Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/02/2022 06h32

Foto: Divulgação

Fiscalização no Liquida Salvador

Com o objetivo de evitar possíveis irregularidades, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon – BA) fiscaliza os estabelecimentos que participam da 24ª edição da Liquida Salvador, evento que promove vendas com descontos em diversas lojas da capital baiana. A ação promocional prossegue até 7 de fevereiro e conta com a participação de mais de 5 mil estabelecimentos comerciais da cidade.

Durante a operação, os técnicos do órgão vão monitorar a precificação dos produtos, as condições de pagamento e coibir a publicidade enganosa com falsos descontos.

As denúncias podem ser feitas no posto de atendimento do Procon-BA, por meio do aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail.

Programa Mãe Salvador

Mais de 2,4 mil gestantes cadastradas no Programa Mãe Salvador, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ainda não compareceram aos postos de saúde para fazer a retirada do cartão que garante o acesso gratuito no transporte público da capital. O Salvador Card – Bilhete Identificado é concedido para futuras mães com objetivo de garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades de saúde para realização do pré-natal.

No total, cada gestante tem direito a 30 passagens de ônibus. O cartão do transporte pode ser retirado no posto de saúde onde as mesmas realizam o acompanhamento pré-natal.

Implantado em 18 de novembro do ano passado, o Programa Mãe Salvador já cadastrou mais de 8 mil gestantes na cidade. No mesmo período, cerca de 5 mil cartões do Salvador Card já foram confeccionados para as beneficiárias.

Setor de bares e restaurantes

Levantamento com 1,3 mil empresários do setor de bares e restaurantes indicou que 76% tiveram pelo menos um afastamento de trabalhador contaminado por covid-19 ou influenza.

A pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) foi realizada de 15 a 27 de janeiro e a pergunta aos estabelecimentos considerou a situação nos 30 dias anteriores. Em média, 24% da força de trabalho foi afastada por causa do novo coronavírus.

Apesar dos afastamentos, a associação aponta que, pela primeira vez desde o início da pandemia, há mais estabelecimento com lucro do que com prejuízo. Enquanto 34% disseram ter tido lucro, 31% apontaram prejuízo no período de um mês. Para 34%, as contas fecharam em equilíbrio. Em março de 2021, esse dado indicava que 82% dos empresários registravam prejuízo.

Os números da entidade indicam ainda alto endividamento. Empréstimos por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foram requeridos por 51% das empresas, das quais 20% já têm pelo menos uma parcela em atraso.

Jonathan Ferr

Considerado uma das revelações do jazz brasileiro da atualidade, Jonathan Ferr sobe ao palco da Casa de Mãe, no Rio Vermelho, em Salvador, nesta quinta-feira (3), a partir das 21h. Inspirado na filosofia do afrofuturismo, o artista aposta na união do jazz e piano com hip hop, rock, R&B, eletrônico e outras sonoridades urbanas. As reservas podem ser realizadas através do (71) 98732-5803.

Apontado pelo jornal espanhol El País como “garoto porta-estandarte do Jazz carioca”, Ferr lançou em 2021 o seu segundo álbum, Cura. O projeto acompanha ainda uma websérie com oito episódios.

Teatro Gamboa

A programação do Teatro Gamboa nesta semana está repleta de ritmos e sons. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a partir das 19h, o violonista e compositor baiano Borega apresenta o show “O Violão Brasileiro de Borega”, em apresentação solo inédita. O concerto instrumental tem repertório que vai do autoral a temas consagrados de mestres da MPB como Tom Jobim, Edu Lobo e Vinicius de Moraes. A primeira noite de apresentação será exibida apenas pela internet e a segunda será presencial. Os ingressos para o show no formato online estão à venda no site do Gamboa. Para o show presencial, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria no Teatro, a partir das 15h, ou via Pix.

Já nos dias 5 e 6 de fevereiro, o Alto Astral Festival mistura os ritmos com uma programação online e gratuita. A segunda edição do evento reúne os shows do Afrosambah, Noemi, Roça Sound e Shay Rizzo. O festival será transmitido através do canal do youtube do Teatro Gamboa. No sábado, a programação terá início às 18h, já no domingo, os shows acontecem a partir das 16h. Os convites podem ser retirados no www.teatrogamboaonline.com.br.

Santander Graduação 2022

Estão abertas as inscrições para o programa Santander Graduação 2022. A instituição concederá 1,6 mil bolsas, no valor de R$ 300 por mês durante um ano, para apoiar os estudantes no pagamento de mensalidades, compra de materiais e apoio em alimentação e transporte. O programa é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação. Interessados devem se inscrever pelo site do Santander Becas (https://app.becas-santander.com/pt-BR/program/graduacao2022) até 17 de abril.

O estudante deve ter excelência acadêmica, frequência na instituição de ensino durante todo o programa, do início à conclusão, e estar em situação de vulnerabilidade social. Cabe à instituição do participante divulgar o edital com os requisitos gerais do Santander Graduação.

Os selecionados têm até o dia 17 de abril para confirmar a participação. O resultado será divulgado em 23 de maio e cada aluno poderá verificar o status da bolsa acessando a plataforma Becas Santander.

Saúde mental dos profissionais

A pandemia da covid-19 tem afetado não somente a dinâmica das relações de trabalho, mas também a saúde mental dos profissionais que estão trabalhando à distância. Segundo pesquisa feita pela LHH do Grupo Adecco, empresa suíça de recursos humanos que atua em 60 países, 38% das pessoas ouvidas dizem ter sofrido da síndrome de Burnout, ao longo do ano passado.

O levantamento mostrou também que 32% dos entrevistados informaram que a saúde mental piorou significativamente por conta do trabalho à distância. Os pesquisadores entrevistaram 15 mil pessoas em meados de 2021, em diversos países do mundo.

A síndrome de Burnout tem afetado especialmente as gerações mais jovens, principalmente as novas lideranças. Para 45% desses líderes, que fazem parte da geração da Geração Z (nascidos entre 2000 e 2009), o trabalho remoto e/ou híbrido desencadeou aumento da síndrome Burnout e o deterioramento da saúde mental.

Esse índice é de 42% entre a Geração Y (ou millennials), nascidos entre 1983 e 1999; 35% entre a Geração X (1961 e 1982) e de 27% entre os chamados Baby Boomers (1945 e 1960).