Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/01/2022 06h25

Foto: Divulgação

Tartaruga Jonathan é o mais velho animal terrestre vivo

Enquanto a monarca britânica morreu há mais de 120 anos, Jonathan continua movendo-se em torno do planeta Terra.

Talvez o residente mais famoso de Santa Helena, uma das ilhas mais remotas do mundo, Jonathan celebra neste ano o seu 190º aniversário – fazendo dele a tartaruga mais longeva de todo o sempre.

Segundo o Guinness World Records, Jonathan é o mais antigo quelônio de todo o sempre – uma categoria que engloba todas as tartarugas, cágados e jabutis.

Pensa-se que ele tenha nascido por volta de 1832. Jonathan foi presenteado a Sir William Grey-Wilson – que mais tarde se tornou governador – chegando de Seychelles a Santa Helena em 1882. Mais 31 governadores vieram e foram embora nas décadas seguintes.

Na verdade, Jonathan poderia até ter 200 anos de idade, pois ninguém sabe a sua idade exata, segundo Matt Joshua, chefe do turismo em Santa Helena.

Outras provas da sua idade surgiram quando uma velha fotografia tirada entre 1882 e 1886 foi revelada. Nela, um Jonathan completamente crescido pode ser visto a pastar no jardim da Plantation House, a residência do Governador de Santa Helena, onde passou a maior parte da sua vida.

4ª dose da vacina

A capital baiana inicia nesta sexta-feira (28), das 8h às 16h, a aplicação da 4ª dose da vacina contra covid-19 para pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos e que tomaram a 3ª dose há quatro meses. Segue também a aplicação da primeira dose para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, além da aplicação da 2ª e 3ª dose.

Para terem acesso ao imunizante, os interessados devem estar com o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde. A imunização de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos estará suspensa nesta sexta-feira (28). 

Pórticos de acesso à Barra

A Guarda Municipal de Salvador vai instalar, a partir desta sexta-feira (28) três pórticos de acesso à Barra. As estruturas vão funcionar no Barra Center, Farol e Porto da Barra. O serviço visa evitar aglomerações e coibir o descuprimento também vai distribuir máscaras de proteção e orientando a população.

Agentes da GCM estarão no perímetro dos portais, de sexta a domingo, das 7 às 19. Segundo o prefeito Bruno Reis, os pórticos vão controlar o acesso das pessoas no calçadão e na faixa de areia. Serão observadas questões como acúmulo exagerado de pessoas num mesmo trecho, distanciamento social e o uso de máscara.

Carnaval

A Bahia não terá feriado prolongado ou ponto facultativo de Carnaval. Com isso, o serviço público funcionará normalmente, assim como as escolas da rede estadual, e o servidor público que não comparecer terá o ponto cortado do pagamento. O único dia de folga será a terça-feira, 1º de março

Doações da Unilever

A Unilever, uma das líderes mundiais em produtos de beleza e cuidados pessoais, cuidados com a casa e alimentos, doou 30 toneladas de produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis para as cidades atingidas pelas chuvas na Bahia. A ação é realizada em parceria com a Central Única das Favelas e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Os colaboradores da Unilever também estão participando da campanha e podem comprar cestas com produtos disponíveis em um canal interno, que ganhou um recurso exclusivo voltado para as doações. As entregas ocorrem ao longo do mês de janeiro.

Violência contra Jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil. O levantamento apontou que das 430 agressões cometidas contra jornalistas em 2021, 147 delas foram cometidas pelo presidente do Brasil Jair Bolsonaro, o que corresponde a 34,19% do total.

Das agressões cometidas pelo presidente da República, 18 foram agressões verbais e 129 foram episódios com ataques à credibilidade da imprensa. Outros 142 casos em 2021, o equivalente a 33,02% do total, foram cometidas por dirigentes da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), empresa pública sob comando do Governo Federal.

Em 2020, o relatório indicou que Bolsonaro também foi o responsável pelo maior número de agressões contra profissionais de imprensa. Naquela ocasião, foram 428 agressões contra jornalistas, sendo 175 delas cometidas pelo presidente da República, o equivalente a 41% do total.

Atelier dos Cachos

O salão Atelier dos Cachos, pioneiro em Salvador no tratamento de crespos e cacheados, inaugurou recentemente uma unidade em São Paulo (SP), sendo a primeira fora da capital baiana.

O salão, que nasceu em 2014 no bairro do Garcia, está presente em três pontos da cidade soteropolitana: Itapuã, Shopping da Gente e Orixás Center. Sendo esse último a sua sede principal.

O Atelier oferece tratamentos livres de sulfatos, parabenos e petrolatos, além de linhas veganas e à base de óleos naturais. Entre os serviços prestados estão a técnica de corte a seco, hidronutrição, reconstrução, tratamento antiqueda, luzes e coloração. Em São Paulo (SP), o atendimento acontece de segunda a sábado, entre 10h e 18h, na Rua Santa Cruz, 222.

Maus tratos com animais

A Polícia Federal apreendeu 15 girafas e prendeu dois homens por maus tratos aos animais no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, na quarta-feira (26). 

A ação foi feita no âmbito de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph) e acompanhada por analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para verificar informações acerca da morte de três espécimes, de um conjunto original de 18 girafas importadas da África do Sul.

Os policiais federais e os analistas ambientais constataram a situação de maus tratos dos animais e, diante disso, dois homens, responsáveis pela manutenção dos cativeiros, foram presos. As girafas foram apreendidas. O Ibama ficará responsável pela supervisão e adotará todas as providências necessárias para resguardar a integridade das girafas.

Os presos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde foram autuados. A investigação prosseguirá com o objetivo de apurar as circunstâncias e a legalidade da importação dos animais, bem como as condições de manutenção e cuidado das girafas.