Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/03/2022 06h32

 Foto: Carol Garcia - Secom - GOVBA

Partiu Estágio

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) abriu 451 vagas para universitários no programa Partiu Estágio (Edital 001/2022 ). São oportunidades em 32 cursos diferentes, com destaque para as vagas na área de saúde, que representam 66% do total. O prazo para inscrição vai até o dia 14 deste mês.

Na área da saúde, o programa possui vagas para enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, psicologia, biomedicina, fisioterapia, dentre outros cursos. O Partiu Estágio também tem oportunidades para estudantes de nível superior de áreas como ciências contábeis, secretariado, direito, administração, jornalismo, dentre outros.

As vagas do Partiu Estágio na Secretaria da Saúde estão distribuídas em 16 municípios do Estado. As cidades com maior número de vagas são: Salvador (235), Feira de Santana (62), Vitória da Conquista (54). Para concorrer, o estudante precisa morar ou estudar na cidade onde pretende estagiar.

Mutirão de atendimento

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) realiza entre esta quinta-feira (3) e sexta-feira (4) um mutirão de atendimento para os consumidores em situação de vulnerabilidade social. A ação vai acontecer na sede da APAE de São Joaquim, localizada na Avenida Frederico Pontes, em São Joaquim, em Salvador, a partir das 9h até as 16h.

Duas atendentes estarão realizando o serviço, como parte do programa Procon-BA Comunidade. No stand de atendimento, é possível receber, além de fazer contato preliminar com os fornecedores reclamados.

Para o atendimento, o consumidor deve apresentar documentos de identificação e os comprovantes da relação de consumo da qual eles estão reclamando (nota fiscal, contrato, boleto bancário, fatura e comprovante de compra). No local, deverão ser apresentados o comprovante de vacinação e o uso de máscara.

Olhar feminino

No próximo dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Sebrae presenteará as empresárias da capital baiana com a realização do workshop “O mundo empresarial através do olhar feminino”. A programação contará com a presença de mulheres que são referência em suas áreas de atuação e que vão debater os principais desafios encontrados e os benefícios que líderes femininas enfrentam no ambiente empresarial.

O evento conta com a parceria da Rede Mulher Empreendedora (RME) e acontecerá no Fiesta Bahia Hotel, das 8h às 12h. As inscrições gratuitas podem ser feitas através deste link.

Exames positivos

A queda nos números relacionados a covid-19 na Bahia também é destacada pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA). De acordo com a entidade, dados apontaram que a cada 100 amostras analisadas, 8,15% tiveram como resultado positivo.

Há 15 dias, o índice estava em 49,69%. No período, o menor valor registrado foi de 5,24%, na última segunda-feira (28).

Além da diminuição dos exames positivos para a doença, a Bahia também registra redução da taxa de ocupação na UTI Adulto, que hoje está em 40%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). 

Há também uma queda expressiva do número de casos ativos, que ultrapassou 30 mil e encontra-se em 6.469.

Sistema de Seleção Unificada 

Até o dia 8 de março estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer matrícula na instituição de ensino na qual foi selecionado. O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas. O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição divulgadas em seus próprios editais.

A lista com os candidatos aprovados pode ser acessada por meio do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-61-6161.

Concurso público da Eletronuclear

As inscrições para o concurso público da Eletronuclear estão abertas até o próximo dia 21 e poderão ser feitas no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. A taxa de inscrição tem valor de R$ 100 para cargos de nível médio operacional e de R$ 150 para cargos de nível superior. O concurso vai ofertar vagas para contratação e também para formação de cadastro de reserva sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A ideia é complementar o quadro de pessoal da companhia, considerando a demanda de mão de obra necessária para a conclusão da Usina Angra 3, localizada em Angra dos Reis, cujas obras serão retomadas em breve. Há vagas reservadas para pessoas com deficiência e para aquelas que se declararem pretas ou pardas.

Os candidatos aprovados e classificados no concurso poderão ser para trabalhar nas unidades da empresa em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, no Rio de Janeiro ou em quaisquer localidades onde a companhia venha a ter representação.

Prova de vida

Os servidores públicos aposentados e pensionistas estaduais vinculados à Previdência do Estado da Bahia terão mais uma alternativa para realizar a prova de vida sem precisar comparecer ao atendimento presencial.

A Prova de Vida Digital, serviço inteiramente remoto, permite a realização do procedimento de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. A novidade já pode ser usada pelos 10.949 beneficiários convocados pela Superintendência de Previdência (Suprev) para fazer o procedimento ao longo do mês de março.

Em contrapartida, os beneficiários de janeiro e fevereiro ainda pendentes só podem se submeter à prova de vida por vídeoatendimento ou presencialmente.

Para os 3.945 convocados de fevereiro que ainda não atenderam ao seu chamado, a Suprev ampliou para 15 de março o prazo para se submeter a prova de vida sem risco de interrupção no recebimento dos proventos. Já os 1.958 retardatários de janeiro podem ter o benefício bloqueado a qualquer momento.

Comitê de Regulação de Portos

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) acaba de criar o seu Comitê de Regulação de Portos. Idealizada dentro do projeto “Regulação em Números”, a iniciativa tem como objetivo fomentar melhorias regulatórias necessárias ao desenvolvimento desse setor estratégico para o desenvolvimento da infraestrutura do país. Por se tratar de um ambiente neutro, que funciona sob regras de governança, a FGV viabilizará a produção e difusão de conhecimento qualificado sobre o setor de Portos, buscando contribuir com a contínua melhora do ambiente regulado.

O Comitê iniciará uma agenda de atividades que envolvem cursos, seminários e pesquisas acadêmicas. O órgão promoverá reuniões entre seus membros e convidados para debater aspectos da regulação setorial, produzirá livros, artigos e policy papers, de modo a contribuir para o aprimoramento da regulação setorial. Além disso, por meio do portal na Internet do projeto “Regulação em Números”, serão fornecidas informações relevantes e atuais sobre o setor de Portos, viabilizando a disseminação do conhecimento sobre a atividade regulatória desse setor.