30/12/2021 06h28
Foto: Divulgação
SAC Móvel no extremo sul da Bahia
O SAC Móvel já realizou mais de 2,5 mil atendimentos em cidades do extremo sul da Bahia. As três carretas permanecem em Medeiros Neto, Itamaraju e Prado até esta quinta-feira (30). Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento é 100% gratuito, incluindo emissão de carteira de identidade. O SAC Móvel chegou aos municípios no dia 17 de dezembro, em atenção às famílias atingidas pelas fortes chuvas na região.
Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Festival Ilumina
Uma importante experiência para os jovens músicos baianos seguirá até o dia 7: o Festival Ilumina, que ganha sua primeira edição na Bahia. Criado pela violista americana Jennifer Stumm em 2015, em São Paulo, o evento tem conectado centenas de jovens músicos da América do Sul a diversos artistas internacionais.
Neste ano, participarão instrumentistas consagrados como, além da própria Jennifer, o maestro e pianista Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba, a violinista holandesa Liza Ferschtman, o violoncelista alemão Julian Steckel e o clarinetista e compositor britânico Mark Simpson.
Ao todo, 30 jovens músicos brasileiros e 16 grandes artistas internacionais vão interagir em oficinas imersivas e realizarão uma série de concertos gratuitos em diversos locais de Salvador.
Ponto de coleta na Casa Pia
O ponto de coleta que a Casa Pia de São Joaquim manteve para receber doações para a campanha Natal Sem Fome seguirá ativo até 7 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h, para ajudar as vítimas baianas das fortes chuvas no Estado. O local receberá roupas, lençóis, cobertores, sapatos (limpos e em bom estado), água mineral e alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à população necessitada nas regiões afetadas.
Ações sociais e de filantropia estão na essência da Casa Pia, cuja localização estratégica possibilita que a população da Cidade Baixa, do entorno da Península de Itapagipe e do Subúrbio Ferroviário, possa colaborar ainda mais com diferentes ações. A instituição fica na Avenida Jequitaia, 375, no bairro da Calçada.
Prisões Invisíveis: Liberte-se
A escritora baiana Eliude Santana lança o seu novo livro Prisões Invisíveis: Liberte-se. A obra também foi lançada na Itália, país onde a autora reside há 30 anos. Recém-lançado e disponível nas versões em português e em italiano no Amazon e Clube de Autores, o livro faz uma viagem entre os vários aspectos do universo cósmico e humano e da interconexão entre eles.
Trata-se de um chamado para a consciência individual utilizando os conceitos e a teoria da física quântica. Prisões Invisíveis é o terceiro livro de Eliude Santana, que é graduada em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Torto Arado
O escritor baiano Itamar Vieira Junior tem o livro mais vendido da Amazon no Brasil em 2021. A plataforma anunciou que “Torto Arado” lidera a lista de campeões de vendas no país. A obra narra a história das irmãs Belonísia e Bibiana e se passa na Chapada Diamantina, dando fundamental destaque ao Jarê, religião baseada no candomblé de caboclo. Em 2020, a liderança havia sido do “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa Djamila Ribeiro.
Pontos de arrecadação
Os terminais de São Joaquim e Bom Despacho agora são pontos de arrecadação de alimentos, água mineral, cobertores e vestuários, que serão destinados à população da região sul e extremo sul da Bahia, atingida por fortes chuvas neste mês de dezembro. A mobilização da campanha “SOS Bahia” é do Grupo de Amigos de Itaparica e tem apoio da Internacional Travessias Salvador, prefeituras de Itaparica e Vera Cruz e das câmaras de Vereadores dos dois municípios.
O público interessado em realizar a doação em Salvador, no Terminal São Joaquim, basta ir até o ponto de coleta localizado na guarita, próximo do portão de saída de veículos, sala do CCO. No caso do Terminal Bom Despacho, as doações podem ser feitas na sala de arrecadação do Terminal Rodoviário, onde saem as vans.
Gestrinona
Está proibida a propaganda da gestrinona e de produtos que contêm essa substância. A decisão é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considera o produto um risco à saúde pública. A gestrinona é um hormônio esteroide com ações anabolizantes que vem ganhando adeptos no Brasil através do seu uso no chamado “chip da beleza”. Do tamanho de um palito de fósforo, o dispositivo de silicone é implantado no corpo para liberar continuamente hormônios, como a gestrinona, esteroide com ações anabolizantes.
O uso do dispositivo está vinculado a possíveis efeitos terapêuticos no tratamento de sintomas da menstruação, menopausa, doenças dependentes do estrogênio (hormônio feminino) ou contracepção. Contudo, seu uso se popularizou devido aos seus supostos efeitos colaterais, que podem incluir aumento de massa muscular, da libido e da disposição física. Porém, nos anúncios costuma-se omitir que ele não tem registro da Anvisa e pode causar efeitos colaterais, como desníveis de colesterol, problemas no coração e no fígado, entre outros.