Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/04/2022 06h34

Foto: Divulgação

Prevenção e o diagnóstico precoce da cegueira

No mês da campanha nacional de conscientização da população para a prevenção e o diagnóstico precoce da cegueira, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) promoverá, no sábado (30), um mutirão de consultas e exames oftalmológicos aberto ao público. A ação marca também o aniversário de 89 anos da instituição. 

No local, os profissionais atuarão com a supervisão da oftalmologista Fátima Neri, que também é coordenadora do instituto. “Vamos fazer avaliação completa para ver se o paciente tem glaucoma, retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, entre outras, para atuar na prevenção da cegueira”, afirmou a especialista. 

O mutirão ocorrerá na sede da instituição, das 7h às 15h, e serão ofertadas 100 vagas para realização de exames e consultas oftalmológicas gratuitamente para pacientes com idade de 16 a 60 anos. A ação é dedicada tanto para pessoas que já têm algum tipo de problema de visão, quanto para aqueles que querem apenas fazer um exame oftalmológico de rotina. Para participar, o paciente precisa ter o cartão do SUS e deve realizar a marcação através do telefone: (71) 3242-1073 e selecionar a opção número 01. 

Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança vai ser celebrado de uma maneira especial no Vitória Boulevard, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. Para marcar a data, grupos do BBT Academy of Art, formados por bailarinos de 9 a 16 anos, se apresentam nesta quinta-feira (28), a partir das 18h30, na praça de alimentação. O espetáculo faz parte ainda das comemorações pelos 46 anos do BBT Academy of Art.

Cozinhas industriais da Vertrau

Uma das mais modernas fábricas de cozinhas industriais do Brasil, a empresa baiana Vertrau vai apresentar seus principais produtos em um grande stand na Bahia Expo & Negócios, desta quinta-feira (28) a 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador. Na ala Food Business do evento, a marca também será destaque como convidada para equipar a Cozinha Show no espaço do Senac.

Na feira, o público terá a oportunidade de conhecer uma linha completa de equipamentos, com destaque para as linhas de cocção e refrigeração, desenvolvidos com alta tecnologia para o setor de food-service. A Vertrau também oferece suporte técnico personalizado para apoiar o crescimento dos clientes.

Uma ilha completa e modular de cocção e exaustão será montada no stand, com fogão, forno, char broiler, chapa, cozedor de massas, banho maria, fritadeira, conservador de frituras e coifa. O espaço fica completo com refrigeração horizontal e vertical e mobiliário, composto por mesa com cubas, estantes, armários e bancadas.

Cristo Protetor maior do mundo

As obras do Cristo Protetor, um monumento localizado em Encantado, no Rio Grande do Sul já foram concluídas. A construção teve início em 2019, no Morro das Antenas, na região do Vale do Taquari, e fica 400 metros acima do nível do mar. A estátua é a primeira etapa de um complexo turístico, com lojas, restaurantes e mirantes, que tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2023.

O Cristo Protetor é o maior do mundo, com 37,5 metros de altura, mais seis metros do pedestal, somando 43,5, e 1,7 mil toneladas. Depois dele, está o Cristo Rei, na Polônia, que possui 36 metros, seguido do Cristo de La Concordia, na Bolívia, com 34. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aparece em quarto lugar, com 30 metros de altura.

Apesar de não ter seu entorno completamente finalizado, o monumento pode ser visitado pelos turistas aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, e é pedido uma contribuição de R$ 20 para o acesso.

As obras têm apoio da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), organização sem fins lucrativos que viabilizou os recursos financeiros para o projeto.

Fecomércio-BA

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA) elege, nesta quinta-feira (28), o novo presidente da entidade para o biênio 2022-26. Atual comandante, Carlos de Souza Andrade não disputará o posto novamente. A chapa única inscrita tem como candidato a presidente da Fecomércio-BA o empresário Kelsor Gonçalves Fernandes, atual 1º vice-presidente da entidade. A votação acontece das 9h às 17hs, na Casa do Comércio. Todos os cargos da diretoria serão renovados.

Espaço interativo e virtual

O Goethe-Institut Salvador-Bahia, localizado no Corredor da Vitória, lança-se em mais uma experiência no Metaverso. É a vez da biblioteca do Instituto inaugurar seu espaço interativo e virtual. Um evento online e gratuito marcará o lançamento nesta quinta-feira (28), às 19h, no link goethe.de/metaverso.

Essa é a segunda fase do projeto “GoetheBahia #Metaverso”, que oferece ao público um hub de acesso a todos os conteúdos digitais do Goethe-Institut, como o Onleihe com livros digitais, áudios e filmes, aplicativos para aprendizado de alemão e playlists musicais. O acesso à plataforma, criada pela Bungalow Agency, será limitado à capacidade técnica do espaço.

O público será apresentado às novidades do ambiente online, sob a condução de Holger, com comentários sobre o acervo da biblioteca no “GoetheBahia #Metaverso”. Além disso, os participantes também poderão acompanhar uma leitura cênica, com avatares, de fragmentos do texto teatral “A Pedra”, do escritor alemão Marius von Meyenburg.

Show Violivoz 

As apresentações do show Violivoz (com Geraldo Azevedo e Chico César), que estavam previstas para acontecer em janeiro no Teatro Castro Alves, serão desta quinta-feira (28) a sábado (30), às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do TCA e pelo site do Sympla.

O show promove um mergulho coletivo na obra dos dois compositores nordestinos, mostrando a força de suas canções. O repertório passeia por grandes sucessos autorais e clássicos da dupla.

A produção do evento informa que os ingressos adquiridos continuam válidos e a numeração das poltronas será mantida, não havendo nenhuma necessidade de troca. Sendo assim, os ingressos comprados para sexta-feira, dia 14 de janeiro, serão válidos para a sexta-feira, dia 29 de abril. Os ingressos do sábado, 15 de janeiro, serão válidos para o sábado 30 de abril. E os ingressos do domingo, dia 16 de janeiro, serão válidos para a quinta-feira, dia 28 de abril.

Plataforma FuturEd

A partir desta semana, os interessados em aprender sobre previdência privada têm acesso a uma plataforma de ensino 100% gratuita. A Brasilprev, braço de previdência complementar aberta do Banco do Brasil, lançou a plataforma FuturEd, que fornece cursos sobre o tema em vídeos e em podcast.

O primeiro curso em vídeo, sobre previdência privada e planejamento financeiro, é ministrado pelo professor Carlos Heitor Campani, do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Organizado em três módulos, o curso tem 19 aulas, que somam 159 minutos de duração.

Entre as principais lições dos três módulos estão as diferenças de investimentos nos planos PGBL e VGBL, como eles são tributados e os cuidados necessários na hora de fazer o Imposto de Renda. O aluno também recebe orientações para começar hoje mesmo a planejar suas finanças de um jeito simples e descomplicado, com aulas sobre os principais tipos de investimento em renda fixa e em renda variável.