Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

27/04/2022 06h30

Fotos: João Marcos Rosa

Harpia é fotografada no sul da Bahia

Uma filhote jovem de harpia, conhecida como "a maior águia das Américas" foi flagrada em uma região de mata, na zona rural da cidade de Belmonte, no sul da Bahia. A ave é considerada rara e é muito difícil de ser fotografada.

A presença do animal foi registrada pelo Projeto Harpia, dedicado à preservação da espécie, apoiado pela Estação Veracel, no dia 14 de abril. Além da ave fotografada, no ninho há um casal de harpias, que são os pais dela.

Outros dois ninhos da mesma ave foram identificados na região e são monitorados. Os filhotes de espécie não saem de perto dos pais até atingirem três anos de idade e a harpia fotografada tem cerca de um ano e meio de vida.

60 postos de saúde

A partir desta quarta-feira (27), Salvador passa a contar com 60 postos de saúde com a oferta da vacina contra a covid-19. Dentre as unidades, três estão localizadas nas ilhas da capital. A medida visa descentralizar o imunizante e ampliar o acesso dos residentes ao imunizante.

A vacinação contra a covid-19 acontece das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser residente em Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

Os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Segue ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com nome na lista do site da SMS, em instituições de ensino da capital baiana.

Efeito de bebidas alcoólicas

Minas Gerais foi o estado com maior número de motoristas multados por dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas em 2021, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Foram 17.197 infrações, 173% mais que as 6.285 multas registradas em 2020.

Como 2020 foi marcado pelo início da pandemia de covid-19, com isolamento social e menor circulação de veículos nas ruas, as multas diminuíram. No entanto, em 2021, as infrações retornaram ao patamar de 2019, quando foram emitidas 17.508 multas.

Os números de Minas são maiores do que os de São Paulo, estado muito mais populoso, que ficou no segundo lugar do ranking de multas por embriaguez no trânsito.

O motorista que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool, além da multa de R$ 2.934,70 e a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode ser preso entre seis meses e três anos. A possibilidade de pagamento de fiança é decidida pela Justiça.

O ranking de autuações de motoristas alcoolizados de 2021 é: Minas Gerais: 17.197; São Paulo: 8.735; Paraná: 6.902; Santa Catarina: 4.731; e Rio Grande do Sul: 3.705.

Programa "Colheita de Talentos"

Voltado à formação de profissionais para a área florestal, o programa "Colheita de Talentos" iniciou as inscrições para os interessados em atuar neste segmento. A iniciativa, desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem o apoio da Bracell Bahia – que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. O curso é direcionado, especialmente, para quem mora em Alagoinhas e região.

Ao todo, são disponibilizadas 12 vagas. Para participar, os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ter o ensino médio completo e habilitação B. As inscrições podem ser feitas no site: https://www.tecnicosenai.com.br/unidade-alagoinhas/.

Após essa etapa, os selecionados precisarão estar em Alagoinhas durante o curso, que tem duração prevista de seis meses. Neste período, os profissionais – que receberão auxílio alimentação e transporte – terão aulas teóricas na sede do Senai Alagoinhas, localizado na praça Barão do Rio Branco, 55, no Centro, e práticas realizadas em uma unidade móvel do Senai que acompanha os módulos de colheita da Bracell, também na região de Alagoinhas.

Poluição sonora nas praias

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou a proibição de “quaisquer meios de amplificação sonora” que causem poluição sonora nas praias da cidade.

De acordo com o decreto, só está liberado usar caixas de som para "promoção de atividades desportivas ou de lazer" e para eventos que sejam autorizadas pela prefeitura. A medida será fiscalizada pela Guarda Municipal e, em caso de descumprimento, a pessoa terá o equipamento recolhido pelos agentes.

Vagas no Google Brasil

O Google Brasil anunciou a abertura de vagas para Analista de Acessibilidade de Produto, cargo até então inédito no país. As vagas são exclusivas para profissionais com deficiência, que vão avaliar junto às equipes de produto a qualidade de experiência acessível. Existem vagas para atuar em São Paulo, Belo Horizonte e existe a possibilidade para trabalho 100% remoto.

Os cargos inéditos fazem parte da expansão do time de engenharia da empresa no Brasil. A expectativa é que o Google, até o fim de 2023, dobre o time e chegue a ter 400 pessoas diretamente envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de produtos no mundo.

Para o processo seletivo, os candidatos podem pedir o recurso de acessibilidade que atende às suas necessidades. As vagas estão no site de carreira do Google. Além das vagas de analista, o Google deve abrir ainda vagas de pesquisadores, designers UX e Program Managers nos próximos dias.

Sarau do Sonho

A Orquestra Sinfônica da Bahia comanda neste sábado (30), às 18h, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, mais uma edição do Sarau Myriam Fraga. Batizado de “Sarau do Sonho”, evento tem como inspiração a obra “Sonho de uma Noite de Verão”, composta pelo alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) a partir da famosa peça de mesmo nome do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 - 1616). Com regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação contará com a participação do tenor português João Mendonza. Os ingressos poderão ser adquiridos a partir desta terça-feira (26), através do Sympla.

Banco de talentos da Latam

A Latam acaba de iniciar no Brasil o seu primeiro cadastro de banco de talentos para um processo seletivo 100% online para tripulação de cabine (comissários). Inédito no setor aéreo brasileiro, o novo processo é mais ágil e deve permitir que mais pessoas de diferentes regiões tenham acesso às oportunidades de emprego da companhia, possibilitando mais Diversidade e Inclusão.

O processo seletivo 100% online para o cargo de tripulante de cabine foi idealizado após a realização de pesquisas internas com os funcionários para identificar as oportunidades para promover uma Latam cada vez mais inclusiva.

Até quinta-feira, dia 28 de abril, pessoas de todo o Brasil poderão se cadastrar no site vagas.com para o cargo de Tripulante de Cabine e concorrer às futuras vagas da empresa em processos seletivos totalmente online. Os requisitos mínimos exigidos para ser Tripulante de Cabine da Latam Brasil são formação no curso de comissário de voo com aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com CCT (Certificado de Conhecimento Teórico), que é o código Anac, e CMA (Certificado Médico Aeronáutico) válidos.

O cadastro para as vagas pode ser acessado até o dia 28 neste link.