Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/04/2022 06h26

Foto: Divulgação

Estágio oferecidas pela Bracell Bahia

Terminam na próxima segunda-feira, 25, as inscrições para as vagas de estágio oferecidas pela Bracell Bahia – companhia que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. Para concorrer, é necessário que os estudantes estejam do 5º semestre em diante. As 11 oportunidades são as áreas de direito, administração, engenharias química, florestal, ambiental, elétrica, de produção e afins, biologia e comunicação.

Há vagas especialmente para a cidade de Alagoinhas e região, nos setores de Meio Ambiente e Certificações, Planejamento Florestal, Pesquisa & Desenvolvimento, Manejo Florestal e Viveiro. Os candidatos não precisam ter experiência. O mesmo vale para quem mora em Salvador e região metropolitana.

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL): https://ielbahia.com.br/vagas-e-cadastro.

Os selecionados receberão bolsa auxílio de R$ 1.344, vale-transporte, plano de saúde e alimentação. O programa de estágio terá duração de 2 anos, com 30 horas semanais de atividade, das 7h30 às 13h30, durante cinco dias por semana.

Dia 22 é ponto facultativo

Portaria do Ministério da Economia inclui no calendário dos dias considerados como ponto facultativo para servidores públicos o 22 de abril, sexta-feira próxima. Assim, será possível para a categoria, prolongar o feriado que terá início no dia anterior (21 de abril), quando se comemora o Dia da Inconfidência Mineira.

Para possibilitar a prolongamento do feriado, a Portaria nº3.413 alterou a portaria nº14.817/21, que divulga os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2022.

São consideradas ponto facultativo datas próximas a feriados estabelecidos pelo calendário oficial que poderão, segundo critérios internos, ter ou não expediente.

Conforme previsto na portaria alterada, "caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência".

Programação do Museu do Mar Aleixo Belov

A Semana do Livro será celebrada com uma extensa programação cultural promovida pelo Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo. As ações terão início nesta quarta-feira (20), com uma feira de trocas de livros. O evento seguirá até o dia 24, quando os visitantes poderão levar livros usados para trocar por outros. A mesa com as obras estará disponível no primeiro piso do museu.

Ainda nesta quarta-feira (20), às 16h, o museu recebe uma palestra do biólogo e mestre em ecologia Sergio Cipolotti. Na ocasião, ele falará sobre o livro recém-lançado do Projeto Baleia Jubarte, intitulado de “Salvas da Extinção – A História do Projeto Baleia Jubarte”. A obra conta a história dos primeiros 30 anos de atuação da entidade.

Já no dia 22, a partir das 15h, serão realizadas uma sessão de leitura lúdica, com Geny Tapioca, sobre o livro infantil “Se você quiser ver uma baleia”, e uma oficina de ilustração com Bua Bruno. O artista assina a parte visual do livro infantil “Velas Cheias de Sonhos”, de Bito Teles.

No dia 24, a partir das 15h, o museu abrirá suas portas para uma sessão de contação de história especial sobre o “Vela cheia de sonhos”. A obra narra a primeira experiência do velejador Aleixo Belov com seus óculos de mergulho, ainda guri, em Salvador. A atividade será conduzida por Joana Lobo e Lúse Rocha. Logo depois, os pequenos poderão participar de uma oficina artística para estimular a criatividade.

35 anos de carreira de Margareth Menezes

Baile da Maga, que acontecerá na quinta-feira (21), no Sollar Baía, no MAM, marca o retorno oficial de Margareth Menezes aos palcos pós-pandemia e é parte das comemorações em torno dos 35 anos de carreira da cantora, que recentemente lançou a música "Terra Afefé".

Além do show, os 35 anos de carreira da artista, celebrados em 2022, serão marcados por biografia escrita por Djamila Ribeiro, que pode sair ainda esse ano; documentário dirigido por Joelma Oliveira Gonzaga; e novo álbum, produzido com Russo Passapusso.

IT Forum

A partir desta próxima quarta-feira (20), até domingo, cerca de 400 executivos, entre CIOs e lideranças de 81 empresas da indústria de tecnologia, estarão reunidos em Trancoso para o IT Forum, principal encontro do setor no país. Será a primeira vez que o disputado destino do Sul da Bahia recebe o evento, que reunirá por volta de 800 pessoas, entre convidados e patrocinadores. Os executivos, que estão entre as 500 maiores empresas em faturamento do Brasil, virão com suas famílias para aproveitar quatro dias de uma agenda repleta de experiências, com direito a show de Maria Bethânia.

Série Carybé

O Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta nesta quarta-feira (20), a partir das 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, a segunda edição da “Série Carybé”. O grupo formado pelos músicos Francisco Roa e José Fernandes (violinistas), Serghei Iurcik (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo) executará obras já conhecidas do seu acervo, como Quarteto de cordas Op. 76 - "Imperador", do austríaco Joseph Haydn (1732 - 1809); o Adagio do Quarteto de Cordas Op.11, do norte-americano Samuel Barber (1910 -1981); além do Quarteto de Cordas Nº 2 em Ré Maior, do russo Aleksandr Borodin (1833-1887). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.

Destinos mais procurados no Nordeste

Ficam na Bahia dois dos cinco destinos mais procurados no Nordeste para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. De acordo com a Booking, plataforma de reservas de viagem, Salvador e Porto Seguro ficaram em primeiro e quinto lugar, respectivamente, em número de reservas feitas pelos brasileiros para esta data.

No levantamento, a Bahia aparece como o único estado da região nordestina com uma dobradinha no pódio. Na análise, foram consideradas as reservas feitas por brasileiros na Booking.com até o dia 12 de abril, com estadias entre 21 e 24 de abril de 2022.

Confira os 5 destinos de praia do Nordeste mais reservados por brasileiros na Booking.com para o feriado de Tiradentes:

1) Salvador (BA)

2) Recife (PE)

3) Maceió (AL)

4) João Pessoa (PA)

5) Porto Seguro (BA)