Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

31/03/2022 06h32

Foto: Paulo H. Carvalho - Agência Brasília.

Violência contra a mulher

Foi sancionada a Lei nº 123, de 2019, que garante 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para ações de enfrentamento a violência contra a mulher. A medida tem o objetivo de fortalecer ações de combate a esse tipo de violência e a elaboração de um plano estadual. Entre os critérios de aplicação dos recursos do FNSP serão incluídos também metas e resultados relativos à prevenção e ao combate à violência contra a mulher.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desde 2019 foram repassados R$ 2,3 bilhões aos estados e Distrito Federal por meio do fundo. Esses recursos também são destinados às ações de prevenção e ao enfrentamento à criminalidade.

Ainda de acordo com o órgão, as operações Maria da Penha e Resguardo I e II registraram mais de 400 mil vítimas atendidas; 25.534 pessoas presas; 71.913 inquéritos instaurados e 102.774 medidas protetivas de urgência solicitadas.

Declaração de Imposto de Renda

Quem precisa fazer a Declaração de Imposto de Renda pode contar com a consultoria gratuita da Unifacs. A ação da universidade acontece até o dia 20 de abril, sempre das 13h às 17h, no Shopping da Bahia, em um balcão localizado na Praça Divaldo Franco, no 2º Piso. Os interessados devem enviar a documentação para o e-mail [email protected] ou levar os documentos diretamente no balcão. 

A expectativa é a de que 200 pessoas sejam atendidas durante a ação, voltada não apenas para as pessoas físicas, como também aos que precisam fazer a declaração como Microempreendedor Individual (MEI). 

Durante a ação, cada participante é convidado a doar 2kg de alimentos não perecíveis. Os itens arrecadados serão destinados ao Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica que há mais de 50 anos atende crianças e adolescentes de todo o estado. 

Complexo De Lux

Nesta quinta-feira (31), o Shopping da Bahia, em parceria com o UCI Orient, apresenta o complexo De Lux, com três novas salas de cinema. Exclusiva para convidados, a sessão ocorrerá com a exibição do filme “Morbius”, longa do Universo Marvel estrelado por Jared Leto e dirigido por Daniel Espinosa que terá estreia mundial.

Localizado na Alameda Luís Gama, 3º piso, o complexo possui ainda duas salas VIP De Lux com lounge exclusivo, entre outros atendimentos diferenciados. Com sofás e poltronas, o foyer do espaço De Lux proporciona momentos de descontração antes da sessão, com opções de snacks e bebidas no bar privativo.

As duas salas VIP do UCI Orient De Lux, que têm capacidade total para 188 pessoas, trazem a última tecnologia em cinema com projeção a laser, que emite brilho intenso e cores mais vibrantes para as imagens, eliminando a perda de contraste em cenas escuras. A experiência De Lux entrega um lounge, bar, banheiro e bilheteria exclusivos.

Peritos médicos do INSS

Os peritos médicos do INSS iniciaram uma greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam a recomposição salarial de quase 20% para repor a inflação de três anos, melhoria no plano de carreira e realização de concurso para contratar novos profissionais.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais afirmou, por nota, que o movimento foi instaurado “única e exclusivamente em virtude da postura completamente omissa e desrespeitosa adotada por parte do governo federal, na pessoa do ministro Onyx Lorenzoni” em relação às reivindicações da categoria.

Segundo a associação que representa os peritos médicos, eles foram surpreendidos pela ruptura do acordo firmado com o governo, após mais de dois meses de negociação. Cerca de 3,2 mil profissionais em todo País vão parar.

Espetáculo especial do Neojiba

O Instituto Cervantes de Salvador recebe, na sexta-feira (1º), às 19h, um espetáculo especial do Neojiba, que irá marcar o encerramento das atividades comemorativas pelo mês da mulher no Cervantes. A apresentação será um recital em homenagem a mulheres compositoras de vários países, incluindo a compositora, pianista e primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga.

O recital de mulheres compositoras reunirá diversas formações de música de câmara do Neojiba em homenagens também às obras de Lila Horovitz (Argentina), Sonia Ray (Brasil), Sofia Gubaidulina (Rússia) e Germaine Tailleferre (França), Betty Roe (Inglaterra) e G. Bacewicz (Polônia). A entrada é gratuita.

Primeiro título de eleitor

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

Coletivo Online

Jovens que têm entre 16 e 25 anos, moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego podem se inscrever no Coletivo Online, curso gratuito e 100% digital, do Instituto Coca-Cola Brasil: https://bit.ly/ ColetivoJovem2022. Na Bahia, o programa segue com mais de mil vagas abertas e as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril.

O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado por jovens que podem ter problemas de conectividade.

Os participantes terão até 4 semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas. Então, ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão e se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores.

As vagas para participar do Coletivo Online são limitadas. Para realizar a inscrição, basta acessar o link: https://bit.ly/ ColetivoJovem2022.

Cirurgias de varizes

O número de cirurgias de varizes realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2021 caiu em 69%, comparado ao ano de 2019, antes da pandemia da covid-19. De acordo com informações da Agência Brasil, após analisar os dados do Ministério da Saúde.

Em 2019, a rede pública contabilizou 68.743 cirurgias, incluindo tratamento cirúrgico de varizes bilateral e unilateral, além da extração das veias. Já em 2020, ano em que teve início a pandemia, foram registradas 28.354 operações, o que representa uma queda de 59%.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) alertou que a quantidade de cirurgias realizadas em 2021 foi insuficiente para recuperar o patamar pré-pandemia. No ano passado a rede pública fez 21.604 procedimentos, o que corresponde a um déficit de 24%.

Nos estados, os dados do Ministério da Saúde mostram que em 26 dos 27, houve uma redução no número de cirurgias, com apenas Mato Grosso registrando resultado positivo de 44%. Na Bahia a queda foi de 84%. A região Norte teve o pior desempenho do país, com redução de 72%, seguida do Sul (- 71%), Sudeste (-70%), Nordeste (-63%) e Centro-Oeste (-51%).