Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

15/02/2022 06h28

Foto: Divulgação

Novo núcleo do Neojiba

A cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ganhará um Núcleo de Prática Musical do Neojiba, programa do Governo da Bahia. O novo núcleo atenderá mais de 200 crianças e adolescentes, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, com atividades de iniciação musical, prática orquestral e de canto coral.

A assinatura do convênio entre o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), responsável pela gestão do Neojiba, e a prefeitura de Lauro de Freitas ocorrerá nesta terça-feira (15), às 15h, no Parque do Queimado, em Salvador, sede do programa.

As pré-inscrições para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos serão amplamente divulgadas em breve nos canais de comunicação do programa. Os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio nem possuir um instrumento musical. O Neojiba fornece instrumentos e todos os acessórios para que seus integrantes possam praticar. As atividades são totalmente gratuitas.

Consumo de café

O café é a 2ª bebida mais consumida no Brasil, só ficando atrás da água. Na média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8kg ao ano. É o que revela um estudo realizado pela plataforma Cupom Válido, com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese.

De um total de 193 países, o Brasil está entre os top 15 países que mais consome café no mundo, na atual posição 14ª. No topo do ranking, está a Finlândia, com um consumo de mais que o dobro dos brasileiros, aproximadamente 12kg per capita ao ano.

Uma das explicações do alto consumo é o clima do país. Localizado no norte do planeta, a Finlândia possui temperaturas de extremo frio no inverno. Para aquecer a temperatura corporal, os finlandeses costumam tomar de 5 a 8 xícaras de café durante todo o dia.

Comprovante de vacinação para crianças

O Brasil passou a exigir comprovante de vacinação contra covid-19 para crianças a partir de cinco anos que desejem entrar no país. A medida foi definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

De acordo com as regras estabelecidas, quem não apresentar o passaporte vacinal deverão cumprir uma quarentena de 14 dias, que poderá ser encerrada mediante resultado negativo de RT-PCR ou teste de antígeno realizado a partir do quinto dia do isolamento, desde que o viajante esteja assintomático.

Cursos gratuitos

Com o objetivo de promover a inclusão digital e social dos cidadãos, a plataforma salvadortech.salvador.ba.gov.br promove cursos gratuitos em diversas áreas da tecnologia como português e gramática, estatística, funções, inglês, lógica de programação, gerenciamento de projetos, tendência e inovação, tecnologia e inovação, entre outras. Na plataforma, os inscritos também podem consultar as oportunidades disponíveis e se candidatar aos processos seletivos de empresas. A iniciativa conta com o apoio de entes privados e terceiro setor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, órgão que coordena o Salvador Tech, o programa nasce oferecendo, inicialmente, 80 cursos online, com carga horária que varia de 20h a 30h. O número de capacitações tende a crescer conforme a adesão de novos parceiros.

Luau Fasano

O cantor e compositor Tatau será responsável por comandar a próxima edição do Luau Fasano, que acontecerá no dia 17 de fevereiro, a partir das 21h, no rooftop do Hotel Fasano Salvador.

Em formato de pocket show, o artista agitará o público com grandes clássicos do axé music e samba-reggae, como “Mal Acostumado”, “Protesto do Olodum”, “Ô, meu pai”, entre outros.

Os ingressos podem ser adquiridos através do [email protected] ou (71) 2201-6336.

Festas da Bahia e memória na era da comunicação digital

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove, entre os dias 15 de fevereiro e 31 de março, o curso “Festas da Bahia e memória na era da comunicação digital”.

As aulas serão ministradas pela jornalista, doutora em antropologia e professora visitante na Universidade do Estado da Bahia Cleidiana Ramos e terão como proposta apresentar as narrativas sobre festas populares, a partir de desdobramentos registrados em mídias como jornais e redes sociais. As inscrições podem ser realizadas através do Sympla.

Workshop Como Definir o Preço de Venda

As etapas que precisam ser levadas em conta pelas empresas na hora de atribuir valor a um produto ou serviço serão apresentadas no workshop Como Definir o Preço de Venda, que será realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro, às 19 horas. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (NAC FIEB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pela internet, por meio do Microsoft Teams. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 98109-3885 ou pelo e-mail [email protected].  

Goethe me leva a Alemanha

O Goethe-Institut Salvador-Bahia traz ao público a oportunidade de estudar alemão e alavancar as oportunidades profissionais através da campanha “Goethe me leva a Alemanha”. As pessoas que se matricularem em algum dos cursos do Goethe vão concorrer a uma bolsa integral no próximo ano, em qualquer um dos Goethe-Institut da Alemanha, escolhido pela pessoa vencedora. O curso deverá ocorrer nos períodos entre março-junho ou setembro-dezembro de 2023. A bolsa inclui quatro semanas de curso de alemão em um dos Goethe-Institut na Alemanha, material didático; hospedagem e alimentação, seguro-saúde para o período do curso e a passagem aérea.

O sorteio acontecerá na festa de fim de ano do Goethe-Institut Salvador-Bahia, em dezembro de 2022. A promoção é válida para alunas e alunos maiores de 18 anos completos até a data de início da viagem.

O Goethe-Institut Salvador-Bahia possui cursos 100% online, ao vivo, além de possibilidades semipresenciais, extensivas, intensivas e superintensivas. Mais informações estão disponíveis através do site goethe.de/bahia, do e-mail [email protected] e números (71) 98800-0100 e (71) 98802-0415.