22/03/2020 05h26
Foto: Modais em Foco
Covid-19 não é transmitido pelos pets
Diante do surgimento da pandemia do novo coronavírus, surgiram dúvidas a respeito de que pets poderiam ser agentes transmissores da Covid-19. Na China, inclusive, foi relatado um caso que um cachorro foi contaminado pela tutora, mas não adoeceu e nem foi capaz de retransmitir a doença.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) o novo coronavírus (SARS-CoV-2) não é transmitido pelos pets. Conforme a instituição, tanto cães quanto gatos são, eventualmente, acometidos por alguns tipos de coronavírus, diferentes dos que afetam os seres humanos. No caso dos cães, existe até vacina, mas ela só protege os caninos e, portanto, não deve ser utilizada em humanos.
"A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que não há relatos de que animais, como cães ou gatos, possam ser infectados e capazes de disseminar o Covid-19. Até o momento, ainda de acordo com a OMS, o risco de transmissão de animais de estimação para humanos não existe, mas manter as regras básicas de higiene é algo essencial", explica a nota do CRMV-BA.
Interditados
A Prefeitura de Salvador interditou duas universidades, dois cursos de idiomas e seis escolas profissionalizantes. Os estabelecimentos foram interditados por manterem o atendimento ao estudante mesmo após o decreto municipal proibir o funcionamento. O objetivo é o de conter o avanço da Covid-19 na capital baiana. Entre as instituições que infringiram o decreto estão: Uninassau (Pituba), Unijorge (Paralela), CCAA (Cajazeiras), Aliança Francesa (Ladeira da Barra) e as escolas profissionalizantes: Instituto Prime, Prepara Concurso, Ultra Cursos, Projeta Cursos Técnicos, Curso Instituto da Construção e Explanação Capacitação Técnica.
Terminal de Passageiros de Fortaleza
Devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Antaq decidiu cancelar o leilão do Terminal de Passageiros de Fortaleza (TMP), destinado ao desembarque (desembarque, movimentação interna) e ao embarque (movimentação interna e embarque) de passageiros, exploração de estacionamento e aluguel de espaços fixos e para eventos. A sessão pública aconteceria em 27 de março, às 10h, na sede da Agência.
Doadores de sangue em hemocentros
O medo da exposição ao novo coronavírus diminuiu a movimentação de doadores de sangue em hemocentros do país, prejudicando os estoques de seus bancos de sangue. Geralmente, quando isso acontece, a estratégia é usar a mídia, na tentativa de fazer chamamentos para que as pessoas colaborem, indo aos hemocentros regionais para ajudá-los na tarefa de manter seus estoques.
O problema é que entre as medidas para prevenir a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está evitar ambientes com aglomerações. Diante desse dilema, os hemocentros têm pedido que as doações de sangue sejam agendadas. Para garantir que os doadores não correrão riscos de adquirirem a doença, alguns hemocentros adotaram algumas medidas preventivas. Entre elas a readequação do espaço, garantindo maior distância entre as pessoas.
Esporte Clube Bahia
O Esporte Clube Bahia cedeu o antigo centro de treinamento do time, o Fazendão, localizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas
para apoio do Estado contra os casos do novo coronavírus. Vão ser transferidos para as instalações do Fazendão pacientes que não precisam de tratamentos complexos. A equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia fez uma inspeção e aprovou o local
São João ameaçado
Este ano, o São João está ameaçado em algumas cidades do interior baiano. O motivo é a pandemia do Covid-19, uma vez que o vírus tem mais facilidade em se multiplicar em ambientes frios.
O primeiro município a declarar a suspensão do evento foi Conceição do Almeida, cidade que fica no Recôncavo baiano, distante 160 km de Salvador. Levando em conta a orientação da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Prefeitura local decidiu cancelar o “São João do Almeidão 2020”. Em janeiro, foram anunciadas algumas das atrações que iriam tocar na festa, a exemplo de Zezé de Camargo & Luciano, Flavio José, Cavaleiros, Léo Santana e Harmonia do Samba.
Na região sudoeste, Vitória da Conquista também optou pelo cancelamento do “Arraiá da Conquista”. A Prefeitura do município, distante 509 km de Salvador, adotou a medida, mesmo ainda não tendo registro confirmado do novo coronavírus.
Outra cidade que pode suspender os festejos juninos este ano é Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A definição quanto a realização ou não do “Camaforró” deve sair até o final deste mês. De acordo com a assessoria de comunicação do município, como a festa exige um planejamento antecipado e ainda não se sabe quando tempo a pandemia do Covid-19 deve durar, o evento, em 2020, está ameaçado.
Outras localidades da Bahia ainda estão fazendo uma análise se devem manter a festa ou suspender a realização do São João este ano. Em Amargosa, cidade do centro-sul baiano e distante 235 km da capital baiana, a festa, até segunda ordem, está mantida, com as tratativas junto aos artistas acontecendo normalmente.
Estreias canceladas
O surto do novo coronavírus no Brasil fez com que as distribuidoras brasileiras cancelassem todas as estreias que estavam previstas para acontecer nos próximos dias nos cinemas do país.
Entre as estreias da semana estavam os filmes o aguardado Um Lugar Silencioso – Parte 2, e o elogiado documentário indicado ao Oscar Honeyland, além de Rodantes, A Jornada, Meu Querido Elfo, É Doce!, O Pai, O Orfanato, Quarto 212 e Pacificado.
Outros longas tiveram suas estreias adiadas antes mesmo da semana de lançamento, como é o caso de Mulan, que estava previsto para 26 de março; de Os Novos Mutantes e Espíritos Obscuros, ambos agendados para abril.
Um dos filmes mais aguardados do ano, o longa de ação Velozes e Furiosos 9 teve sua estreia adiada em um ano e chega aos cinemas em abril de 2021. Em um comunicado a Universal Pictures explicou o motivo da medida: “Ficou claro que não será possível para nossos fãs ao redor do mundo assistir ao filme em maio. Estamos movendo o lançamento global para abril de 2021, com a estreia na América do Norte em 2 de abril”.
Rede de solidariedade em meio à pandemia da Covid-19
Como as aulas foram suspensas, as crianças passam agora o dia em casa com seus pais, que em geral estão trabalhando em casa para evitar contato com o novo coronavírus. Os cuidados das famílias estão sendo estendidos, também, aos seus empregados domésticos e pessoas mais necessitadas.
A ameaça do novo coronavírus vem inspirando muita gente a ajudar quem mais enfrenta dificuldades em tempos de confinamento e redução de renda. Boa parte dessa ajuda vem sendo oferecida de forma muito criativa pelas redes de solidariedade anônimas.
Uma imensa rede vem se formando no Brasil e no mundo, com pessoas comuns, que oferecem o que podem, gratuitamente e sem esperar nada em troca, como por exemplo:
- Psicólogos, médicos e enfermeiros oferecendo aconselhamento pela internet, programas interativos de rádio e tv;
- Professores de academias, studio de pilates e ioga divulgando aulas nas redes sociais para se fazer em casa;
- Professores divulgando diversas práticas educativas para os pais fazerem em casa com seus filhos;
- Jovens se oferecendo para fazer compras de alimentos e remédios para os idosos e deficientes;
- Empresários doando produtos alimentícios, comidas preparadas e álcool gel para necessitados;
- Artistas fazendo apresentações em locais nos quais as pessoas podem assistir sem sair dos seus lares;
- Contadores de história telefonando para cegos e idosos.
Veja como você pode contribuir neste momento, principalmente, evitando a divulgação de informações falsas ou que possam desequilibrar a harmonia e serenidade das pessoas.