Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/12/2021 06h29

Foto: Divulgação

Concurso da Petrobras

Um novo concurso da Petrobras vai contratar 757 profissionais para cargos de nível superior, como cientistas de dados, engenheiros e analistas de sistemas. A seleção inclui a formação de cadastro reserva. As inscrições estão abertas até o dia 5 de janeiro de 2022. É o primeiro concurso da companhia em 3 anos. Os convocados poderão trabalhar em qualquer área ou unidade, a depender da necessidade da Petrobras.

As vagas são para profissionais com formação nas ênfases Ciência de Dados, Análise de Sistemas (engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio), Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo,  Engenharia de Equipamentos (elétrica, eletrônica, inspeção, mecânica, terminais e dutos), Engenharia de Processamento, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança de Processo, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Naval, Análise de Comércio e Suprimento, Análise de Transporte Marítimo, Geofísica (Física, Geologia), Geologia, Economia e Administração.

Campanha da Fecomércio-BA

A Campanha Natal Solidário, da Federação do Comércio (Fecomércio-BA), vai destinar cinco mil cestas básicas às famílias vítimas das chuvas no sul e extremo sul baianos. As enchentes deixaram 51 cidades em situação de emergência, afetando diretamente um público estimado em 220 mil pessoas. A doação contará com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A mobilização em torno das vítimas das chuvas tem participação ainda do Sindicato do Comércio (Sincomércio) de Teixeira de Freitas, uma das cidades do extremo sul atingida.

Entre os itens que as regiões mais carecem no momento estão água potável, alimentos estocáveis instantâneos e prontos para consumo – como biscoitos, cereais, leites, sucos, enlatados e achocolatados -, produtos infantis como mamadeiras e fraldas, artigos para limpeza doméstica e de higiene pessoal e roupas.

Desfile do Instituto Oyá

Uma mistura de moda, cultura e arte acontecerá neste sábado (18), no Museu de Arte Moderna da Bahia, durante o desfile do Instituto Oyá, com peças originais criadas por alunos de um curso gratuito oferecido pela organização. No total, são 30 peças que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais. O público, restrito a convidados, poderá perceber o conceito da coleção através de elementos que remetem a redes de pesca e búzios nas roupas.

A coleção “Transformação”, criada pelos alunos do curso de Moda, Modelagem e Corte & Costura, começou em 2020 e está em sua segunda edição. O projeto do Instituto Oyá de Arte e Educação, localizado no terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, tem o objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais.

Doação da ISM

Com o objetivo de colaborar com as cidades do Sul e Extremo Sul da Bahia que se encontram em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas, a Indústria de Bebidas São Miguel realizou a doação de 1.596 litros de água mineral.
A doação foi direcionada à cidade de Canavieira e à campanha S.O.S Sul da Bahia, que segue com ponto de coleta no Shopping Paralela, em Salvador. De acordo com a ISM, novas doações para as famílias atingidas nas regiões serão realizadas nos próximos dias.

Espetáculo "Sonhos de Natal"

No domingo (19), o espetáculo "Sonhos de Natal" ganha sessão especial com direito a ação social em prol das vítimas da chuva no Sul da Bahia. A apresentação acontecerá às 19h30, no Salvador Shopping. Ingressos poderão ser trocados durante a semana por agasalhos, cobertores e alimentos não perecíveis.

Além dessa apresentação, o público poderá conferir os shows neste sábado (18), 18h e 20h, e domingo (19), 18h.

O espetáculo de dança e performance, repleto de magia e ludicidade, é narrado por Papai Noel e apresentado por quase 50 bailarinos e artistas locais. O evento a céu aberto acontece no Estacionamento Externo - Piso L1 (atrás do Bompreço) e possui vagas limitadas. Com duração de 45 minutos, o espetáculo tem texto de Jarbas Oliver e direção de Gil Alves.

Para garantir um ingresso das demais sessões basta trocar com 1 kg de alimento não perecível (exceto sal), que será doado ao Hospital Martagão Gesteira. A retirada dos ingressos poderá ser feita diariamente, na loja Diva - Piso L1 (próximo à Lojas Americanas), de segunda-feira a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 13h às 21h.

Petrobras Cultural

Através do programa Petrobras Cultural, a Petrobras vai investir R$ 10 milhões em patrocínios a projetos em museus, instituições e centros culturais de todo o Brasil, e que destaquem a cultura brasileira.

Uma chamada pública foi lançada e a proposta deve contemplar pelo menos um dos temas: Arte/cultura brasileira; Cultura popular/regionalidades; Folclore brasileiro; e História do Brasil, que poderá incluir também ações comemorativas ao bicentenário da independência, bem como outros temas históricos.

Os projetos inscritos podem ser realizados de forma presencial, digital ou híbrida, em qualquer cidade do Brasil.

Os projetos devem já estar aprovados para uso de recursos de lei federal ou estadual de incentivo à cultura. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Petrobras até 17 de janeiro.

Ligações telefônicas “spam”

Pelo quarto ano consecutivo, o Brasil mantém o título de país com mais ligações telefônicas “spam” no mundo de acordo com relatório global do aplicativo Truecaller, que bloqueia essas chamadas. Ligações spam são aquelas indesejadas, de telemarketing, que oferecem serviços ou produtos não solicitados.

Até outubro deste ano, o Brasil teve uma média de 32,9 chamadas spam por usuário por mês, número muito maior do que o registrado pelo segundo colocado, o Peru, com 18,02. Em relação aos spam por SMS, o Brasil fica na oitava colocação, atrás de sete países africanos: Camarões, Somália, Tanzânia, Congo, Burkina Faso, Costa do Marfim e Benin.

O levantamento aponta que a maior parte das chamadas de spam no Brasil tenham origem em serviços financeiros (44,1%), como bancos, cooperativas de crédito, operadoras de cartão de crédito, e vendas de todos os tipos (39%). Em terceiro lugar (16,9%) aparecem tentativas de golpe.

Depois de Brasil e Peru, aparecem entre os países com mais ligaões spam, na sequência: Ucrânia, Índia, México, Indonésia, Chile, Vietnã, África do Sul, Rússia, Colômbia, Espanha, Equador, Turquia e Itália.