Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

29/01/2022 06h35

Foto: Ilustrativa

Dia Nacional da Visibilidade Trans

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

O texto acima, do artigo 196 retirado da Constituição Federal de 1988, destaca a importância do acesso à saúde como um direito de cada cidadã e cidadão brasileiro. No entanto, ainda em 2022, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado neste sábado, 29 de janeiro, a população trans e travesti enfrenta inúmeros desafios no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os relatos incluem discriminação, despreparo dos profissionais, acolhimento inadequado, dificuldade no entendimento da transexualidade e a ausência de políticas públicas e programas específicos voltados ao combate ao preconceito.

O caminho em busca de melhorias no acolhimento dessa população nos dispositivos de saúde é longo. Para os especialistas, o ponto de partida pode estar no reforço da inclusão de trans e travestis na formulação das políticas públicas na área.

Vida+ Cidadão

A Prefeitura de Salvador, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolveu o aplicativo Vida+ Cidadão. O objetivo da ferramenta é facilitar a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital baiana, que, além de outras funções relevantes, permite ao cidadão mapear medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde.

Para além do acesso a informações sobre serviços de saúde, disponibilidade de medicamentos e vacinas nos postos da rede, é possível realizar o acompanhamento de consultas médicas, cartão virtual do SUS e até mesmo avaliar o atendimento recebido. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita em celulares com sistema Android ou iOS.

A ferramenta foi oficialmente lançada em 2020, e desde então tem sido potencializada, como parte de um conjunto de estratégias e medidas que simbolizam o esforço da administração municipal em investir em tecnologia para atender as demandas e facilitar a vida dos cidadãos.

Talentos Seara 2022

A Seara acaba de abrir as inscrições para o Programa Jovens de Valor – Talentos Seara 2022. Ao total, são 202 vagas de emprego, espalhadas em dez estados do país, voltadas para profissionais sem experiência que atuarão nos setores de produção, manutenção, agropecuária e qualidade em unidades da empresa. As vagas para o programa de trainee estão sendo ofertadas nas áreas de administração, medicina veterinária, engenharias, zootecnia, biologia e afins. É necessário ter concluído a graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2021.

As vagas de emprego no programa de trainee estão sendo ofertados no Rio Grande do Sul, com 35 oportunidades, Santa Catarina, com 57, São Paulo, com 25, Paraná, com 40, Rio de Janeiro, com 2, Mato Grosso do Sul, com 23, Mato Grosso, com 3, Bahia, com 5, Minas Gerais, com 4 e Distrito Federal, com 8.

O Programa de Trainee tem como intuito desenvolver os talentos por meio de trilhas que fortalecem a cultura da Seara e promovem um modelo focado em resultados, abordando aspectos de Gestão, Liderança e Conhecimentos. Clique aqui para se inscrever

Plataforma AfroOn

Com o objetivo de oferecer capacitação a empreendedores negros e negras, a Ambev e a escola de afroempreendedorismo Afroimpacto se uniram para criar a plataforma AfroOn. A iniciativa oferece diversos conteúdos e trilhas de conhecimento relacionados a temas como gestão com recorte racial, negociação com grandes empresas, produção de conteúdo e como fazer uma boa divulgação online. Os cursos são totalmente online e podem ser acessados pelo portal Ambev On.

Além disso, o programa também oferece atividades de fixação, mentoria, lives e um grupo no WhatsApp, onde os participantes podem tirar dúvidas e trocar informações. Depois de completar as três trilhas (empreendedor iniciante, aprendiz e negociador), a pessoa recebe um certificado.

Festa de Iemanjá

Pelo segundo ano consecutivo, Salvador não terá a tradicional Festa de Iemanjá, celebrada em 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho. A medida foi tomada pela Prefeitura, em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19 e da ocupação de leitos de UTI.

Entre as principais medidas adotadas para o dia, está a proibição da realização de qualquer ação de emissão sonora em todo o trecho da Avenida Oceânica, entre o restaurante Sukiyaki e a Vila Caramuru, a exemplo de carros de som. Também nesse trecho, estará vetada a atuação do comércio ambulante nas vias. Os bares e restaurantes poderão funcionar em horário normal, com a utilização apenas de som ambiente.

Estará interditado o acesso de pessoas às praias entre o restaurante Sukiyaki e a Colônia de Pescadores Z1, a partir das 0h do dia 1º de fevereiro até as 6h do dia 3 de fevereiro. O trânsito estará liberado normalmente na Avenida Oceânica. Já o presente de Iemanjá será levado diretamente ao mar, sem qualquer permanência na Colônia de Pescadores, para evitar aglomerações.

Cartilha de Verão

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) lançou, em formato online, a Cartilha de Verão, com dicas para que a população aproveite esta época do ano com segurança e sem descuidar da saúde. O material ilustrado é assinado pela Comissão de Saúde Pública e pela Câmara Técnica de Clínica Médica do conselho e está disponível para todos os brasileiros no site do Cremerj.

A cartilha traz orientações sobre cuidados para evitar doenças típicas do verão, como insolação, intoxicação alimentar, reações alérgicas, conjuntivite e otite. Alerta também para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, falando de práticas importantes para diminuir a presença do inseto, sem esquecer a importância dos cuidados contra a gripe que, apesar de incomum no verão, tem acometido muitas pessoas, devido à facilidade de transmissão.

Excesso de peso

O ano de 2030 parece estar longe, mas uma projeção com dados alarmantes mostra como poderão estar os brasileiros daqui a oito anos: a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68%, ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro.

Os dados levantados são do estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, realizado por uma equipe formada por 17 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e uma do Chile. Os resultados do estudo podem ser acessados no por meio de endereço eletrônico.

O estudo, que foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que, no Brasil, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período.

Salvador é eleita a capital litorânea mais bonita do Brasil

A união faz a vitória. E os soteropolitanos provaram isso na noite desta terça-feira (25) ao garantir o prêmio de capital litorânea mais bonita para Salvador, em uma disputa direta com a capital maranhense, São Luís. O concurso online foi promovido pelo perfil de turismo no Instagram “O Mundo e Capitais”. 

Em uma disputa acirradíssima, Salvador garantiu 51% dos votos. No final da tarde, no entanto, São Luís estava na liderança. O jogo virou após o engajamento de perfis e influenciadores baianos, a exemplo do CORREIO. O jornalista João Galdea, que assina a coluna Baianidades, puxou os amantes soteropolitanos para a votação ao compartilhar a disputa nos stories do @correio24h. 

A movimentação online também contou com a força de páginas como Soteropobretano (@soteroprobetano), Comédia Baiana (@comediabaiana), Belezas do Subúrbio (@belezas.suburbio) e Destinos Baianos (@destinosbaianos).