Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/04/2022 06h33

Foto: Divulgação 

Food Park Salvador

Moradores e visitantes de Salvador podem curtir um espaço específico na cidade para apreciar as diversas vertentes da culinária gastronômica sobre rodas. Isso porque a Prefeitura acaba de inaugurar o Food Park Salvador, instalado ao lado do Centro de Convenções Municipal na área do antigo clube do Esporte Clube Bahia.

Situado em uma área de mais de 12 mil m², onde abrigou por muitos anos a sede do Esporte Clube Bahia e ao lado do Parque dos Ventos, o Food Park Salvador reúne 30 food trucks, selecionados através de chamamento público municipal, com os mais variados tipos de alimentos. No espaço, será possível encontrar comida japonesa, árabe, brasileira, hambúrgueres, pastéis e açaí, entre outras opções.

O local conta ainda com infraestrutura para a família: 45 vagas de estacionamento, parque infantil, banheiro, quatro toldos para área comum, pavimentação adequada e palco para pequenos shows e apresentações. A expectativa da Semop, responsável pelo projeto, é de que o espaço receba, em média, até 2 mil pessoas por dia. O horário de funcionamento será de segunda a domingo, das 12h à meia-noite.

Vacinação contra gripe e sarampo

Neste sábado (30), das 9h às 16h, shoppings localizados na capital baiana funcionarão como ponto de vacinação contra gripe e sarampo. No Shopping Barra, as vacinas serão aplicadas no Coworking, localizado no L4 Norte. Já no Shopping Itaigara, o ponto de vacinação ficará localizado no 1º piso, ao lado do Salão Pátalos.

Estão aptos a receber a vacina contra gripe crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já o imunizante contra o sarampo será aplicado apenas em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Hospital Mater Dei Salvador

Salvador vai ganhar uma nova unidade hospitalar, que passa a ocupar a posição de maior hospital privado da capital baiana. O Mater Dei vai iniciar o atendimento à população na próxima segunda-feira (2). A inauguração do empreendimento, na avenida Vasco da Gama, acontece no domingo (1), às 9h30. O evento solene irá reunir cerca de 500 pessoas, entre autoridades, gestores públicos, lideranças políticas, imprensa, entre outros convidados. 

O Hospital Mater Dei Salvador é uma unidade geral com atendimento integrado adulto e pediátrico em mais de 40 especialidades e em todas as fases da vida. O projeto na Bahia inclui um Centro Médico, localizado a 90 metros do novo estabelecimento, que apresenta um conceito moderno e internacional de Centro Integrado de Saúde.

A inauguração no feriado do Dia do Trabalho tem associação com o fato de o Hospital Mater Dei Salvador estar gerando 3 mil empregos diretos e indiretos para a cidade de Salvador. 

WhatsApp

Buscando cada vez mais se tornar um comunicador universal, o WhatsApp liberou uma atualização que aumenta o limite para chamadas de voz no aplicativo. Disponível a partir da versão 22.8.80 do iOS (para iPhone) e 2.22.8.79 no Android, o novo recurso permite que até 32 pessoas entrem em uma chamada de voz ao mesmo tempo, tornando-se mais parecido com plataformas como Teams, Zoom e Meet.

Para iniciar esse tipo de chamada, basta clicar no botão "Chamadas" no canto inferior do aplicativo e selecionar, no topo da tela, o ícone do telefone, com um sinal de "+" ao lado. Escolhendo a opção "Nova chamada em grupo", basta adicionar os contatos e iniciar a chamada.

Título de eleitor

O prazo para inscrição e regularização do título de eleitor se encerra no dia 4 de maio. Para oferecer ao cidadão mais uma possibilidade de regularizar o documento e também fazer o primeiro título, o SAC realiza um mutirão neste sábado (30). 

A ação, que envolve 14 postos da rede na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior, oferece também atendimento para RG e Carteira de Habilitação (CNH), além dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

As unidades que participam do mutirão são os postos SAC Barra, Cajazeiras e Periperi, na capital; Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS; além de Barreiras, Conquista II, Eunápolis, Feira I, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas, no interior do Estado. 

O atendimento é por ordem de chegada, exceto nos postos SAC Barra, Camaçari, Lauro de Freitas e Conquista II, que são por hora marcada. O agendamento deve ser feito através do SAC Digital. Para isso, é só baixar o aplicativo ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br e escolher o horário para se dirigir ao posto.

Incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor

Mais um ator de Hollywood entrou na campanha para incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor.

Depois que Mark Ruffalo, que interpreta “Hulk” nos filmes da Marvel, agora foi a vez de Leonardo DiCaprio, o “Jack” de Titanic, utilizar as redes sociais para comentar a política do Brasil.

No Twitter, ele pediu que os jovens brasileiros tirem o título de eleitor e participem das eleições de 2022, que acontecem no dia 2 de outubro.

DiCaprio é ativista do meio ambiente e já parabenizou os governadores do Amapá, do Pará e do Amazonas pela proteção e conservação ambiental da Floresta Amazônica.

Em uma década, o número de adolescentes de 16 e 17 anos que solicitaram o primeiro título de eleitor caiu 82%, segundo um levantamento da CNN com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso de raiva humana

O governo de Minas Gerais confirmou o terceiro caso de raiva humana no estado. A vítima foi um menino de 5 anos, que morreu no dia 17 deste mês. Todos os três casos são da cidade de Bertópolis, a 638km da capital, Belo Horizonte. Há ainda um 4º caso sendo investigado.

O primeiro caso deste ano foi registrado no dia 11 deste mês, dez anos após o último registro de óbito por raiva humana no estado.

A vítima foi um garoto indígena de 12 anos. A irmã dele, da mesma idade, também recebeu diagnóstico positivo para a doença. Ela foi transferida à Unidade de Terapia Intensiva, onde permanece internada.