Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/03/2022 06h35

Foto: Divulgação

Dia Mundial da Síndrome de Down

Muitos eventos alusivos ao Dia Mundial da Síndrome de Down, que é comemorado nesta segunda-feira (21), estão sendo realizados no Brasil. Neste ano, o país vai comemorar pela primeira vez o Dia Nacional da Síndrome de Down, que foi instituído no último dia 4.

O é celebrado desde 21 de março de 2006, em alusão à Trissomia do Cromossomo 21, porque os portadores da síndrome de Down carregam três cromossomos número 21, em vez de dois, como as demais pessoas.

A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Instituto Limbios, localizado no estado de São Paulo, estão com inscrições abertas para evento online e gratuito. Com o tema "Síndrome de Down (T21), o Cromossomo que Nos Une", o encontro virtual será transmitido pelo canal do Instituto Limbios no YouTube. De acordo com a organização, estará em debate a importância do acolhimento e da estimulação precoce para o pleno desenvolvimento do portador de síndrome de Down, do diagnóstico até a vida adulta. As inscrições podem ser feitas por este e-mail ou pelo telefone (14) 3732-8844.

Drive Thru – Dignidade Menstrual

A Prefeitura de Salvador irá promover, entre esta segunda-feira (21) e domingo (27), a segunda edição do Drive Thru – Dignidade Menstrual, com o objetivo de arrecadar doações de absorventes e itens de higiene para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação, que integra a programação Março Mulher, ocorrerá das 9h às 22h, no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.

Bloqueio ao aplicativo Telegram

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou no domingo (20) a ordem de bloqueio ao aplicativo Telegram, após o cumprimento de determinações da Corte que estavam pendentes. No sábado (19), ele havia dado prazo de 24 horas para o cumprimento de uma lista de determinações.

O Telegram indicou Alan Campos Elias Thomaz como representante legal no Brasil. O aplicativo informou que ele tem acesso direto à alta administração da plataforma, "o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”.

Como medidas para combate à desinformação no Brasil, o Telegram citou o monitoramento dos 100 canais mais populares no país e o acompanhamento da mídia brasileira. O aplicativo destacou que vai estabelecer relações de trabalho com agências de checagem e restringir postagens públicas para usuários banidos por espalhar desinformação, além de atualizar termos de serviços e promover informações verificadas.

EndoBaianas

Uma exposição fotográfica busca alertar mulheres e sociedade sobre os sintomas, e demandas das pacientes com endometriose.  A iniciativa é realizada pelo EndoBaianas, Grupo de Mulheres com Endometriose da Bahia, e acontece até dia 28 de março no Shopping Bella Vista (L2, Asa Sul). Nas imagens, membros do EndoBaianas expõem suas histórias e com a ajuda da maquiagem artística destacam suas dores e cicatrizes provocadas pela doença. 

A programação faz parte do #MarçoAmarelo, Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose, e compõe o projeto #EndoAlerta, que também conta com série de live e Talk Show com participação de médicos especialistas.  

As lives serão transmitidas pelo Instagram @endobaianas.mulher, durante esta semana (exceto 23), às 20h. Já o Talk Show será dia 23 de março, das 14h às 18h, com médicos falando sobre diagnóstico e tratamento. Para encerrar haverá apresentação de dança do ventre. O local será a Praça de Alimentação do Shopping. 

Toda a programação é aberta ao público e gratuita 

TJBA retoma o atendimento presencial

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) retoma o atendimento presencial a partir desta segunda-feira (21). Com a medida, as atividades no Fórum Judicial de Primeira e Segunda Instâncias do Estado da Bahia e nos Órgãos de Apoio Técnico Administrativo do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) deixam de acontecer em esquema de rodízio.

Para o acesso às unidades, os advogados, as partes, os membros do Ministério Público, os defensores públicos e os estagiários terão que apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, independentemente de agendamento. 

Programa Revigora Saúde

As empresas da área de saúde e bem-estar atuantes na capital baiana, Região Metropolitana e cidades vizinhas poderão contar com a nova oferta do Sebrae em Salvador, o Programa Revigora Saúde, trilha de atendimento individualizado realizada por profissionais especialistas na gestão, que vão avaliar e propor ações de melhoria a partir das necessidades e prioridades do negócio. O programa, que está com inscrições abertas, inclui capacitações coletivas para ampliar o conhecimento em temas estratégicos do setor, além de prevê um atendimento com 6 meses de duração e focado na melhoria contínua e nas exigências do mercado.

Este programa é destinado a micro e pequenas empresas que atuem em atividades do setor de saúde e bem estar, tais como: consultórios e clínicas médicas, clínicas odontológicas, laboratórios de análises clínicas, academias de ginástica, estúdios de pilates e fisioterapia, dentre outras especialidades do segmento. Para se inscrever, basta entrar em contato com o gestor André Reis através do telefone (71) 3320-4471, vagas limitadas.

Cidade da Música da Bahia

Os turistas e soteropolitanos que pretendem visitar a Cidade da Música da Bahia, no Comércio, já podem ir direto à bilheteria do local, sem necessidade de agendamento no site do equipamento. O novo formato será válido a partir da próxima terça-feira (22). O acesso ao local acontecerá por demanda espontânea, que tem como objetivo facilitar a visita de turistas e moradores ao equipamento cultural.

Os visitantes encontram um espaço de quase 2 mil m², dividido em quatro pavimentos que reúnem tecnologia, interatividade e um acervo cultural para contar a história musical da Bahia. O equipamento é composto por bibliotecas, midiateca, centro de pesquisa, cafeteria, recursos audiovisuais, telas de projeção, estúdio para gravação, cabines de vidro, cenografias, uma sala de karaokê, dentre outros serviços. 

A Cidade da Música da Bahia funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h. O ingresso custa R$20 (inteira) e R$10 (meia) para residentes em Salvador (mediante apresentação de comprovante de residência), estudantes e idosos.