Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

24/02/2022 06h34

Foto: Divulgação

Plataforma Corona Paradise

A marca global de cerveja Corona acaba de lançar a plataforma Corona Paradise, através da qual ajuda o consumidor a encontrar hospedagem em paraísos naturais do Brasil, inclusive na Bahia. Conectando a marca ao cliente por meio da tecnologia, a Corona fez uma seleção de 150 hotéis e pousadas, possibilitando reservas em mais de 28 destinos nacionais em meio à natureza.

Inspirada em sua essência 100% natural, a Corona escolheu o Brasil como o primeiro país a oferecer esse serviço. A plataforma oferece também visibilidade aos estabelecimentos, a partir de imagens de alta qualidade e informações sobre serviços e acomodações. A seleção valoriza estabelecimentos que se destacam por práticas de sustentabilidade, alto padrão de qualidade e proximidade da natureza.

Para mais informações sobre Corona Paradise e suas localidades – como Fernando de Noronha (PE), Jericoacoara (CE), São Miguel dos Milagres (AL), Caraíva (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Bonito (MS), Paraty (RJ) e Ilhabela (SP) –, acesse www.coronaparadise.com.br.

Vacinados na Bahia

Mais de 5,2 milhões de baianos com 12 anos ou mais ainda não completaram o esquema vacinal contra o coronavírus. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pela Secretaria da Saúde do Estado.

Até então, entre o público-alvo, 1.332.062 pessoas ainda não tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 na Bahia. Outros 1.046.284 não procuraram os postos para receber a segunda dose. E faltam receber a dose de reforço 2.854.500 baianos.

Até esta terça-feira (22), 11.400.192 pessoas receberam a primeira dose, 10.319.654 com a segunda dose ou dose única e 3.522.089 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 514.911 crianças já foram imunizadas.

Prêmio Samba Junino Ano IV

Logo após o lançamento do Prêmio Samba Junino Ano IV, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove, nessa quinta-feira (24), às 16h, a Oficina de Orientação para Proponentes. A ação visa apresentar e responder as questões do público interessado em participar da seleção. A transmissão virtual acontece através do canal da FGM, no YouTube.

Nesta edição, a chamada pública aumentou o valor total de financiamento, bem como o número de projetos contemplados. Por isso, a oficina busca qualificar e melhor direcionar os proponentes sobre as regras de submissão. As propostas devem ter como objetivo o fortalecimento, a divulgação, a manutenção e a dinamização do samba junino em Salvador. 

Com as inscrições abertas até 21 de março, o Prêmio Samba Junino Ano IV busca valorizar essa manifestação da cultura popular brasileira, que acontece no mês de junho e possui relações com o candomblé e as festas de caboclo. Dada a sua importância, em 2018, o movimento foi considerado Patrimônio Cultural de Salvador.

Quinta do Samba

O Bloco Alerta Geral vai realizar a live da tradicional Quinta do Samba nesta quinta-feira (24), a partir das 20h, com transmissão através do Youtube. A festa será comandada por Eduardinho e contará com as participações do Grupo Miudinho, Xande de Pilares, Juliana Ribeiro, Délcio Luiz, Fundo de Quintal, Renato da Rocinha e mais.

Combate ao câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o primeiro registro sanitário da terapia gênica com células CAR-T, que utiliza células T para o combate ao câncer. Produzido pela empresa Novartis Biociências, o Kymriah será utilizado para terapia avançada de câncer originado nas células sanguíneas, sendo indicado para o tratamento de pacientes pediátricos e adultos jovens com Leucemia Linfoblástica Aguda de células B e para pacientes adultos com Linfoma Difuso de Grandes Células B.

No tratamento, as células T do paciente, que funcionam como "soldados" do sistema imunológico, são extraídas do sangue. São modificadas geneticamente para reconhecer o câncer e, depois, destruí-lo. Elas são redesenhadas em laboratório e depois devolvidas à corrente sanguínea.

Paralela Folia

Vai ter fanfarras, personagens fantasiados, bailinho à fantasia, música e muita animação no Paralela Folia, que acontece no Shopping Paralela, em Salvador, nesta quinta-feira (24) até segunda-feira (28), na praça de eventos 1, onde acontece o Verão Viva Paralela. As famílias podem levar as crianças para curtirem juntos o Carnaval nas praças e corredores largos do centro de compras, na Brinquedoteca Youplay e na Estação Turma da Mônica, que estão no clima do verão e da folia momesca.

Abre a programação do Paralela Folia, na quinta (24), às 16h, fanfarra tocando marchinhas com personagens fantasiados. Haverá outras atrações e atividades durante os cinco dias dos festejos carnavalescos, como oficinas, brincadeiras e desfiles de fantasia e máscaras.

O Shopping Paralela tem funcionamento normal no período de Carnaval, de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h (praça de alimentação), e 13h às 21h (lojas).

Prêmio Travelers' Choice

O Brasil é o único país a aparecer na edição de 2022 do prêmio Travelers' Choice, do Tripadvisor, com mais de um destino entre as 10 melhores praias do mundo para viajar. A lista cita a Quarta Praia (4º lugar), em Morro de São Paulo, na Bahia; a Baía do Sancho (7º lugar), em Fernando de Noronha; e Baía dos Golfinhos (9º lugar), na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

Em primeiro lugar, ficou a Grace Bay Beach, nas Ilhas Turcas e Caicos, e, segundo o Tripadvisor, o principal critério nas escolhas foi a quantidade e qualidade de avaliações feitas por usuários da sua plataforma entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Completando a lista, vem Varadero Beach (Cuba), em 2º lugar; Turquoise Bay, em Exmouth (Austrália), em 3º lugar; Eagle Beach (Aruba), em 5º lugar; Radhanagar Beach (Índia), em 6º lugar; Trunk Bay Beach (Ilhas Virgens Americanas), em 8º lugar; Spiaggia dei Conigli (Itália), em 10º.

Problemas cardiovasculares

A infecção pela covid-19, mesmo que não seja grave, pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares por até um ano depois do diagnóstico. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Nature indica que as chances de insuficiência cardíaca e Acidente Vascular Cerebral (AVC) são consistentemente mais altas em quem não foi contaminado pelo coronavírus.

O risco aumenta mesmo em pacientes abaixo dos 65 anos e que não possuem fatores de risco, como diabetes, tabagismo ou obesidade. Infectados por covid-19 possuem 52% mais chances de ter um AVC e 72% mais risco de desenvolver insuficiência cardíaca.

Os cientistas compararam dados de 150 mil pessoas que sobreviveram à covid-19 com outros dois grupos de pessoas não infectadas. O cruzamento das informações permitiu observar a propensão a doenças cardiovasculares promovidas pelo vírus. Casos mais graves de covid-19, que necessitam de hospitalização, torna ainda maior as chances de problemas cardíacos.