da Influenza na capital baiana. A medida é uma das ações recomendadas pela pasta para conter o avanço de um surto de gripe na cidade, além de também evitar a disseminação do novo coronavírus.

Somente neste ano, foram registradas 56 ocorrências de influenza no município. A imunização é outra importante estratégia de contingência. Na última semana, o município recebeu 19.440 novas doses da vacina contra influenza para intensificar a estratégia na cidade.

A mobilização está aberta para os grupos prioritários da campanha, como trabalhadores da saúde; crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, o que corresponde a 58% de cobertura do público alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

Projeto de arte "Eggcident"

Salvador vai receber uma intervenção urbana do artista Henk Hofstra. O holandês “fritará" quatro ovos gigantes na calçada do Mercado Modelo como um alerta para os impactos das mudanças climáticas e aquecimento global. A iniciativa,  integra a Virada Sustentável Salvador que será realizada entre os dias 15 e 19 de dezembro. O projeto de arte "Eggcident", que já passou pelos Estados Unidos, Chile, Rússia e China, usa os ovos estrelados como simbologia para a vida no planeta. 

Cada um dos ovos, quer dizer, das obras, ocupará uma área de 70 m² e poderá ser visto tanto por quem passa pelas ruas do Comércio como também do alto do Elevador Lacerda. Com o tema A mudança que o mundo precisa é cultural, a Virada Sustentável Salvador tem patrocínio da Braskem. 

12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Com 55 mil metros quadrados, o Parque Costa Azul, que é palco de grandes eventos de Salvador, nas áreas da cultura, lazer e esporte, será o ponto de encontro dos agricultores e agricultoras familiares do estado da Bahia. O local vai abrigar a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá no período de 15 e 19 de dezembro de 2021. 

A Feira, que volta ao formato presencial, terá novidades para a população baiana. A começar pela estrutura arejada e com acesso facilitado e bicicletário, ciclovias, pistas para caminhada e estacionamento para 300 veículos. 

Será um evento para toda a família, com oportunidade de conhecer, degustar e adquirir produtos da agricultura familiar e economia solidária, além da oportunidade de interação entre público visitante e expositores (agricultores e agricultoras familiares, quilombolas, indígenas, artesãos e chefs de cozinha, dentre outros). 

O evento é gratuito e terá grandes atrações culturais, Vila Gastronômica, Parque Infantil, Cozinha Show, Artesanato e comercialização de 1.500 produtos de 200 cooperativas e associações de todo o interior do estado. Sem contar nos espaços inovadores como a licuriteria, umbuteria, cajuteria, chocolateria, cafeteria, sorveteria do Cerrado e muito mais.