Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

02/05/2022 06h34

Foto: Divulgação

Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito

A Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), a Prefeitura Municipal de Salvador e o Governo do Estado inauguraram, no domingo (1º), o Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito. O local escolhido em conjunto com órgãos de trânsito e demais entidades foi o Dique do Tororó, próximo à Fonte Nova.

No Brasil, a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima de acidente/sinistro. Globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano - tornando-se uma das principais causas de mortes de crianças e jovens em todo o mundo.

O monumento simbolizará o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, e a expectativa é que a edificação da obra seja replicado no Brasil.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2022 já tem data para ser realizado. As versões impressa e digital da prova serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 10 e 21 de maio e a taxa custará R$ 85.

O ENEM contará com 180 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, 45 de matemática e 45 de ciências da natureza, além da redação. A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia, de acordo com o fuso horário de Brasília.

Olimpíada Nacional em História do Brasil

A 1ª etapa da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB –, organizada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP -, terá início nesta segunda-feira (02) e vai até sábado (07). No exame nacional, a Bahia será representada por 39 estudantes, do 9º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. Um número recorde, comparado aos anos anteriores. Em 2021, apenas seis alunos foram inscritos.

Ao todo, 13 equipes com três integrantes vão participar e representar o Estado na olimpíada, todos do Colégio Cândido Portinari.

Na ONHB, os estudantes inscritos na competição recebem um certificado de participação, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. Já os mais bem posicionados vão receber medalhas de ouro, prata ou bronze. Outra novidade fica por conta da oportunidade de ingressar no curso de História da Unicamp. Os medalhistas vão fazer uma prova adicional e concorrer a duas vagas na universidade. Mais informações no site www.olimpiadadehistoria.com.br

Imigrantes venezuelanos 

O Brasil é o quinto destino mais procurado por imigrantes venezuelanos para viver. De janeiro de 2017 a março de 2022, o Brasil recebeu 325.763 venezuelanos que permaneceram no país. Em primeiro lugar está a Colômbia, com 1.842.390 refugiados venezuelanos; seguida pelo Peru, com 1.286.464. Equador (513.903) e Chile (448.138) ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente. Os dados são da plataforma R4V, que reúne informações do sistema das Nações Unidas e do governo brasileiro.

Na fronteira entre Santa Elena de Uairén e Pacaraima, cerca de 750 pessoas por dia, em média, atravessam para o lado brasileiro, carregando o que coube em malas e trazendo também expectativas: de encontrar parentes e amigos que já estão no país, de conseguir emprego e de uma nova vida.

Nas tendas da Operação Acolhida, criada em 2018, os atendimentos não param. Há guichês para pedidos de residência e refúgio, para emissão de documentos, como CPF e cartão SUS, para cadastro no sistema de emprego. Uma força-tarefa atua nesse primeiro contato do migrante com o Brasil para facilitar a entrada e interiorização dos venezuelanos.

Tarifas reajustadas

A partir desta segunda-feira (2), as tarifas do transporte hidroviário de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo, no município de Cairu, vão ser reajustadas em 15%.

A tarifa já inclui a Taxa de Poder de Polícia (TPP), cujo valor vai ser de R$ 127,80. A última vez que houve aumento autorizado pela Agerba foi em dezembro de 2020.

A base para esse reajuste anual, que é previsto em contrato, é a cesta de índices que considera a variação do preço do diesel e o do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Melhor cidade do mundo

De acordo com pesquisa feita pela revista Global Finance e divulgada no Brasil pela revista Poder, Londres, no Reino Unido, é a melhor cidade do mundo para se viver em 2022. Única representante brasileira a entrar no ranking, a cidade de São Paulo aparece na 46ª posição.

Para este estudo, oito fatores foram levados em consideração envolvendo economia, cultura, população e meio ambiente. Dessa vez, a avaliação incluiu o número de mortes por covid-19 para cada mil habitantes nos diferentes países. Apesar de não ter ido tão bem no que se refere às medidas de combate à pandemia, a capital inglesa lidera a lista devido às pontuações relacionadas à acessibilidade, cultura e crescimento populacional.

Tropa brasileira recebeu a certificação

Pela primeira vez, uma tropa brasileira recebeu a certificação nível 3 da Organização das Nações Unidas (ONU) para atuação no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz, que organiza as chamadas missões de paz. Essa é a certificação máxima da ONU e, no momento, o grupamento brasileiro é o único disponível no mundo com esse nível para acionamento em caso de necessidade.

A tropa da Divisão Anfíbia é formada por 220 militares, sendo 10% de mulheres, organizada em três componentes: comando, combate terrestre e apoio de serviços ao combate. A atuação ocorre também em emergências no Brasil, como a de Petrópolis, em fevereiro, e a Operação Acolhida, de atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima.

Desempenho em matemática

A diferença do desempenho de meninas e meninos em matemática, na educação básica, diminuiu, segundo revela relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco.

Ele analisa as diferenças de gênero em 120 países, entre eles, o Brasil. Segundo a publicação, a disparidade caiu nos últimos 20 anos, mesmo em países mais pobres e, em alguns locais, as meninas superaram os meninos nesta área. 

Este o caso, por exemplo, da Malásia, onde a diferença é a favor das meninas em matemática: 7%. No Camboja, essa diferença é de 3%, é 1,7% no Congo e 1,4% nas Filipinas.

A publicação Deepening the debate on those still left behind, em português, Aprofundando o debate sobre os que ainda ficam para trás, é um documento de gênero anual da Unesco que analisou dados do ensino fundamental e médio, tanto de desempenho, quanto de permanência na escola. 

TOP of Mind Salvador 2022

Walter Longo, publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia, será o palestrante da solenidade de premiação da 27ª edição do TOP of Mind Salvador 2022, que acontece no próximo dia 5 de maio, às 19h, no Espaço Mário Cravo da Casa do Comércio.
Na palestra, Walter, um dos principais mentores na relação entre comunicação e inovação, abordará o livro “Fim da Idade Média e Início da Idade Mídia”, onde afirma que a idade média não terminou no século XV.

A cerimônia contará com a presença dos executivos das marcas vencedoras, agências e representantes das instituições de publicidade e propaganda, imprensa e formadores de opinião. Além do evento presencial, a palestra será transmitida pelo Instagram @topofmindssa.

O TOP of Mind elegeu as marcas mais lembradas pelos soteropolitanos em 54 categorias. O resultado pode ser conferido no site http://www.topofmindsalvador.com.br

Poluição sonora

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora tem graves efeitos adversos na saúde. O relatório das Nações Unidas intitulado ‘Frontiers 2022: Noise, Blazes and Mismatches’ mediu os níveis de ruído em 61 cidades do mundo.

O ruído ambiente causado pelas atividades humanas – transportes, atividades industriais, comerciais, recreativas e outras – é um problema ambiental, estimando-se que 125 milhões de pessoas na União Europeia estejam expostas a níveis sonoros, gerados principalmente por tráfego rodoviário.

Para a OMS, a poluição sonora é produtora de efeitos adversos na saúde como stress, perturbações do sono, dificuldades na aprendizagem escolar em crianças e até doenças cardiovasculares.

O relatório das Nações Unidas intitulado ‘Frontiers 2022: Noise, Blazes and Mismatches’ mediu os níveis de ruído em 61 cidades do mundo.

Conheça as 10 cidades com mais decibéis (dB).

  1. Dhaka (Bangladesh) – 119dB
  2. Moradabad (Índia) – 114dB
  3. Islamabad (Paquistão) – 105dB
  4. Rajashahi (Bangladesh) – 103dB
  5. Ho Chi Minh City (Vietnã) – 103dB
  6. Ibadan (Nigéria) – 101dB
  7. Kupondole (Nepal) – 100dB
  8. Argel (Argélia) – 100dB
  9. Bangkok (Tailândia) – 99dB
  10. Nova Iorque (EUA) – 95dB