Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

11/02/2022 06h24

Foto: Divulgação

Tour das Ilhas

Para estimular o turismo náutico na Baía de Todos os Santos, a primeira edição do Tour das Ilhas será realizada no sábado (12), em Salvador, com a participação de 110 pilotos de jet ski baianos e de outros estados. O evento é promovido pela empresa Jet BTS e tem o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), para um percurso marítimo por quatro destinos da região.

Nesta sexta-feira (11), a organização do tour recebe as motos aquáticas, na marina Jet Club, no bairro da Calçada, onde será realizada uma feira náutica, seguida de shows do bloco afro Muzenza e da banda Filhos de Jorge. Os participantes precisam apresentar o comprovante de vacinação e teste contra a covid-19 negativo.

No sábado (12), às 8h30, os pilotos largam da Calçada para o roteiro pelas ilhas de Maré, dos Frades, Bom Jesus dos Passos e Itaparica. Eles serão acompanhados por duas lanchas, dois jet skis de apoio e uma equipe de salva-vidas.

Programa de Estágio da Log-In Logística Intermodal

A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio 2022. As vagas são destinadas para estudantes de Administração, Economia e Engenharias que tenham conclusão de curso prevista para 2024. Os candidatos selecionados irão atuar no escritório do Rio de Janeiro (RJ) e no Terminal de Vila Velha (ES) e serão alocados nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Novos Projetos, Gestão, Frota e Suprimentos. 

Os candidatos interessados podem se inscrever até o próximo dia 21 pelo site da consultoria Across. Após a seleção, os estudantes passarão por uma fase de análise e validação de cadastro. Em seguida, participarão de uma prova online de lógica, dinâmicas em grupo e, por fim, a etapa de entrevistas com a área de RH além do gestor.

Disseminação de notícias falsas

Com o objetivo é desenvolver ações para coibir e também neutralizar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais durante as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral inaugurou um perfil no Kwai, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos muito usada no Brasil.

Com perfis voltados a disseminar informações oficiais sobre as eleições, e dessa forma combater desinformações sobre o processo eleitoral, o TSE já marca presença em diversas redes sociais, entre as quais Twitter, Facebook, Instagram e TikTok.

Outras iniciativas do TSE incluem parcerias com as redes sociais para que elas próprias também implementem ações para combater a desinformação sobre as eleições. Nesse sentido, está marcada para a próxima terça-feira (15) uma cerimônia para a assinatura de parcerias com oito plataformas: Facebook, Instagram, Google, Kwai, TikTok, Twitter, YouTube e WhatsApp.

Lançamento da música "Olha Dominguinhos"

A partir desta sexta-feira (11), os amantes do forró, o mais legítimo dos ritmos nordestinos, poderão curtir o lançamento da música "Olha Dominguinhos", uma homenagem ao mestre pernambucano Dominguinhos, que nos deixou em 2013. No sábado (12), seria o dia em que o artista completaria 80 anos.

O single, de André Trindade, é cantado por Pedro Miranda e Forró da Gávea, e marca a estreia de Trindade, violonista e compositor, na canção popular, também como letrista. Formado em em violão clássico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele só havia gravado temas instrumentais, até então.

"Olha Dominguinhos" é um baião animado, lançado pela gravadora Biscoito Fino. A gravação do single teve clima de reencontro entre amigos, coordenada pelo olhar atento do produtor musical Luís Felipe de Lima. A arte da capa é do artista gráfico Gabriel Paz.

Profissionais da saúde

O aumento no índice de médicos nos hospitais, clínicas, UPAs e demais unidades de saúde infectados com covid-19 aumentou em cerca de 71% em um ano na Bahia, causando baixas em hospitais do estado. Nacionalmente, quase nove em cada dez médicos (87,3%) afirmam ter se infectado pelo coronavírus ou conhecem algum colega que contraiu o vírus nos últimos dois meses, aponta uma nova pesquisa inédita divulgada recentemente pela Associação Médica Brasileira.

Com a alta transmissibilidade da variante Ômicron, os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate da doença relatam aumento de contaminação nos últimos dois meses. Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entre 1 de janeiro de 2021 a 9 de fevereiro do mesmo ano, 4.062 profissionais da saúde do estado foram infectados pela doença.

Neste ano, no mesmo período, 6.944 profissionais tiveram testes confirmados, mesmo com o esquema vacinal completo. Até a última quarta-feira, 59.637 profissionais da saúde foram confirmados na Bahia durante os dois anos da pandemia, o que equivale a aumento de 70,95% dos casos entre pessoas da área.

Período do Carnaval

A pandemia de covid-19 fez com que o Carnaval fosse adiado por mais um ano. Destinos tradicionais deste período, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, já anunciaram que não terão blocos desfilando nas ruas e alguns até proibiram eventos com grandes públicos.

Mesmo sem baile ou bloquinho garantidos, o feriado prolongado fez com que o Carnaval figurasse como uma das principais datas para quem quer aproveitar os dias de folga em outra cidade. As quatro capitais da folia são justamente as mais procuradas, de acordo com o buscador de viagens Kayak.

Segundo o site, as cidades brasileiras mais pesquisadas no último mês para viagens a serem realizadas entre 25 de fevereiro e 2 de março de 2022 são: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Salvador, Florianópolis, Maceió, Porto Seguro, Natal e Porto Alegre.

O Kayak também tem um ranking de destinos internacionais mais procurados. São eles: Lisboa, Buenos Aires, Miami, Paris, Orlando, Cancún, Santiago, Nova York, Porto e Montevideo.

Turnê de Marisa Monte

A cantora Marisa Monte anunciou que passará com a sua turnê em Salvador nos dias 6 e 7 de maio, na Concha Acústica, Campo Grande, a partir das 17h. 

No repertório do show a artista apresentará as músicas do novo álbum intitulado ‘Portas’ que também leva o nome da turnê, e canções que destacam momentos importantes da sua carreira como cantora e compositora. 

Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos através do Sympla. 

Golpe no WhatsApp

O grande interesse pelo resgate dos valores esquecidos em instituições financeiras prometido pelo Banco Central (BC) despertou novos golpes que prometem a consulta e saque do dinheiro. A procura foi tamanha que o BC não suportou a quantidade de acessos e criou um novo site ao Sistema de Valores a Receber (SVR) que começa a funcionar em 14 de fevereiro.

Os golpes são geralmente enviados por mensagens de WhatsApp e atraem o usuário a sites falsos que podem roubar dados ou infectar o dispositivo utilizado com vírus e malwares. Vale lembrar: o resgate do dinheiro esquecido em bancos é feito exclusivamente através do site indicado pelo BC.

Segundo a plataforma Site Confiável, 5 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de golpe no aplicativo de mensagens do Meta em 2020. Mesmo que o app utilize criptografia de ponta-a-ponta e proteja os dados dos usuários, a criatividade de golpistas sempre encontra um terreno fértil para se propagar, e a vulnerabilidade econômica é uma grande oportunidade.

Veja 10 dicas para evitar golpes no WhatsApp:

1 – Jamais compartilhe seu código de segurança: como explicamos acima, o código de segurança, que geralmente é encaminhado via SMS para o seu número, é a principal forma de ativar o seu WhatsApp em um outro dispositivo;

2 – Ative a verificação em duas etapas: que será mais uma camada de segurança, em que o golpista, mesmo com seu código de segurança, não conseguiria ativar o WhatsApp em novo dispositivo. Você pode fazer isso nas configurações do aplicativo.

3 – Proteja seus dados pessoais: permita que apenas seus contatos tenham acesso a foto do perfil. Você pode ajustar isso nas configurações (Configurações > Conta > Privacidade);

4- Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou doações: algum contato seu pediu para depositar um dinheiro? Desconfie e tente ligar ou falar com a pessoa pessoalmente para confirmar a informação;

5 – Não seja curioso: te encaminharam uma corrente, na qual o texto te deixou absolutamente curioso (o que é chamado em inglês de, clickbait, ou isca para cliques) e com vontade de abrir o link que acompanha a mensagem? Tenha cautela, pesquise no Google sobre a notícia e evite clicar em links encaminhados.

6 – Coloque senha e ative o touch id do seu smartphone: já imaginou se você perde seu smartphone e ele está sem nenhuma proteção? Os golpes também podem acontecer fisicamente, então proteja-se.

7 – Não clique em qualquer link: recebeu um link de atualização cadastral bancária, promoção, sorteio, acesso a benefício, vacina e até pesquisa? Cuidado, pode ser um golpe.

8 – Ficou em dúvida? Pesquise no Google: o google pode te ajudar a identificar golpes, que já possam estar circulando a certo tempo. Através de notícias e sites que estejam falando do assunto. Então, se você ficou na dúvida. Pesquise.

9 – Mantenha seu WhatsApp atualizado: é importante atualizar a versão do seu aplicativo, para que você tenha acesso a correções de vulnerabilidades e brechas, que foram corrigidas pela empresa;

10 – Cuidado com os gatilhos mentais: os gatilhos mentais são peças-chave em ataques de engenharia social. Então se você recebeu uma mensagem que te deixou curioso, com senso de urgência, com uma percepção de vantagem exclusiva… pare, pense e pesquise sobre o que acabaram de enviar em seu WhatsApp. Pode ser um golpe.