Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/02/2022 06h29

Foto:  Marcelo Camargo  - Agência Brasil

Doação de Material Escolar

A ONG Todos pela Educação divulgou um levantamento que mostra que 40,8% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021. Para chegar a essa conclusão, a ONG analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, respondida pelos responsáveis das crianças.

Nessa realidade, o material escolar é essencial no processo educativo. A falta deles pode prejudicar o interesse em aprender. Pensando nisso, o Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Salvador (Focas), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Central Única das Favelas (Cufa), Saltur e CMDCA com o apoio de órgãos e entidades estarão realizando o 1º Drive Thru para a doação de Material Escolar, recebendo doações de materiais novos e mochilas para devolverem às crianças e adolescentes a dignidade escolar. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 8h às 16h na sede da Hora da Criança localizada na Avenida Juracy Magalhães Jr. s/n Parque Lucaia, Rio Vermelho.

Elizabeth II

A rainha Elizabeth II utilizou as redes sociais para prestar solidariedade às vítimas da maior tragédia da história de Petrópolis. Até o momento, foram registradas 178 vítimas fatais. Na publicação, a rainha disse que ficou muito triste ao saber da trágica perda de vidas e da destruição causada pelas enchentes e que reza pelas vidas perdidas e pelos familiares das vítimas, assim como para os serviços de emergência e para os voluntários que ajudam nos resgates.

Doação do Google

O Google.org, braço filantrópico do Google, vai doar US$ 250 mil (equivalente a R$ 1,2 milhão) para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas em Petrópolis, que deixaram ao menos 176 pessoas mortas, além de pelo menos 930 pessoas desabrigadas.

Além da ajuda com recursos financeiros, o Google incluiu Petrópolis na plataforma 'Alerta de SOS', que sinaliza regiões em estado crítico na busca e no Google Maps. Ao pesquisar por "Enchente Petrópolis", por exemplo, é possível encontrar as principais notícias sobre o tema, informações sobre as áreas afetadas, dicas de segurança, contatos e links de autoridades locais.

O objetivo principal do sistema é fornecer informações úteis e relevantes para a população afetada pelas fortes chuvas no País. O Google disponibilizou o Alerta de SOS sobre as regiões em estado crítico na Busca e no Google Maps.

Folia no Shopping da Bahia

Para relembrar a alegria do Carnaval, não deixando a folia passar em branco, o Shopping da Bahia receberá decoração temática com espaços instagramáveis, com diversos elementos que remetem ao clima da festa até 1º de março. Os espaços ficam nas praças Dorival Caymmi (2º piso), Mãe Menininha e Alameda das Grifes (3º piso).

No clima nostálgico, pocket shows gratuitos com o tema “Carnaval Acústico” acontecerão de 25 de fevereiro a 1ª de março, nas praças de alimentação.

No mesmo período, um mini estúdio funcionará no shopping com programação especial ao vivo. Das 12h às 14h, o programa “Arerê de Carnaval” traz convidados para um bate-papo e para relembrar músicas de sucesso. 

As crianças não ficam de fora da programação e, ao lado das famílias, poderão participar de atividades com direito a confetes e serpentinas.

Domitila Barros é Miss Alemanha 2022

Natural da Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife, a pernambucana de 37 anos, modelo, atriz, ativista e, agora, Miss Alemanha 2022, Domitila Barros, foi coroada no sábado (19), durante a premiação realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust.

Vivendo desde 2006 em Berlim, capital da Alemanha, Domitila foi a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 candidatas e buscou se afastar do estereótipo de objetificação das mulheres.

Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). Em funcionamento há 35 anos, a ONG atende 60 crianças da periferia, que encontram no local o apoio que precisam para conquistar o futuro que desejam.

Baile Barra-Ondina

O espírito do Carnaval de Salvador permanecerá vivo em 2022, com a realização do Baile Barra-Ondina, entre 26 e 28 de fevereiro, no Clube Espanhol. Foram confirmados grandes e tradicionais nomes da festa, como Bell Marques, Durval Lelys e Tuca Fernandes, trio com muita história para cantar e contar. Da nova geração da música nacional, foram confirmados Pedro Sampaio e Rafa e Pipo Marques.

Os ingressos estão sendo vendidos por dia de festa, através do Sympla. Segundo a produção do evento, uma realização da 2GB Entretenimento, apenas foliões com o esquema vacinal completo terão acesso, mediante apresentação da Carteira de Vacinação.

Ponto verde em Salvador

Com iniciativa promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), o bairro de Mussurunga foi mais uma vez beneficiado com a instalação de um ponto verde. Antigo ponto de descarte irregular de materiais, a área junto ao muro situado atrás do Colégio Raul Sá, no Setor C, ganhou novos ares, com serviços de pintura, limpeza e jardinagem.

O projeto iniciou na semana passada e para a mudança mais de 100 pneus foram usados, decorados e serviram de caqueiros e jardineiras, com terra vegetal e mudas. Também foram instalados caqueiros de cimento, meio-fio para requalificação de passeios e até bancos doados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

A instalação do ponto verde ocorre com pedidos feitos pela população, através do 156 e fiscalizações realizadas pelo órgão. Para reduzir os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos nas ruas, a Limpurb instalou cerca de 113 pontos verdes na capital baiana, em 2021.

Mortes violentas

Conforme mostra o índice nacional de homicídios do portal G1, a Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas, em 2021.  Em números absolutos, o estado contabilizou 5.099 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2021. Destas, 4.931 foram enquadradas como homicídio doloso, 122 como latrocínio e 46 como lesão corporal seguida de morte.

O estado que teve a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2021 foi o Rio de Janeiro, com 3.394 casos. Em seguida vieram Pernambuco (3.370) e Ceará (3.300). Em 2020, a Bahia também registrou maior quantidade de mortes violentas. 

Em comparação com os dados divulgados no último balanço, o estado teve queda de 3,4%, com 177 mortes violentas a menos. Ainda em 2020, o estado somou 5.276 casos, sendo 5.107 homicídios dolosos, 104 latrocínios e 65 lesões corporais seguidas de morte.

O Nordeste com 18.430 mortes em 2021, teve uma queda de 9,18% em comparação com 2020, quando registrou 20.293. No ano passado, a Bahia foi responsável por 27,66% dos casos na região.